O segredo no  sacrário
 
Antonio chora a perda do seu amigo e confessor  padre Mauro logo naquela hora em que ele sabia que estava precisando de seus conselhos e sem duvida alguma sua opinião seria  fundamental em sua decisão em ser tornar padre como ele .
Antonio ao mesmo tempo se sentia feliz em ter  a certeza que seu amigo iria pra junto de Deus em sua morada e não iria mais sentir a dor do câncer que tomava conta de seu corpo, apesar da doença ele ainda as vezes celebrava  missas e falava como sempre muito bem em suas homilias de domingo, sem duvida era um grande exemplo pra Antonio que tomava o seu destino com fé se dedicando aos estudos e em pouco tempo se tornava diácono na paróquia onde seu amigo havia se dedicado a muito tempo....
 
Antonio travou uma grande luta antes de se decidi entre uma e outra paixão em sua vida que era Ana Maria uma linda menina que o amava  de paixão e fazia de tudo pra que ele  desistisse de ser padre pra ser sua futura esposa, mas Ana não conseguiu que Antonio continuasse com seu propósito em se seguir o celibato e assim  a vontade de Deus se fez e Antonio se tornou padre e logo partiu pra uma cidade do interior de Minas Gerais pra tomar conta de uma pequena paróquia de N.S, de Fátima onde havia em sua construção apenas um altar  com sua imagem e um sacrário e algum bancos que tinham sido  doados por fies e outros comprados pelo padre anterior. 
 
O tempo passou e Padre Antonio travou naquela paróquia grandes lutas, e uma dela foi a reforma e a expansão da Igreja onde estava mais pra capela de que pra igreja de verdade, mas tinha seus fieis portugueses onde o ajudava muito e com isso Antonio tinha conseguido muita coisa em sua administração, onde até recebia elogios do bispo da cidade  .
 
A vida naquela cidade era pacata e o tempo se passava em fofocas de comadres e algumas senhoras que arrastava suas azas e as vezes arriscava olhares e alguma palavras de insinuação,  mas Antonio não dava importância a isso , pois sua vida de celibato estava decidida, se não já estava casado com a única mulher que havia conseguido tocar o seu coração que era Ana ... 
 
Padre Antonio dava algumas instruções pra algumas zeladoras da igreja quando um menino veio com uma carta na mão e lhe entregou as carolas logo olharam pra ver  quem era o remetente da carta mais isso foi impossível , pois padre Antonio já conhecia  suas  auxiliares  alcoviteiras e pra não dizer de fato fofoqueiras .
 
O padre disfarçou e pegou a carta e colocou no bolso da sua batina e seguiu com seus afazeres e á vida em sua volta continuou e o tempo passava e aquela carta não  havia sido  lida pelo padre e se deu por perdida por ele. Quando um dia estava em seu leito com uma forte febre onde ao se levantar pra pegar um remédio esbarrou em um  livro e a foto de Ana pulou pra fora  do livro e ficou a amostra no chão.Antonio fez um esforço e se abaixou e pegou a foto seguindo    pra cama, pois sentia muito frio devido seu estado febril e ficou olhando a beleza  daquela mulher que ele tinha deixado pra  seguir  sua vida de padre naquela cidade onde o tempo havia passado e sua juventude também .
 
Padre Antonio estava na sacristia quando uma jovem se anunciou !
Padre, padre me der licença, por favor... – Sim entre minha filha em que posso lhe ajudar! Padre Antonio com seus passos lentos arrumava suas vestias da missa que tinha acabado de realizar quando aquela jovem linda entrou lhe chamando.
Por alguns estante ele olhou para  aqueles lindo olhos onde veio em sua mente a imagem  de Ana .
 
Como se chama minha filha ?...Ana Lucia,  padre Antonio se segurou na cadeira em uma vertigem lhe tomou conta , mas  logo foi amparada por Ana onde o ajudou a se sentar !
Vim lhe ver lhe e trazer noticias de uma pessoa padre! – Quem perguntou ele?
De minha mãe padre Ana Maria, o senhor não recebeu uma  carta que ela havia lhe enviado falando de sua saúde e de mim sua única filha ?
 
-Me responde uma coisa minha filha, quantos anos você tem ?
Tenho 38 anos padre!  Padre Antonio olhou a jovem e ao mesmo tempo pediu pra que ela fechasse a porta da sacristia e ali ficaram por um bom tempo onde ele veio a saber pelos lábios daquela jovem  que era sua filha e que sua  mãe havia morrido.  E em  seu leito de morte  lhe confidenciou seu grande segredo contanto que Antonio era seu pai e que tinha lhe enviado uma carta  e  tempo depois de descobrir seu paradeiro  na cidade Muriaé em Minas Gerais ...
 
Ana deixou o Padre com seus pensamentos e prometeu voltar pra uma nova visita e assim fez depois de dois dias onde encontrou Padre Antonio na sacristia em uma cadeira sentado morto com a carta que sua mãe  havia lhe enviado falando que era pai de uma linda menina com 12 anos que se chamava Ana Lucia e ao mesmo tempo falando de sua saúde que não era nada boa.
 
Ana tirou a carta das mãos do seu pai e não conteve suas lagrimas e chorou e ao mesmo tempo agradeceu a Deus por ter lhe dado um pai tão maravilhoso como aquele homem que apesar não de ter sabido de sua existência havia feito por muitos naquela paróquia e tinha  construído uma linda igreja de Nossa senhora com tanto  amor... Ana fechou um antigo sacrário que estava em um altar na sacristia e logo deduziu que aquela carta estava ali por muito tempo sem ser aberta e lida pelo padre onde la também estava um livro onde dentro havia uma foto de sua mãe .