Caminhada pela Paz (com música)
                 Poeta Devany


          Como fazia a cada quinze dias, Igor o jovem cigano, sai do acampamento para ir à cidade buscar alguns víveres para o grupo.
Costumeiramente, já havia virado rotina, ao parar para dar água aos animais e encher seu cantil, no lugarejo, havia um sábio ancião que Igor acostumara-se a pedir conselhos. Às vezes, com a pressa típica de um jovem, Igor nem cumprimentava o Sábio, indo direto ao assunto que estava questionando-se. Noutras, mais calmo, costumava cumprimentá-lo beijando sua mão. O velho, num gesto de humildade também beijava a mão do jovem.
          Desta vez, o jovem que vinha pela estrava prestando a atenção à vegetação, às flores, às árvores, aos pássaros e animais que encontrava pelo caminho examinava o fato de um grupo de pessoas, costumeiramente fazerem passeatas. Pelos mais diversos motivos Igor notava que fazia-se passeatas. Um tema que chamou-lhe à atenção era a passeata ou como também chamavam, Caminhada pela Paz. 
Questionava-se: Será que a humanidade começaria a viver em Paz alertada por passeatas ou caminhadas? E foi essa a pergunta que fez ao ancião sem ao menos cumprimentá-lo.
          - Caminhada pela Paz, respondeu-lhe o Sábio:
Na Verdadeira Caminhada pela Paz a Estrada começa e vem de dentro de cada um.  O homem, meu querido jovem, precisa descobrir que o Amor e a Paz e ele próprio quem traz e faz.

(do livro Toques de Sabedoria - Devany A. Silva)