A história de Zé Frei Sem Cuidado.

A HISTÓRIA DE Zé Frei Sem Cuidado.

Contada por dona Gertrudes.

Por Honorato Ribeiro.

Certa vez, o rei estava debruçado na soleira de sua janela a observar a natureza, quando viu um sujeito passando à frente de seu palácio. Ele chamou um dos seus escravos e lhe perguntou:

-Quem é aquele homem que vai passando ali?

-É Zé Frei Sem Cuidado.

-Vá chamá-lo. Diz a ele que o senhor rei quer conversar com ele.

O escravo foi e lhe disse: O Senhor, meu rei, está lhe chamando.

Ele atendendo o chamado foi e se apresentou ao rei e esse lhe perguntou:

-Você é o Zé Frei Sem Cuidado?

-Sim, vossa Majestade!

-Então eu vou lhe fazer três perguntas se me responder eu dar-lhe-ei a metade do meu reino; se não responder será enforcado. Darei a você três dias de prazo para responder as minhas perguntas.

-Que perguntas são estas, Vossa Majestade?

-Você terá que me responder a primeira pergunta: Quanto pesa a terra. A segunda pergunta: Quanto é que eu valho e a terceira pergunta é: O que estou pensando.

Zé Frei Sem Cuidado foi para a sua casa. Chegando lá começou a chorar, pois sabia que seria impossível responder as perguntas do rei. Naquele momento o seu compadre Wenceslau, homem culto e bastante sábio, vendo- o chorando lhe perguntou:

-O que está acontecendo, compadre? Morreu alguém de sua família?!

-Não morreu, mas vai morrer dentro de três dias.

-Como assim, compadre!?

-É que o senhor rei me fez três perguntas, e, dentro de três dias se eu não o responder, eu serei enfocado, mas se eu responder, ele me dará a metade do seu reino.

-E que pergunta foi, compadre?

É para eu responder quanto pesa a terra; quanto vale o senhor rei e o que ele está pensando.

-Ora, meu compadre, fique tranqüilo que eu vou em seu lugar e responderei ao rei todas as perguntas.

Completando os três dias o sábio Wenceslau se apresentou ao rei e disse-lhe:

Estou pronto para responder as suas perguntas, Vossa Majestade. Pode fazê-las.

-Então, diga-me quanto pesa a terra?

-Se Vossa Majestade retirar pau, pedra e, tudo que está sobre a terra lhe darei o peso exato dela.

-Muito bem. E quanto eu valho?

-Nosso Senhor Jesus Cristo valeu trinta moedas de prata, o senhor deverá valer vinte e nove.

-Muito bem. E o que é que estou pensando?

-Vossa Majestade está pensando que está falando com Zé Frei Sem Cuidado, entretanto a Vossa Majestade está falando com um criado dele.

-Vamos aplaudi-lo, pois nunca vi sabedoria tão esplêndida como a sua. Palavra de rei não volta atrás. Dar-te-ei a metade do meu reino.

O sábio Wenceslau chegou e disse para o compadre. Você agora, compadre, está rico, pois ganhei a parada respondendo ao rei todas as perguntas feitas por ele.

Está livre. Não vai morrer por tão cedo.

Não quero nada de vossa Majestade, compadre. A riqueza será sua, Compadre.

hagaribeiro.

Zé de Patrício
Enviado por Zé de Patrício em 17/01/2013
Código do texto: T4090140
Classificação de conteúdo: seguro