FOI APENAS UM SONHO ...

“Entro no Céu como um Falcão.

Percorro as regiões do Céu como Fênix.

Os deuses adoram Ra e ele prepara os caminhos.

Agora penetro na bela Amenti.

Eis-me junto ao Lago sagrado de Hórus; amarrei seus cães.

Que o Caminho me seja aberto!

Possa eu percorrê-lo e ir adorar Osíris, Senhor da Vida Eterna.” 1

Rafael estava inerte em seu leito de morte. Ele sabia que a hora final estava se aproximando e que, em breve, a “Senhora de Sorriso Negro” iria visitá-lo para o derradeiro convite de sua existência. Há dias ele jazia prostrado naquele leito de hospital sendo medicado e …, esperando. Aliás, a morte seria bem vinda já que dor e sofrimento tinham sido suas companheiras fiéis nos últimos meses. Aquela doença havia feito um ataque massivo e letal.

Todavia, ele não sentia mais medo de morrer, pois segundo suas próprias convicções, a morte fazia parte da vida, um deixava de ser quando o outro passava a existir. Não havia mais razões para sentir medo não apenas de morrer, mas também de abandonar nossa existência material.

Após anos e anos de dedicação ao seu trabalho de pesquisa histórica ele havia se acostumado com a inevitabilidade da morte em relação à vida. O ciclo da história sempre comprovara sua tese de que tudo tinha início, meio e fim, mas que esse fim também significava o início de algo novo. E esse “novo” sempre seria algo melhor, de alguma forma, diferente, … talvez, especial.

Foi exatamente assim que ele pensou quando a viu pela última vez, … a única coisa boa que podia ter acontecido naquela maldita noite fria em Praga. Inicialmente, apenas um rosto surgido de dentro do manto da escuridão da madrugada, uma imagem marcante e inesquecível, alguém diferente, alguém especial, … alguém para ele! E somente para ele!

Anos haviam passado desde o primeiro encontro, … aquele encontro no templo em Luxor, no Egito, … aquele encontro, … aquele, …

Mais uma vez as dores haviam retornado. A morfina já não era suficientemente forte para amenizá-las, mas ele persistia em apertar o botão que tinha em sua mão direita, injetando mais daquela droga em seu corpo. Cerrou os dentes para não gritar e tentou suportar o máximo que lhe fosse possível. Pequenas lágrimas escorreram pelo canto de seus olhos e após alguns eternos minutos ele viu aquela sensação horrível ir embora. E mesmo sabendo que ela voltaria – mais intensa e mais agressiva – ele preferiu recostar-se na cama hospitalar para refugiar-se em suas memórias, … apenas elas serviam para consolar-lhe o corpo e principalmente o espírito. Aquele rosto. Apenas aquele rosto lhe bastava.

O VIAJANTE.

Rafael mal podia crer em seus olhos quando o avião finalmente pousou no Aeroporto Internacional do Cairo, no Egito. Ali se consumavam todos os seus esforços, todas as horas, dias, meses e anos dedicados ao estudo da egiptologia, cujo aprimoramento e esforço foram recompensados com o direito à cursar um doutorado no berço de uma das civilizações mais antigas e mais interessantes do mundo. Quando ele desceu as escadas do avião e caminhou até o enorme saguão principal, uma enorme sensação de prazer percorreu-lhe todo o corpo e o espírito, … sim, ele havia chegado lá!

Não de forma inesperada, Rafael foi tirado de seus pensamentos com a chegada de seu anfitrião e amigo, o professor brasileiro radicado no Egito, Doutor Renato Mascarenhas. O professor Renato conhecera Rafael em um curso que ele havia promovido em São Paulo, e imediatamente percebeu a paixão e a dedicação que o jovem cultivava em relação à cultura egípcia, algo que até então Renato não havia notado em nenhum dos milhares de estudantes que haviam trabalhado ou estudado com ele. Aquele rapaz era diferente e, portanto, merecia uma oportunidade. E esta, finalmente, havia surgido como um sonho para Rafael.

Eles se cumprimentaram e Renato imediatamente pediu a Rafael que o acompanhasse, pois pretendia, primeiramente, instalá-lo no hotel que lhe fora reservado. Tomaram um táxi e em alguns minutos estavam à porta do Hotel Paris. Enquanto caminhavam para a recepção, Renato disse a Rafael que aquele seria o melhor hotel em termos de localização. Pediu que o rapaz fizesse sua confirmação de reserva e logo em seguida subiram para o quarto. Renato deixou seu convidado à porta dizendo que o aguardaria no saguão principal, pois não podiam perder tempo, precisavam ir ao Museu Nacional e depois até a Universidade a fim de que Rafael tomasse pé de tudo o que precisava saber.

Bem no final da tarde, aluno e professor jantaram no hotel, e Rafael não conteve sua curiosidade perguntando ao seu mestre quando iriam para Luxor. Renato pediu-lhe prudência e paciência, afinal Luxor ficava à 670 quilômetros ao sul do Cairo. Teriam que empreender a viagem por via terrestre o que demoraria, pelo menos, algumas horas. Por fim, disse-lhe que partiriam logo pela manhã do dia seguinte. Rafael despediu-se de seu mentor não sem antes tomarem um café expresso e conversarem por longas horas, quando a madrugada já estava alta. Renato asseverou-lhe que partiriam muito cedo no dia seguinte e que algumas horas de sono seriam muito importantes.

O sol já havia nascido quando deu de encontro com os dois viajantes que percorriam a longa estrada em direção ao seu objetivo. A Luxor moderna cresceu a partir das ruínas de Tebas, antiga capital do Império Novo (1550-1069 a.C.). A sua riqueza, tanto arquitetônica como cultural, fazem dela a cidade mais monumental das que albergam vestígios da antiga civilização egípcia. O Nilo separa Luxor em duas partes: a margem oriental, outrora consagrada aos vivos, onde encontramos os vestígios dos mais importantes templos consagrados aos deuses da mitologia egípcia, e a margem ocidental, consagrada aos mortos, onde se localizam algumas das mais importantes necrópoles do antigo Egito, segundas em importância relativamente às existentes no planalto de Gizé, no Cairo, e onde foram feitos alguns dos achados arqueológicos mais significativos da antiga civilização, designadamente o túmulo de Tutankhamon, descoberto em 1922 pelo célebre arqueólogo e egiptólogo inglês Howard Carter.

Mas o que realmente interessava para Rafael estava na parte oeste do complexo de Karnak. Era o templo chamado de "O templo de El Der El Bahari", um do mais belos templos do Egito. Foi construído para ser um templo funerário ou comemorativo para a rainha Hatshepsut que foi uma das mais grandes rainhas da História Egípcia. Hatshepsut reinou quase 21 anos (1490-1470 d.C). Rafael havia se apaixonado pela história daquela mulher que, após sua morte, teve toda a sua vida e reinado simplesmente apagados dos registros oficiais, como se ela jamais tivesse existido, ou se como sua vida e sua glória tivessem sido levados pelas areias do tempo.

Para Rafael aquela mulher significava a suprema expressão da beleza, inteligência e pode reunidos em uma única pessoa, … uma mulher, que em nada guardava em si o pressuposto do chamado “sexo frágil”; ao contrário de tudo que se podia supor Hatshepsut era uma rainha e uma mulher, ao mesmo tempo, que renunciou ao amor de sua vida – Senen-Mut – seu guardião e protetor, para dedicar-se à expansão de uma império, ao mesmo tempo em que deixava sua marca no grande livro da história da humanidade.

Horas depois, caminhando pelos enormes e vastos corredores do templo, Rafael encontrava-se em estado de absoluto êxtase, … no terceiro terraço que conduz ao santuário do templo consta de um vestíbulo retangular escavado inteiramente na rocha da montanha. O vestíbulo que contem 4 nichos, dois ao lado esquerdo e dois ao lado direito e conduz ao santuário que inclui duas pequenas capelas uma à direita e outra à esquerda. Nas paredes, as cenas mostram Hatshepsut e Thotmus III diante de Amón e as outras divindades. Ao olhar para aquelas cenas Rafael sentiu-se tomado por uma força maior que ele, … algo que parecia tomar totalmente seu corpo e seu espírito, retirando-o da realidade presente e remetendo sua aura para um outro espaço em outro tempo.

E foi nesse exato instante de êxtase que ele conseguiu sentir que estava sendo tomado por uma força maior que ele, força essa capaz de conduzi-lo à lugares que nem mesmo sua mente de pesquisador poderiam conceber como possíveis e imagináveis. Ele sentiu-se tomado, arrebatado por alguma coisa muito maior e muito mais forte. Suas pernas e braços pareciam tomados de uma total paralisia e seu rosto estava como que encantado por algo que nem mesmo ele compreendia muito bem. No mesmo momento, as imagens esculpidas e pintadas nas paredes pareceram tomar forma própria, projetando-se para fora de seus limites admitindo todas as dimensões que lhe concebiam substância e realidade.

Neste contexto insólito e maravilhosamente esplêndido, Rafael teve a exata sensação de realizar uma “viagem para fora do corpo”. Ele sentiu-se fora de sua “casca” tornando-se apenas uma aura capaz de levitar no ar e girar em torno daquele pequeno recinto, quase interagindo com aquelas figuras que lhe pareciam tão reais que podiam, talvez, serem tocadas por ele. Subitamente, ele a viu, ele viu a imagem que mudaria toda a sua vida, … ele viu a doce figura de Hatshepsut, a rainha que queria ser rei, … e que o foi, pelo menos à sua moda, … era a imagem mais linda que ele já vira em toda a sua vida! A típica eugenia egípcia, linda, … de uma beleza única, com olhos amendoados e negros como a noite, inseridos em um rosto anguloso de pele morena, fruto do bronzeamento natural das proximidades do Rio Nilo, … o corpo então, era a máxima expressão da beleza e sensualidade exótica do médio oriente. Sedutora não era apenas um adjetivo para aquela mulher, ela representara em vida tudo que uma palavra poderia simbolizar.

Rafael estava simplesmente fora de si (e isto não era uma expressão de duplo sentido), e foi nesse estado que sentiu a aproximação de Hatshepsut como uma suave brisa soprando em sua direção. Ela aproximou-se o suficiente para que ambos se olhassem intensamente; Rafael sentia sua coração acelerar-se, sua pulso ficar menos cadenciado experimentando uma sensação que jamais sentira antes. E quando as mãos de Hatshepsut quiseram tocar sua face, ele sentiu-se arrebatado de volta à realidade como num estalar de dedos. E em seguida, … ele desmaiou, …

O PRIMEIROENCONTRO – REALIDADE OU SONHO?

Quando seus olhos voltaram a abrir-se, Rafael percebeu que não estava mais no Templo, muito menos em Luxor; olhou à sua volta e percebeu que estava em um leito de hospital. Não tardou para que ele percebesse sentado ao seu lado seu amigo o professor Renato, que, percebendo o retorno do rapaz, levantou de onde estava e aproximou-se da cama sorrindo um sorriso de alívio. Disse que Rafael havia pregado um susto e desmaiado dentro do Templo, atribuindo o evento ao sol escaldante do deserto.

Todavia, Rafael disse-lhe que presenciara algo único e assim que ensaiou narrar-lhe a experiência pela qual havia passado, foi interrompido pelo amigo que o congratulou pelo achado que fizera. Achado? Que achado era esse? O professor mais uma vez parabenizou-o e depois contou-lhe que ele havia encontrado um compartimento do templo que ainda era desconhecido para os pesquisadores locais. Tratava-se de uma sala oculta por uma pequena abertura confinada, onde encontraram vários adereços relativos ao reinado de Hatshepsut e, principalmente, um pequeno busto muito bem conservado da rainha e que havia milagrosamente escapado aos ataques posteriores à sua imagem.

Rafael ouvia tudo atentamente, mas sua mente não conseguia entender muito bem tudo aquilo; ele havia passado por uma experiência transcendental, onde seu espírito viajara por lugares que ele sequer imaginava existirem, e tivera contato com a própria Hatshepsut, como se ela ainda estivesse viva, pulsando energia vital! Mesmo desejando dividir esse evento com seu amigo, Rafael ponderou que melhor seria deixar para um momento mais oportuno, … ou ainda, não contar nada a ninguém, … afinal, quem iria acreditar naquilo! Todos eram cientistas lidando com fatos e evidências e a “aventura” de Rafael resumia-se apenas a um delírio, que decerto, poderia ter sido causado por um insolação.

Dois dias depois Rafael estava de volta às suas atividades na Universidade do Cairo e no Museu juntamente com seu professor e amigo. E mesmo mergulhando de cabeça em pesquisas e dissertações, o acontecimento em Luxor havia deixado marcas indeléveis, porém de uma profundidade preocupante. E isso tornou-se latente e marcante a partir do momento que ele teve acesso ao busto de Hatshepsut que ele mesmo havia encontrado, mesmo não sabendo nem como, nem porque.

A vislumbrar aquela imagem, a imagem real da Rainha do Nilo veio à sua mente, envolvendo-o em pensamentos que ele sequer imaginava serem possíveis. Era como se ela própria – em carne e osso – estivesse à sua frente! Os lábios finos e delicados, os olhos amendoados e de um negror cintilante como um céu repleto de estrelas e sem lua. As feições suaves e delicadas, dignas de uma Rainha insinuavam uma mulher que sabia muito bem o que queria. Rafael sentia-se, ao mesmo tempo, atraído e com medo do desconhecido. E pela primeira vez em sua vida experimentava uma provocante excitação semelhante a de um homem apaixonado e sequioso de conquistar o objeto de seu desejo.

Várias foram as noites em que ele pensou que estava enlouquecendo. Como podia ser! Um homem apaixonar-se por uma imagem! Por um busto esculpido de uma mulher que vivera e morrera há centenas de anos atrás? Aquilo era, para ele, algo, no mínimo, insano! E tudo isso se somava ao fato de não poder compartilhar essa sandice com alguém de confiança. Nem mesmo seu amigo e mentor podia ser ouvinte e confidente de uma asneira anticientífica! Aquilo deixava Rafael extremamente perturbado e assustado. Assustado porque temia que estivesse enlouquecendo. Afastava essa possibilidade creditando evidências de ordem prática; já tivera algumas namoradas e já fizera sexo com algumas mulheres, inclusive algumas bastante atraentes, razão pela qual não podia atribuir toda aquela experiência insólita ao fato de ser um homem despreparado para a vida ou desconhecedor dos prazeres da carne.

Todavia, aquilo havia tomado um curso absolutamente desconhecido e um tanto assustador. Ele não podia fechar os olhos que a imagem de Hatshepsut vinha à sua mente. Uma mulher lindíssima, uma rainha que governou o Egito e que também reinou na terra de Faraós eternizando-se na história do homem sobre a face da terra. Linda, excitante, provocante, tudo que uma mulher podia ser e tudo o que um homem podia desejar. Rafael temia estar enlouquecendo, ou ainda pior, estar apaixonado por um fantasma! Uma aparição!

Certa noite, ele adormeceu entre livros na biblioteca da Universidade e por alguma ironia do destino foi esquecido em seu interior. Quando deu por si estava só dentro do ambiente daquela biblioteca rica e vasta. Pensou por alguns minutos e concluiu que poderia passar a noite ali já que dormir tinha se tornado um pequeno suplício e que a leitura poderia ajudá-lo a compreender o que realmente estava acontecendo. E as horas passaram suaves e deliciosas ao sabor de leituras cada vez mais interessantes. Em algumas estandes abandonadas no fundo da edificação, Rafael encontrou alguns manuscritos não catalogados e cujo teor parecia ter algumas dezenas de anos.

Entre eles, estava uma discreta encadernação confeccionada em couro e tecido. Quem o fizera, além de um excelente pesquisador também parecia ter sido um artesão incomum. Seu conteúdo estava escrito em língua hieroglífica antiga e cuja interpretação exigia o auxílio de um especialista capaz de decifrá-lo respeitando a originalidade do texto – certamente algo que Rafael não estava qualificado para fazer. Contudo, ele constatou que juntamente com aquela brochura havia uma outra, mais recente, e cujo teor dava claros sinais de tratar-se da tradução feita por algum estudioso. Rafael devorou aquele texto ávido em saber se ele poderia trazer-lhe alguma luz relativamente ao acontecido em Luxor.

Ao terminar o rapaz ficou estarrecido. Tratava-se de uma obra que todos consideravam perdida nas cinzas do tempo. Era um dos tomos que compunha o “Livro dos Mortos” e que dizia respeito ao processo de reencarnação para outras vidas. Rafael não podia crer no que havia lido; era um tratado que possibilitava ao “escolhido” preservar sua alma para vidas futuras. Rafael lembrara-se que um professor da Universidade havia comentado que este tomo – além de raríssimo – continha uma fórmula apenas conhecida por hábeis escribas e sacerdotes do Alto Nilo que habitavam a região de Luxor e que se encarregavam de assegurar uma “passagem” tranquila entre vidas para Faraós, nobres e outros poucos escolhidos.

Os olhos do rapaz não podiam crer no que haviam visto: uma das mais cobiçadas relíquias do império egípcio estava abandonada em um canto da biblioteca da maior Universidade do Oriente. Como aquilo seria possível? Seria alguma brincadeira de mau gosto? Alguém saberia que aquele tomo estava esquecido ali por tanto tempo? Perguntas demais para respostas inexistentes. Rafael ponderou que o melhor seria devolvê-lo ao seu lugar, … Todavia, algo dentro dele dizia que ao menos a tradução deveria ser protegida de mãos inescrupulosas ou desonestas. Ele então, devolveu o tomo original ao lugar onde estivera por tantos anos e guardou a tradução com seus pertences.

Mesmo com tempo de sobra para outras leituras mais atrativas, Rafael passou o resto da noite lendo a pequena tradução e consultando outras fontes que pudessem acrescentar algo a mais sobre aquele “processo” de metempsicose das almas – como ele mesmo havia descoberto a denominação – ao mesmo tempo em que seu subconsciente buscava uma explicação para a “experiência” pela qual havia ele passado em Luxor.

E quando o dia finalmente deu sinais de sua chegada, Rafael estava completamente extenuado, acabando por ser vencido pelo cansaço a adormecendo profundamente com o rosto apoiado por sobre os braços cruzados em cima da mesa de leitura. Apenas a voz sonora e firme do segurança encarregado de abrir a biblioteca fez com que ele desse por si de onde estava e que horas eram, tomando suas coisas entre os braços e correndo em direção ao seu hotel. Lá chegando ele guardou cuidadosamente o seu precioso achado e considerou que o melhor a fazer era tomar um banho e descansar por algumas horas.

ATRAÍDO PELA PAIXÃO.

Outros dias se passaram até que Rafael e seu mentor retornassem a Luxor e ao templo. A ideia excitava o rapaz que não contou uma palavra sequer sobre suas descobertas, bem como sobre o pequeno cântico que ele havia memorizado e que, segundo, as informações obtidas na brochura, seria uma espécie de “código” capaz de atrair a essência de uma alma que ainda esperava pela reencarnação oportuna; atraí-la e fazer com que ela pudesse ser vista! E isso era tudo que ele queria: ver Hatshepsut mais uma vez, apreciar sua beleza e sua sensualidade.

Para ele não bastava apenas vê-la. Ele precisava tocá-la, senti-la como um ser vivo, presente, existente, … e ele não sabia bem porque desejava tanto isso, … talvez, a razão principal seria a constatação de que ele se apaixonara pela imagem de Hatshepsut! Algo, no mínimo, inconcebível, já que ela não era um ser vivo, mas apenas uma imagem etérea em sua mente. Podia parecer insano, insólito, mas era exatamente o que ele desejava; ver aquela mulher significava não apenas uma constatação científica de sua existência, como também a realização de um súbito amor surgido de um devaneio!

De qualquer modo Rafael foi tirado abruptamente de seus pensamentos pelo amigo e mentor. O professor Renato puxou o aluno pelo braço conduzindo-o até o compartimento que fora por ele descoberto acidentalmente. Quando adentraram ao recinto, Rafael sentiu-se tomado por uma enorme sensação de paz interior, como se aquele fosse um lugar que sua alma já tivesse conhecido em outras eras. Aquilo o deixou com uma estranha sensação de “dejá vu”, algo que ele jamais experimentara em toda a sua vida. Era como se ele conhecesse aquele recinto há muito tempo; como se já estivesse estado nele antes, … realmente uma experiência única para Rafael.

Percebendo que suas atitudes estavam deixando seu mentor curioso demais, Rafael achou por bem concentrar-se no trabalho de pesquisa razão pela qual estavam ali. Afastou de sua mente aquela estranha e perturbadora sensação que assolava sua mente e sua alma e focou o objetivo que os trouxera até ali. Começaram pelos registros desenhados nas paredes, anotando tudo e procurando uma tradução mais aproximada da verdade. A intenção era obter mais informações sobre a Rainha que queria ser Rei e se isto era apenas um segredo não revelado da história da grande civilização egípcia.

Pouco a pouco algumas teorias foram consolidando-se com a mais pura verdade. Hatshepsut havia reinado um governo de paz e de progresso para o seu povo. Vestia-se como homem, sem que isso denunciasse um possível desvio de sua sexualidade. Assim agia para demonstrar ao seu povo que poderia exercer as atividades de um governante independentemente de ser uma mulher.

E mesmo tendo exercido o poder por quase vinte e hum anos, provendo seu povo de paz e prosperidade, após sua morte de Hatshepsut, houve uma campanha para apagar os registros de sua existência, danificando ou destruindo suas imagens e os cartuchos com seu nome dos monumentos. Tal ação foi deflagrada provavelmente no reinado do filho de Thutmés III, o faraó Amenhotep II, como uma tentativa de vingar-se da soberana por ter mantido o enteado afastado do trono. Desta forma, como castigo, Hatshepsut seria banida das recordações do povo egípcio e teria negada a existência no mundo dos mortos.

Mesmo sabendo que sua múmia fora encontrada no ano de 2007, Rafael ficou ainda mais fascinado pela história daquela mulher excepcional. O seu afastamento do mundo dos mortos revelava para ele que, de fato, ela bem poderia estar ainda transitando por uma espécie de “limbo” que a impedia de frequentar os cômodos do mundo dos mortos.

Segundo o sistema de crenças egípcio, a morte consistia em um processo onde a alma se desprendia do corpo. Com isso, acreditavam que a morte seria um estágio de mudança para outra existência. Sendo o corpo compreendido como a morada da alma, havia uma grande preocupação em conservar o corpo dos que faleciam. Dessa forma, desenvolveram-se variadas técnicas de mumificação capazes de preservar um cadáver durante anos a fio.

Logo após o falecimento, segundo a crença egípcia, o indivíduo perdia acesso a todos os prazeres e regalias que desfrutava em sua existência terrestre. Para recuperar seus benefícios em sua nova existência, a pessoa – seja qual fosse a sua posição social em vida – era conduzida pelo deus Anúbis para se apresentar ao Tribunal de Osíris, local em que sofria uma avaliação de seus erros por outros quarenta e dois seres divinos.

Antes do início do julgamento, era entregue ao falecido o “Livro dos Mortos”, onde obtinha as devidas orientações de seu comportamento durante a sessão a ser realizada. Para que recebesse a aprovação das divindades, era necessário que o julgado não tivesse cometido uma série de infrações, como roubar, matar, cometer adultério, mentir, causar confusões, manter relações homossexuais e escutar as conversas alheias. No ápice do julgamento, Osíris pesava o coração do falecido em uma balança.

Para que a pessoa recebesse aprovação, seu coração deveria ser mais leve que uma pena. Caso contrário, o indivíduo não poderia entrar no Duat, uma espécie de submundo dos mortos, e sua cabeça era devorada por um deus com cabeça de crocodilo. E seguindo-se esse raciocínio fica fácil concluir que o processo de “eliminação” da memória da Rainha tinha por objetivo privá-la também do acesso ao mundo dos mortos, ficando condenada a permanecer presa à uma dimensão intermediária de trevas e abandono espiritual.

À medida em que avançavam em sua pesquisa, professor e aluno condoíam-se da situação daquela mulher: uma Rainha relegada ao esquecimento absoluto, tanto no mundo dos vivos como também no mundo dos mortos. Para Rafael a dor era ainda maior por saber que ela realmente estava perdida em uma realidade a qual não pertencia. E sua alma gritava internamente clamando que ele fizesse alguma coisa, não apenas para propiciar-lhe a merecida redenção, como também para saciar a sua própria sede de conceder a ela aquilo que realmente merecia: um lugar no mundo dos mortos.

A tarde já avançava resoluta em direção ao manto da noite profunda quando o professor Renato afirmou que deveriam encerrar seus trabalhos por aquele dia. Rafael pensou que deveria haver um jeito de ficar sozinho naquele recinto a fim de executar seu plano. Mas, o que dizer para seu professor? Como justificar permanecer no templo noite adentro. Rafael ainda não sabia como, mas seu espírito estava inquieto e exigia dele uma solução rápida para aquele impasse.

E como se alguma força exterior estivesse conspirando a favor do jovem estudante, um assistente do professor surgiu à porta do recinto dizendo que havia notícias de uma eventual tempestade de areia e que o melhor seria pernoitar nas instalações próximas ao complexo de Karnak. Rafael respirou aliviado ao ouvir as informações do assistente, imaginando que poderia, deste modo, por em andamento seu plano para “ajudar” Hatshepsut.

O professor Renato olhou para Rafael e lamentou o evento dizendo que deveriam passar a noite nos alojamentos existentes no complexo de Karnak. Rafael fingiu estar desconcertado com a notícia, mas por dentro, ele estava simplesmente eufórico. Simulando um conformismo relutante, Rafael acompanhou o professor na direção da saída do templo e dirigindo-se para os alojamentos destinados aos viajantes, pesquisadores e estudantes que, ao longo do ano, acorriam ao complexo localizado em Luxor para a realização de pesquisas científicas e estudos mais aprofundados sobre a cultura egípcia.

Algumas horas depois ambos estavam apreciando um jantar que fora preparado pelos funcionários do governo encarregados da segurança e manutenção do complexo histórico e que se propuseram de bom grado a acolher em suas instalações os dois visitantes. Rafael mal conseguia alimentar-se, posto que a excitação havia tomado seu ser por completo. Ele pensava apenas em concretizar a sua tarefa e trazer Hatshepsut de volta à vida. Após um delicioso café à moda árabe, o professor Renato despediu-se do aluno dizendo que iria recolher-se ao quarto que lhe fora destinado e que também Rafael deveria fazer o mesmo, já que assim que amanhecesse eles partiriam de volta ao Cairo para organizar suas anotações e fichá-las junto ao museu do Cairo. Rafael assentiu com a cabeça, mas escusou-se dizendo que precisava fumar um cigarro antes de dormir.

“Esse vício ainda vai matá-lo! Boa noite, meu jovem” - com essas palavras o professor retirou-se e Rafael caminhou até a entrada principal da instalação de apoio ao complexo. Encostou-se no umbral da porta principal e sacando de um maço de cigarros tomou um deles à boca e o acendeu aspirando uma longa e profunda tragada. O horizonte estava mesclado de tons de azul e cinza, enquanto redemoinhos de areia surgiam e desapareciam como que controlados por alguma força superior a eles. Aquele cenário fascinava o rapaz que sempre sonhara em estar ali, exatamente naquele lugar, mesmo sem saber a razão disso, … desde a infância mais tenra ele nutrira uma curiosidade sobre o Egito, sua história, sua cultura e seus costumes. Para ele, o Egito representava uma civilização que nascera e crescera dentro de um clima de progresso e avanços sociais, políticos, econômicos e religiosos. Aquela nação possuía algo que as outras não possuíam, algo que deixava o rapaz absorto em fazer parte de tudo aquilo.

Assim que terminou de fumar, Rafael tirou do bolso de seu casaco o cântico que havia anotado e que estava transcrito tanto no idioma original como em português para que ele pudesse acompanhar o desenrolar de sua cadência. Resoluto, caminhou em direção ao Templo da Rainha e não demorou muito tempo para atingir o recinto que, segundo consta, foi por ele próprio descoberto. Acendeu a pequena lanterna que trouxera consigo e fixando o olhar em uma das gravuras esculpidas na parede oposta à entrada, vislumbrou o rosto de Hatshepsut e após alguns minutos começou a recitar o cântico na sua língua original.

À medida em que avançava entoando aquele cântico milenar, Rafael sentia que algo estava acontecendo. O barulho do vento tornara-se mais ameaçador, e o silvos por ele provocados pareciam os choros e lamúrias de almas perdidas no limbo que buscavam um porto seguro para retornarem ou ainda para avançarem em direção ao desconhecido. Rafael não deixou-se amedrontar por aqueles sons quase etéreos e persistiu na ladainha, recitando continuamente o cântico sem perder o ritmo que ele supunha conhecer de outras eras.

Repentinamente, ele sentiu-se tomado por uma força muito mais poderosa que qualquer outra que parecia querer afastar sua alma de seu corpo, ensejando uma realização além do físico. Rafael continuava a entoar o cântico, mas sua mente não mais controlava suas ações e suas palavras. Ele falava como um sacerdote de voz empostada, enchendo o peito de ar sempre que necessário e pronunciando cada palavra com a solenidade que ela exigia. Mesmo sem crer no que estava acontecendo, ele sabia que naquele momento não era ele quem conduzia aquela “cerimônia”; ele era apenas um “instrumento” um elo físico com o imaterial redirecionando uma energia desconhecida mas muito poderosa.

Não tardou para que o fantástico acontecesse; bem a sua frente um pequeno redemoinho se formou assemelhando-se à um halo que sugava tudo o mais para seu interior. Não era algo ameaçador, mas deixava transparecer uma sensação de paz interior, transformando a atmosfera no interior do recinto carregada de energia que transcendia à nossa realidade. Pouco a pouco, o redemoinho passou a emitir uma aura de luz azulada que iluminou o ambiente por completo. Era uma luz dançante que à medida em que serpenteava pelo ar concedia vida às imagens desenhadas nas paredes, como se estas tivessem vida própria.

Rafael apenas observava, experimentando uma experiência extracorpórea, pois ao vislumbrar o ambiente ele também podia perceber seu corpo ajoelhado no centro do recinto e dançando de acordo com um ritmo que vinha de uma música que parecei vir do outro mundo. Era algo extraordinário e inimaginável para um homem da ciência, e mesmo sabendo que aquilo não podia ser verdade, Rafael sabia e sentia estar participando de uma cerimônia milenar que pela primeira vez era praticada em nosso tempo.

Subitamente, uma bruma densa e pesada invadiu o ambiente tornado tudo opaco e impreciso. Rafael forçava seus olhos para ver alguma coisa e quando finalmente deu por si, tinha retornado ao seu corpo físico e pode imediatamente perceber uma silhueta formando-se à sua frente. Um medo quase primal tomou conta de seu ser, mas, sem que ele pudesse esboçar qualquer, reação, esse sentimento foi sendo substituído por outro: o êxtase.

Não demorou para que seus olhos presenciassem uma experiência única e inexplicável. Hatshepsut havia se materializado à sua frente. A imagem da Rainha esquecida do Nilo tomou mente e alma do rapaz que ficou em estado de absoluto arrebatamento. Era algo inimaginável, mas, ao mesmo tempo, deliciosamente apaixonante. Um mortal e uma Rainha imortal frente a frente. Rafael observou-a com cuidado. Era exatamente como o busto que vira dias antes. Uma linda mulher do vale do Nilo, com olhos negros e amendoados, lábios finos e perfeitos, pele morena do sol do continente, braços e pernas longos e bem torneados, ombros delicados e imensos cabelos negros e e lisos escorrendo ao longo do corpo.

Não demorou para que Rafael também percebesse que Hatshepsut estava nua, proporcionando-lhe uma outra visão do paraíso: a visão de um corpo perfeito, sinuoso e de formas sensuais e obscenamente provocantes. Mesmo que se tratasse apenas de uma imagem etérea, para Rafael aquela era a mulher mais linda que jamais tivera a oportunidade de ver. Ele não conseguia tirar os olhos dela. Queria dizer algo, perguntar como tudo aquilo era possível, pedir para ouvir a voz dela a fim de certificar-se de que tudo não era apenas uma traiçoeira ilusão do deserto. Mas ele estava impossibilitado de esboçar qualquer ação, qualquer movimento, de expressar uma sílaba sequer.

Hatshepsut caminhou em sua direção e olhou para ele com um olhar quase hipnotizante e que pareceu prolongar-se por horas a fio. Rafael continuava sentindo-se impotente ante a presença da Rainha que havia sido Rei ao seu tempo, e a visão de sua beleza havia lhe transformado em um títere indefeso e totalmente dependente da vontade dela.

“Meu querido, … finalmente você atendeu ao meu chamado, … você libertou meu espírito, … mas, agora, eu preciso encontrar meu corpo físico nesta realidade, … eu sei onde ele está, e vou em sua busca, … não sem antes dar-lhe o presente que esperou por séculos e séculos, ...” - a voz de Hatshepsut soava como uma música suave que perpassava os ouvidos do rapaz e falava ao seu espírito. E mesmo não sendo capaz de compreender a profundidade daquelas palavras ele sentiu-se recompensado pela presença da Rainha.

Tão subitamente quanto tudo o mais que havia acontecido, Rafael sentiu seu espírito e sua alma serem retirados do corpo físico pelas mãos de Hatshepsut que tomando-o para si abraçou-o ternamente, com um abraço de uma mulher para o seu amado. Em uma experiência puramente mística, Rafael foi capaz de sentir não apenas o abraço mas o terno calor que era emanado pelo corpo etéreo da Rainha do Nilo. Era uma sensação doce, terna e repleta de paixão. A mesma paixão que uma mulher sente pelo homem que ama. Rafael decidiu que o melhor seria entregar-se à plenitude daquela experiência insólita e retribuiu o abraço envolvendo-a para si e sentindo a energia fluir entre ambos.

Quando os lábios de Hatshepsut tocaram os dele, Rafael não pode acreditar que estava sendo beijado pela mulher que representava a razão de sua vida. Foi um beijo terno e amável, apaixonado e prolongado pela própria razão de existir. Rafael podia sentir tudo aquilo quase como uma experiência física – e mesmo que assim não o fosse, para ele era o suficiente – acariciando a pele de Hatshepsut com suas mãos e sentindo a doce sinuosidade das formas firmes e perfeitas. E foi nesse exato momento que ele percebeu a sua nudez. Ele estava completamente despido de suas roupas e sua pele podia sentir a maciez da pele da Rainha que apertava-o contra si como se aquele encontro tivesse demorado a acontecer, ou ainda, que jamais tivesse acontecido.

Deitados sobre o chão frio do recinto oculto, Rafael e Hatshepsut amaram-se de uma forma apenas compreensível aos sentidos que extrapolavam nossa realidade. Amaram-se como se aquela fosse a primeira vez para ambos e como se aquela fosse a ocasião escrita nas estrelas e gravada nas suas almas. Os corpos entregavam-se mutuamente à sensações que não podiam ser descritas em palavras, ou mesmo compreendidas em um nível físico. Era algo inexplicavelmente transcendental. Não haviam nem tempo nem espaço, apenas eles, o desejo e o amor que precisava ser extravasado em direção ao firmamento.

Ondas de prazer invadiram o casal propiciando-lhe um estado de êxtase absoluto, fazendo deles um único ser unido pelo amor e pelo desejo plenamente realizado. Não era um simples orgasmo físico, era algo muito mais profundo; a união entre dois seres que haviam sido predestinados um para o outro. E aquele não era um encontro ao acaso, era uma orquestração planejada havia muitos séculos e que findaria com aquele encontro único e singular. Rafael estava tão envolvido pela presença de Hatshepsut que ele simplesmente entregara-se completamente à sua presença envolvente e apaixonante. O universo conspirara aquele encontro e agora que ele se fazia concluído na paixão de um homem por uma mulher, tudo o mais não passava de mera figuração para que eles continuassem aquele idílio de paixão, desejo, entrega e realização.

Quando terminaram, Rafael não sentia qualquer cansaço, apenas uma enorme onda de prazer preenchendo o seu ser enquanto permanecia abraçado ao corpo sinuoso e etéreo de Hatshepsut, que tinha os olhos semicerrados com um leve sorriso emoldurando sua face delicada e brilhante. De repente, um vórtice surgiu do nada e Rafael foi tomado por ele sem que pudesse esboçar qualquer reação. Tentou manter Hatshepsut próxima de si, mas o vórtice era muito poderoso e não tardou para forçar o afastamento do sublime casal. No momento em que a Rainha etérea era sugada para o centro do vórtice que em sentido inverso, repelia o jovem estudante, ela olhou para ele com um olhar triste, porém confiante. Sua voz ecoou na mente do rapaz que guardou aquelas palavras vindas de sua amada.

“Meu querido, há forças desconhecidas que querem nos separar, … mas não se preocupe, … agora que nos reencontramos não nos perderemos jamais, … procure por minha casca física, … você saberá como, eu te espero, … mas tenha cuidado, … o perigo estará por toda a parte, … encontre o amuleto, ele irá protegê-lo de Senen Mut, ...”.

Da mesma forma que ele surgiu, o vórtice desapareceu levando com ele Hatshepsut e atirando Rafael de volta ao mundo físico, causando-lhe um choque que o atirou ao chão e quase o matou por ausência de oxigênio. O rapaz levou algum tempo para recuperar-se e quando finalmente conseguiu sentiu seu coração despedaçado, sua alma partida e sua esperança perdida. Do mesmo modo como encontrara Hatshepsut, ela a perdera. Sentou-se no chão do recinto e sentiu que precisava chorar, … mas não haviam lágrimas, apenas uma profunda tristeza e um sentimento de ausência de si próprio. Ele precisava desesperadamente recuperar a razão do seu viver, … mas antes tinha que decifrar aquelas palavras ditas por ela antes de partir.

A BUSCA.

No aeroporto do Cairo, Renato olhava para Rafael com um olhar de amigo e de protetor, preocupado com a saúde mental de seu aluno. Desde aquela noite no Templo da Rainha Hatshepsut, Rafael havia mudado, tornara-se uma pessoa soturna, sem espontaneidade e com um olhar profundamente triste e vazio. Sua pesquisa feneceu por absoluta falta de interesse; a curiosidade e sagacidade do rapaz haviam sido substituídas por infindáveis buscas sobre vida após a morte, ocultismo oriental e outras coisas anticientíficas que tomavam-lhe todo o interesse. Já não se alimentava direito, dormia muito pouco e costumava falar sozinho. O professor e amigo estava realmente preocupado e ficou ainda mais quando seu aluno predileto disse-lhe que precisava partir para sua busca (algo que não explicara muito bem), e que apenas ela era a sua razão de vida naquele momento.

Despediram-se e o professor abraçou o aluno desejando-lhe que se recuperasse daquele estado de absoluto arrebatamento por assuntos que não diziam respeito à pesquisa como também à ciência. Rafael sorriu para ele meio acanhado – afinal, não podia revelar ao mestre os motivos de seu atual estado – e desculpou-se por decepcioná-lo daquele modo. Renato encarou Rafael e disse-lhe com um tom de voz firme e amável que jamais ele o decepcionara, e que, houvesse o que houvesse, ele estaria ali para apoiá-lo e ajudá-lo no que for necessário.

Assim que o avião estava em voo regular Rafael abriu seu laptop e acessou suas anotações. Ele ouvira falar de um estudioso de ocultismo que residia atualmente na cidade de Praga e que fizera várias experiências com reencarnação e vida após a morte. Seu nome era Alfred Virkovski, e Rafael precisava falar com ele para obter ajuda no reencontro com sua alma gêmea. Com um gesto quase automático, Rafael olhou para a parte interna do seu pulso e fixou-se na tatuagem que aparecera ali, sem qualquer explicação. Era uma cruz ansata (o símbolo da vida após a morte) e ele somente havia de dado conta dela alguns dias depois da experiência com Hatshepsut no recinto perdido. Ele bem sabia que aquilo tinha um propósito que ele precisava decifrar para encontrar novamente a sua amada, a única coisa que valia a pena para sua existência.

Algumas conexões depois, bem como alguns dias estacionado em cidades aguardando disponibilidade de voo, Rafael, finalmente, chegou à cidade de Praga, na República Tcheca. Situada na margem do Vltava. Conhecida como "cidade das cem cúpulas", Praga é um dos mais belos e antigos centros urbanos da Europa, famosa pelo extenso patrimônio arquitetônico e rica vida cultural. Situada na Boêmia central, a cidade localiza-se sobre colinas, em ambas as margens do rio Vltava, pouco antes de sua confluência com o rio Elba. O curso sinuoso do rio através da cidade, cheia de belas e antigas pontes, contrasta com a presença imponente do grande Castelo de Praga em Hradcany, que domina a capital na margem esquerda (oriental) do Vltava.

Rafael hospedou-se em um pequeno e antigo hotel situado na chamada parte velha da cidade e depois de devidamente instalado, acorreu aos funcionários perguntando se algum deles já havia ouvido falar do vidente que ele procurava. Inicialmente, as informações não foram nada animadoras, mas uma senhora que cuidava dos serviços gerais disse ter ouvido falar do tal sujeito e que ele residia no bairro judeu chamado de Josefov – conservado intacto pelos alemães durante a segunda guerra – e que se tratava de um sujeito recluso que não tinha amigos ou parentes e que vivia só em um pequeno apartamento cercado de seus escritos. A mulher disse ainda que soube por conhecidos que o tal sujeito era conhecido como bruxo por lidar com ocultismo, cabala e magia negra.

Mesmo com as argumentações da velha senhora que o jovem não deveria ir ter com esse homem, Rafael insistiu até conseguir o endereço dele. A mulher, meio reticente, acabou por ceder aos apelos do rapaz e anotou em um pequeno pedaço de papel o endereço do vidente. Rafael ficou tão grato que tomou o rosto dela entre as mãos e beijou-lhe a testa, deixando a velha senhora muito acabrunhada e sem jeito. Ele partiu como um desesperado rumo ao bairro judeu. Encontrar o vidente era algo de crucial importância para ele.

Rafael valendo-se do transporte por Metro não tardou em chegar ao bairro judeu e assim que desceu na estação, tirou do bolso o pequeno pedaço de papel e correu até o posto de informações turísticas perguntando para a atendente como deveria fazer para chegar naquele lugar. Após algumas rápidas explicações em inglês, Rafael agradeceu a moça e rompeu feito um tresloucado até o edifício onde residia o vidente.

Tratava-se de uma velha edificação datada, provavelmente, de antes da segunda guerra, mas cujo estado de conservação denotava que era plenamente habitável. Rafael aproximou-se do enorme portal de ferro fundido e olhando para as campainhas de porteiro eletrônico, conseguiu localizar o tal vidente. Ele residia no terceiro andar. Apertou o botão sentindo-se entre o excitado e o preocupado com a possibilidade do sujeito não estar em casa. Em minutos uma voz rouca atendeu ao chamado perguntando quem era e o que queria. Rafael começou a falar, mas estava tão afobado que engasgou, atravessou palavras e frases até que, repentinamente, foi interrompido pelo seu interlocutor que disse que seria melhor que ele fosse embora e retornasse quando fosse capaz de dizer exatamente quais eram as suas pretensões.

Rafael continuou dizendo frases desencontradas, engasgando com elas e mesclando o choro que começava a tomar conta do seu espírito. E foi quando ele pronunciou o nome de Hatshepsut e foi novamente interrompido pelo homem que acionou o comando da porta e pediu-lhe que subisse o mais rápido que pudesse. Quando atingiu o andar onde ficava o apartamento do vidente, Rafael estava tão ofegante que pensou que ia sofrer um ataque cardíaco. Aproximou-se da porta para acionar a campainha, mas uma voz vinda do seu interior disse-lhe que a porta já estava aberta.

Rafael entrou e ficou frente a frente com Alfred Virkovski. Tratava-se de um homem já passando dos sessenta anos, que mesmo sentado em uma enorme poltrona de couro marrom denotava ser mais alto do que aparentava. Tinha os cabelos ainda escuros, sem que parecessem tingidos e seu aspecto físico não revelava sua idade, deixando à mostra uma imagem de alguém mais jovem e mais conservado. Seus olhos azuis eram de uma cristalinidade quase etérea e seu rosto era suave, embora procurasse manter uma expressão solene, quase ritualística. Sem esperar por cumprimentos ou apresentações, o vidente pediu que Rafael se acomodasse em um outra poltrona próxima, perguntando-lhe à queima-roupa qual o seu interesse na Rainha do Nilo.

Rafael sentou-se e depois de tomar um fôlego começou a narrativa fantástica acerca de seu improvável encontro com Hatshepsut e de como coletara informações sobre o “Livro dos Mortos” e ainda a possibilidade de reencarnação que consistia no cerne da crença religiosa em vigor no Egito dos Faraós. Disse também que tinha feito várias anotações que trouxera consigo e que desejava ardentemente que o vidente as examinasse e dissesse, com sua experiência, se tudo aquilo seria realmente possível; ou seja, se havia a mais remota possibilidade de que Hatshepsut já tivesse reencarnado e que estivesse em nossa realidade.

Alfred ouviu tudo atentamente, e depois de uma pequena pausa para meditar sobre o assunto, levantou-se de sua poltrona e perguntou se o rapaz queria tomar um chá ou ainda um café. Rafael agradeceu e disse que aceitaria o café de bom grado. Alfred pediu que ele o acompanhasse até a cozinha e lá sentaram-se em torno de uma pequena madeira onde estavam um pequeno sifão com aquecimento elétrico e os demais ingredientes para um bom café. Assim que a bebida ficou pronta, Alfred serviu seu visitante e depois de sorver alguns goles ele próprio, sacou de uma carteira de cigarros que trazia consigo acendendo um e mantendo-o entre seus dedos.

Pausadamente e procurando estabelecer um elo de raciocínio sobre as afirmações de Rafael, o estudioso de ocultismo disse-lhe que tudo o que ele narrara era absolutamente possível; ou seja, não apenas Hatshepsut poderia ter reencarnado bem como também já estaria convivendo entre nós. Todavia, alertou o rapaz que essa possibilidade era apenas o que parecia ser – uma possibilidade – e nada mais. Rafael ficou meio que perplexo com os comentários do especialista, já que esperava dele uma forma de poder encontrar-se com Hatshepsut reencarnada, mas antes que ele pudesse formular tal pergunta, Alfred disse-lhe que não seria ele que deveria encontrar a Rainha, mas que ela deveria encontrá-lo. Justificou-se dizendo que o espírito reencarnado – segundo a cultura egípcia – estava aqui para uma finalidade apenas por ele conhecida, e que somente ele poderia concretizá-lo; lembrou-lhe que a missão era dela e não dele.

Junto à soleira da porta do apartamento Rafael despediu-se do estudioso e pediu desculpas pelo tê-lo importunado, ao que o velho judeu retrucou que não havia que pedir desculpas e incentivou-o a continuar sua busca. Rafael desceu até a rua a caminhou sem destino por horas a fio. Perdeu-se pelas ruas do bairro judeu e acabou aportando em um café de ambiente duvidoso, mas com certo charme europeu.

As horas se passaram, e a noite avançou em seu caminhar inexorável. Rafael foi praticamente expulso do café pelo dono que almejava apenas algumas horas de sono antes de abrir novamente. Desiludido com sua busca, sonhando com uma mulher que não existia, ele continuou perambulando pelas ruas, perdendo-se em choros contidos e lamúrias sem fim. Para ele, a vida não tinha nenhum sentido e pela primeira vez em sua vida pensou na morte e nas suas diversas possibilidades. Mas antes mesmo que esse pensamento frutificasse em sua alma, o frio da madrugada que dava sinais de sua presença vazia anunciavam a ele que estava na hora de voltar para o hotel.

E caminhando em uma viela estreita e pouco iluminada que dava para uma praça próxima à estação do Metrô, Rafael viu caminhar em sua direção uma silhueta cuja presença era tão forte que ele cessou seu caminhar esperando para certificar-se que seus olhos iriam ver o que o seu coração e sua alma já haviam encontrado.

Mesmo caminhando com passadas cadenciadas e medidas, não demorou muito tempo para que Rafael pudesse fazer com que seus olhos constatassem o que seu coração já havia percebido e que o fazia saltar eufórico dentro do peito, … era ela! A Rainha do Nilo, a mulher que foi mais que apenas uma mulher, … Hatshepsut, a Senhora do coração amargurado daquele estudante perdido na Europa havia reencarnado e estava ali à sua frente.

Era uma mulher lindíssima, alta e trajando um grosso casaco negro, mas cujo olhar de um brilho da cor do cobalto radiante, emanava uma energia vital tão intensa que Rafael sentiu-se imediatamente arrebatado por aquela visão do Paraíso. Ele somente queria abraçá-la, beijá-la e dizer o quanto a amava, o quanto havia esperado por aquele momento. Ele não conseguia mover-se, apenas ficava ali esperando que ela se viesse até ele e o chamasse de “meu amor”. Mas, por alguma razão que Rafael não conseguia compreender, aquela mulher incomum, passou por ele, sem deter seu caminhar ou mesmo esboçar qualquer aproximação dele. Nem mesmo um olhar.

Rafael quis gritar, quis chamá-la pelo nome, … quis dizer que a amava e que não podia viver sem ela, mas simplesmente as palavras não saíam de sua boca. Assim como seu coração, sua voz havia emudecido por completo. O que lhe restava era olhar entristecido enquanto ela se afastava dele em direção à noite escura para, logo, desaparecer na bruma do frio da madrugada. Sentia seu coração bater lentamente, sua cabeça doer e uma tontura tomar conta de seu corpo, … parecia que ele estava desmaiando ou perdendo os sentidos.

“Hathor! Amor da minha vida!” - aquelas palavras pronunciadas com a doçura de uma mulher apaixonada, que depois de muito tempo reencontrara a sua razão de existir, provocaram uma onda de choque no corpo do jovem Rafael. Seu coração começou a bater mais rápido e a sensação de perda dos sentidos foi interrompida. Todavia, aquela reversão fisiológica iria imediatamente cobrar o seu preço, fazendo com que Rafael fosse ao chão como um edifício que acabara de ser implodido. Sua visão ficou tão turvada que ele pensou que estava partindo para o recinto das almas.

Porém, antes que sua cabeça batesse no chão duro ela foi acolhida pelas mãos da mulher que, rápida como um raio, havia se voltado em sua direção e agora, estava ajoelhada com parte do dorso do jovem carinhosamente acolhida em seu colo enquanto uma fina chuva começava a cair.

Lentamente, Rafael conseguiu abrir seus olhos e a penumbra suave, quebrada apenas pela luz de um pequeno abajur lateral, invadiu sua retina permitindo uma visão turvada do ambiente. Procurando acostumar-se com a luminosidade existente, ele percebeu que estava em um quarto, deitado sobre uma cama confortável. Olhou para a mesinha de cabeceira e constatou que o relógio marcava oito horas. Ao mesmo tempo ele percebeu que não se tratava do seu quarto de hotel, mas um lugar diverso e desconhecido. Tentou levantar-se, mas a tontura e uma enorme dor de cabeça forçaram-no a deitar-se novamente.

Em poucos minutos um vulto avançou pela porta vindo sentar-se ao seu lado. Era ela! Hatshepsut a senhora de seu coração e de sua alma. Não mais uma mera imagem etérea, mas uma mulher de carne e osso, cuja beleza fora descrita por poetas e historiadores e que naquele momento estava ao lado dele. A voz suave soou em seus ouvidos pedindo que ele bebesse um pouco do chá que ela trouxera para ele. E enquanto sorvia o líquido quente e doce ouviu-a dizendo o quanto o amava e há quanto tempo o esperava desde, … desde, … bem, isso ela não sabia explicar, apenas sabia que ele – Hathor – estava ali ao seu lado.

Repentinamente, a memória de Rafael pareceu acessar uma área até então oculta e desconhecida. E não apenas sua memória como sua realidade pareceu ser alterada. Viu-se novamente no Templo, … porém não nos dias atuais. Estava el Karnak durante o reinado de Hatshepsut! Ele lembrou-se! Lembrou-se de quem fora: Hathor, o mais fiel assistente de Senen-Mut, o provedor, encarregado da construção do Templo e que também cuidava de sua Rainha com um carinho excepcionalmente apurado. Sob o comando do “queixo duro”, Hathor providenciava que as obras seguissem seu curso com o ritmo adequado para sua conclusão no templo planejado, obedecendo às ordens e comandos de Senen-Mut.

Todavia, Hathor também cobiçava a beleza de Hatshepsut. De longe ele olhava para ela, não com o olhar de admiração que todos seus súditos tinham, mas com o olhar de um homem perdidamente apaixonado ciente de que jamais poderia aproximar-se dela, mas que mesmo assim nutria aquela paixão profunda por uma mulher que também era sua Rainha.

E foi em uma noite quente e sem vento que ele a encontrou ao acaso. Estava finalizando alguns detalhes em um dos recintos do Templo quando percebeu que não estava só. Olhou, e imediatamente curvou-se ante sua Rainha. Hatshepsut pediu que se levantasse e aproximou-se olhando as pinturas que haviam sido feitas recentemente. Ficaram ali, um ao lado do outro. O coração de Hathor batia descontrolado e sua respiração ficava ofegante, … a mulher que amava estava ao seu lado e ele não sabia o que dizer nem o que fazer. Sem voltar-se em sua direção, ela perguntou-lhe o que achava daquela obra, e ele, com voz entrecortada e sem ar suficiente nos pulmões respondeu que sentia-se orgulhoso de ter dela participado.

E quando a Rainha tentou caminhar afastando-se dele, tropeçou em algumas ferramentas, perdendo o equilíbrio e despencando de sua própria altura. Hathor com uma velocidade indizível, correu até ela abraçando-a e usando seu corpo como proteção contra o solo duro. O som surdo do corpo do rapaz batendo no chão duro foi tão abrupto que pareceu ter quebrado alguma coisa. Hatshepsut ajoelhou-se ao seu lado tomando-lhe a cabeça entre as mãos e perguntando se ele estava bem, …

Repentinamente Rafael tornou ao presente sentindo sua cabeça entre as mãos daquela mulher que possuía seu coração e sua alma e hipnotizado por aqueles olhos negros e profundos aproximou-se seus lábios dos dela, acolhendo um beijo há muito ansiado. Beijaram-se apaixonadamente, enquanto seus braços a envolviam trazendo-a mais para perto de si, sentindo o calor de seu corpo, e certificando-se de que aquilo não era apenas mais uma ilusão. Hatshepsut abraçou-o com a mesma intensidade e em poucos minutos estava ao seu lado na cama sentindo sua pele nua e acariciando-lhe a face.

O idílio durou por algum tempo, até que Hatshepsut levantou-se e despiu-se mostrando para Rafael toda a beleza de seu corpo curvilíneo e jovial. Deitou-se novamente e eles se beijaram e se amaram com uma intensidade que fazia o universo vibrar em uma frequência sutil e harmônica, sob a influência de uma paixão que resistira ao tempo e que agora tornava-se realidade.

Após um longo período de amor, paixão e desejo satisfeito, os amantes adormeceram profundamente em um abraço tão íntimo e tão acolhedor que pareciam ser apenas um único ser moldado pelo amor que unia seus corpos e seus espíritos. Quando acordou, algumas horas depois, Rafael sentia-se plenamente realizado, pois encontrara a razão de sua vida e não pretendia deixá-la nunca mais.

Todavia, antes que ele pudesse continuar seu pensamento alguém irrompeu pela porta pisando um passo duro e pesado. Era um homem, alto, forte e musculoso. Rafael olhou para ele e sentiu-se aterrorizado! Era Senen-Mut! Em carne e osso, e seu olhar duro – quase metálico – denotava que sua intenção não era pacífica. Aproximou-se da cama e tomou Hatshepsut pelos braços puxando-a para si. Rafael fez menção de levantar-se, mas Senen-Mut chutou-lhe o rosto com um dos pés com uma agilidade sem igual fazendo o rapaz sangrar e cair com parte do dorso ao chão.

Rafael ainda tentou levantar-se, mas um novo golpe desferido por Senen-Mut deixou-o mais agravado do que antes. Aquele homem sempre fora muito forte e sua determinação e desejo contido pela Rainha jamais o denunciaram, … mesmo assim Rafael sabia que ele também a amava profundamente. Não um amor carnal, mas idílico, não um amor de presença, mas de respeitosa distância, … um amor dócil, servil e eterno!

Senen-Mut olhou para ele e disse-lhe: “Jamais se aproxime dela novamente, … se o fizer terá selado o seu destino, pois ela não viverá para revê-lo, … você é indigno de estar na presença da Rainha e nunca se esqueça disso!” - dizendo essas palavras duras, Senen-Mut empurrou Hatshepsut para o lado e, em seguida, tomou a cabeça de Rafael pelos cabelos aplicando-lhe um soco frontal que o fez desmaiar sem sentidos.

EPÍLOGO.

Rafael voltou a si em um leito de hospital ainda em Praga e segundo o que lhe informaram uma enfermeira e o médico que o atendeu, ele foi encontrado em uma viela escura do bairro judeu. Suas roupas estavam rasgadas, não tinha documentos ou dinheiro e havia passado mais de quatro dias em estado de choque. Rafael ouvia, porém não compreendia o que havia acontecido. Pediu para que alguém contatasse a embaixada brasileira, ao que o médico respondeu que já havia sido feito e que um representante estava na recepção aguardando para subir.

O jovem tentou ainda perguntar sobre como chegara ali, sobre o que de fato aocntecera com ele, mas sua mente estava por demais confusa e apenas a imagem ameaçadora de Senen-Mut permanecia em sua memória, lembrando-lhe que aquela fora a última vez que encontrara Hatshepsut e que se tentasse outra vez estaria selando o destino de ambos, … o limbo e a impossibilidade de atingir o recinto das almas e serem julgados no salão das duas verdades.

Rafael sentiu-se completamente abandonado e sem esperança para um coração despedaçado e uma alma perdida, não encontrou forças nem mesmo para conversar com o representante da embaixada, preferindo o silêncio de quem tudo perdeu. As palavras eram escutadas, mas seu sentido não podia ser ouvido. As imagens e os rosto eram olhados, mas não eram vistos e percebidos como deveriam. Para aquele homem a vida havia se tornado vazia e continuar sua caminhada havia se tornado um fardo inútil e sem esperança.

E agora, no momento presente, ele apenas esperava pela chegada do “Ceifador de Almas” que acompanhado da Senhora de Sorriso Negro, findariam seu sofrimento, libertando sua alma daquele corpo doente e conduzindo-a para ser devorada pelo demônio Ammit, transmutando sua essência em poeira cósmica perdida para a eternidade.

Para ele, afinal, isso representaria a redenção de tanta dor e de tanto sofrimento, … sofrimento não oriundo da doença, mas sim do vazio de sua alma que passara todos aqueles anos sonhando com o olhar de Hatshepsut, seus braços, seu toque macio e carinhoso, seus beijos e o calor de seu corpo. Naquele momento, a morte seria um benção, … a melhor benção que ele poderia receber.

Neste momento, um clarão avançou pela porta do quarto que estava em plena penumbra. Era um clarão azulado que parecia levitar no ar envolvendo uma silhueta esbelta e delicada. Rafael olhou e pensou que sua hora havia chegado, … tudo estaria consumado em poucos minutos. Silenciosamente, o clarão serpenteou pelo quarto aproximando-se da cama daquele homem de alma atormentada. E quando Rafael, finalmente, percebeu que a silhueta tinha um rosto, ele o fitou e seu coração pulsou mais forte. Um sorriso esboçou-se em seu rosto e seus olhos – apenas por um momento – retomaram um brilho já conhecido.

Hatshepsut estava ali, em frente a ele. O mesmo rosto, o mesmo sorriso carinhoso, o mesmo olhar apaixonado. Ela inclinou-se sobre ele e beijou-se a testa. Rafael sentiu um pequena brisa vibrar sobre seu rosto e sentiu-se o homem mais feliz do universo. E as palavras de Hatshepsut soaram em seus ouvidos doces e suaves como uma brisa de verão, um raio de sol na primavera e um carinho do vento no outono. Ela fitou-o por alguns segundos e então disse-lhe:

“Venha, amor da minha vida, … venha para os braços daquela a quem você salvou quando permitiu que eu recobrasse minha alma nesta encarnação, … venha comigo, vamos caminhar juntos em direção ao recinto das almas e vamos nos amar intensa e eternamente, … vem, meu amor, ...”.

Rafael cerrou seus olhos, mas sentiu que não estava morrendo, … estava apenas caminhando por uma estrada de pedras retangulares em direção à um por de sol digno dos deuses, … e sentiu quando uma mão delicada e macia tomou a sua dando-lhe a certeza de que ele estava pleno e completo, … pleno de amor e completo pela presença de Hatshepsut!

Trovão
Enviado por Trovão em 10/01/2013
Código do texto: T4077348
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.