O DIA EM QUE A TERRA SAIU DA ROTINA - 21/12/2012

Um belo dia a Terra, sim a nossa Terra, o planeta em que vivemos, se estressou e decidiu: “hoje eu saio da rotina”. E fincou pé. “Não quero mais saber desse negócio de translação, nem rotação. Chega de ficar rodando em volta de mim mesma como um cachorro atrás do rabo. Chega de ficar dando voltinha ao redor do Sol. O que eu quero mesmo é sair livre, leve e solta pelo Universo”.

Nesse caso, sair da rotina significava sair de órbita também.

E você imagina o transtorno que isso gerou?

Foi uma confusão que só.

A Terra sonhando em conhecer novas galáxias, novos sóis, e novos satélites.

Veio o Sol e argumentou:

- Você vai tirar a ordem natural das coisas. Vai desestabilizar nosso sistema.

- O Sistema Solar, você quer dizer...Você só está dizendo isso porque não quer perder nenhum planeta súdito que fique girando ao seu redor. Você é um egoísta... Até o sistema tem o seu nome: Sistema Solar, porque você é o mais importante, não é mesmo? - indagou ela com um ar de despeito.

- Você pensa que eu já não tive o mesmo desejo?- disse o Sol. - Só que eu sei que eu tenho responsabilidades..

O Sol ia continuar sua argumentação, mas percebeu que não adiantaria. Ela não estava ouvindo...

Aí vieram Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter, Saturno, Urano, Netuno, Plutão e até o novo planetoide, que ainda não decidiram se vai virar planeta ou não...

Todos argumentaram sobre as leis da física, e a tal da força gravitacional.

E a Terra retrucava: -Não quero saber de força gravitacional, nem de gravidade nenhuma. Gravidade é ficar dia após dia fazendo a mesma coisa!

Nada do que diziam parecia convencer a Dona Terra.

- Eu quero a minha liberdade – bradava ela aos quatro cantos da Via Láctea.

Aos quatro cantos maneira de dizer porque nossa Galáxia não tem canto, não é mesmo?

Só que a Terra se esqueceu de que ela carregava um montão de seres que dependiam da sua rotina para sobreviver.

E foi só ela fazer um pequeno esforço e sair uma coisinha mínima de seu eixo e ... pronto! Um montão de tragédia aconteceu. Foram ondas gigantes devastando países , terremotos de proporções colossais, o clima mudando no mundo inteiro ...

Aí a Dona Terra começou a olhar para ela mesma e ver o que possuía.

Ela era de uma beleza e riqueza imensas.

E sabia que carregava muitos seres consigo... Então ela pensou, pensou e decidiu que não iria sair do lugar..

Ah, mas alguma coisa ela teria que mudar. Mas o que fazer? Bem, como estava chegando o solstício de verão ela decidiu aproveitar a ocasião e fazer uma pequena mudança: já que não podia parar de rodar ao redor do sol, resolveu girar ao contrário. E desde o dia 21 de dezembro de 2012, o sol começou a nascer no oeste!

“O mundo pode não acabar, mas que parece estar mudando o rumo ... ah isso parece! Espero que seja para melhor... muito melhor”