Despedida
Sandra Mamede


A vida é feita de momentos alegres e tristes, mas os tristes sempre marcam mais, e pensando assim, pensando dessa forma, ela não queria pensar na partida, no dia em que teria de se despedir do seu amor. Procurava viver o presente, com todas as forças buscava isso, pois se pensasse no futuro, no amanhã, ou seja, na despedida, não resistiria às lágrimas que teimavam em rolar dos seus olhos.

Mas era inútil!!! Sofria por antecedência, sofria ao pensar que só tinha mais alguns dias para ficar junto com ele... e então... tudo mudaria...

Não mais viveria àqueles momentos maravilhosos, furtivos... os dois em plena intimidade, longe de todos e de tudo, conversando, olhando-se, rindo, a chuva batendo no vidro da janela quase não era notada, pois as cortinas de cor verde, grossas, estavam fechadas deixando o quarto envolto numa penumbra gostosa e aconchegante... era como se ela os separasse, os isolasse do mundo lá fora...

Quantos momentos maravilhosos e marcantes estavam vivendo!!!

Sabia que ainda tinham alguns dias para ficarem juntos, mais ou menos uns dez dias e estava decidida a vivê-los intensamente!!!

Porém, o homem faz planos... mas de DEus vem a resposta!!!

Num certo momento a sós, entre beijos e carinhos, ele muito cuidadosamente contou que o seu retorno teria que ser antecipado!!!

Ela surpresa, ficou sem ação, seu coração ficou apertado, sentiu um nó na garganta... queria falar mas não conseguia... foi uma surpresa muito grande... ao invés de dez dias só teriam mais três dias para ficarem juntos!!!

O mundo caiu sobre a sua cabeça, não acreditava no que estava ouvindo! Era um pesadelo querendo acabar com o seu sonho... queria acordar e sentir que não era verdade o que acabara de ouvir... mas não adiantava mais fugir... tudo era real e estava acontecendo...

Queria ser forte! precisava ser forte! mas não conseguia. As lágrimas correram copiosamente molhando o seu rosto, não conseguia emitir nenhum som, nenhuma palavra... e também não conseguia parar de chorar... sentia uma grande sensação de vazio... de perda...
O medo tomou conta dela... o momento que mais temia chegaria mais cedo do que pensava!

Passados os primeiros momentos, tentaram superá-los! tentaram esquecê-los!!! No fundo, ambos se negavam a pensar no amanhã, agora era uma contagem regressiva...

O dia que antecedeu a viagem foi um misto de tristeza e alegria, ambos fingiam uma tranqüilidade, uma serenidade e uma alegria que na verdade não estavam sentindo.

Infelizmente o tempo é soberano e não pára, o dia fatídico chegou... o vôo estava marcado para as 16h...
Passaram toda a manhã juntos, ela ajudou-o nas malas, olharam fotos, recordaram momentos maravilhosos que tiveram... conversaram...

Chegaram ao aeroporto às 14h30min, andaram um pouco, sentaram num restaurante, ele pediu um café, ela pediu um suco de laranja, mas não conseguiu bebê-lo, cada minuto que passava era um martírio... conversaram coisas supérfluas para tentar suavizar o momento da despedida que se aproximava...

Foram andando e ele repentinamente parou na sala de embarque, poderiam ficar ainda 10min, mas ele não queria mais adiar a despedida...

Olharam-se dentro dos olhos, ele a puxou para si e lhe deu um abraço apertado e rápido, um beijo suave e furtivo nos lábios...entregou-lhe uma carta e pediu-lhe que só lesse em casa... então, ele se virou e se foi...

Correu para casa, a carta nas suas mãos, nervosa...segurava a carta com tanta força que suas unhas entravam na carne da sua mão. O que estaria escrito ali naquela carta?!

O caminho parecia mais longo, a sua casa não chegava, pediu ao motorista que fosse um pouco mais rápido, tinha urgência de chegar...

Mal entrou em casa, como era do seu costume ligou a tv e sentou no sofá em frente a tv. Começou a abrir a carta, seu coração parecia que ia saltar do peito, sua garganta estava seca, tinha medo, muito medo do que aquela carta continha...abriu... a carta iniciava: “ Ao grande e único amor da minha vida...

Repentinamente...entra uma edição extraordinária na tv, ela levanta os olhos para ouvir a notícia...Nesse momento Fátima Bernardes entra e anuncia: -“É com muito pesar que anunciamos que o vôo da Varig que saiu às 16 horas de Salvador com destino a São Paulo foi dado como desaparecido, não se conseguiu entrar em contato com o piloto. No último contato o piloto anunciava um problema na aeronave e logo em seguida houve um silêncio total, tudo indica que a aeronave caiu numa serra de difícil acesso e não há sobreviventes...

Ela...ali, com a carta nas mãos, sentiu sua vida esvair-se, nada mais importava, sem ler, dobrou a carta e apertou-a contra o peito, suas lágrimas encharcavam aquele papel, não importava mais o que ali estava escrito.Então ela volta o seu pensamento às horas atrás quando estava ainda despedindo-se do seu grande amor...no aeroporto, quando ela olhando-o  viu afastar-se, permaneceu ali... parada.... em pleno saguão do aeroporto... sozinha... triste... vazia... as lágrimas descendo e molhando o seu rosto... não fez nada para impedi-las, aquele momento era só dela, único... vi-o afastar-se e entrar na sala que o levaria para o avião... ele não olhou para trás uma única vez... queria parecer forte... essa foi a última imagem que ela guardou do seu amor...