Lendas
LENDADOCATAVENTO.jpgLENDAALENDADOCATAVENTO.jpg

 
A lenda do cata-vento
 
Conta-se que há muitos anos havia um castelo muito bonito bem longe da esfera da Terra.
Havia  neste castelo um jardim. E neste jardim estavam plantadas várias espécies de flores.
Conta-se ainda que havia um cata-vento   fixado bem firme no meio do  encantado jardim.
Também haviam as borboletas que voavam. E quando o vento vinha mais forte do Norte o cata-vento girava mais velozmente , fazendo com que as borboletas voassem mais alto,  umas até na altura das  altas  árvores frondosas que rodeavam as laterais do jardim.
A princesa Nathália  gostava de passear sempre no jardim para observar o alto vôo das borboletas e também o desabrochar mais rápido das rosas multicoloridas. Até o mover  das folhas e flores das pequenas árvores e  flores era mais rápido por causa do cata-vento.
Um certo dia a princesa a isso tudo presenciou e chegou-se perto do cata-vento e  dispôs-se a conversar com ele.
-Meu pequeno cata-vento, por que estás aí plantado bem no meio desse jardim?  Pergunta curiosa a princesa.Ao que ele respondeu:
-Minha querida princesa , eu sou um príncipe.
-Príncipe? Você? Mas  como é possível? E sorriu a princesa Nathália.
-Onde já se viu um cata –vento ser um príncipe? Ah...nessa eu não caio...
O cata-vento replicou:
-Fui transformado e plantado aqui por uma bruxa malvada que  matou os meus pais ...e para eu não governar o meu reino ela me transformou num cata-vento.
Nathália então lhe indagou:
E você vai ficar assim  o resto da vida?
Ele respondeu tristemente:
Apesar de tudo eu amo ser um cata-vento, pois com a força do vento que vem do Norte eu  ajudo as  folhas a balançarem,ajudo as rosas a desabrocharem, as borboletas a voarem e tudo fica lindo. A cada dia aparece flores de cores diferentes por causa da suave brisa  que  as  minhas  hélices  levam a elas.Mas há um segredo que não posso contar.
-Que segredo? Pergunta curiosa a belíssima princesa. Eu quero saber.
-Não...eu não posso contar. Um dia alguma princesa tem que descobrir dentro do seu coração, aí o meu segredo vai desencantar e eu voltarei ao normal.
_Será que o segredo é tirar você daí? Pergunta aflita a linda princesa.
-Não ...por favor! Não faça isso. Suplicou o cata-vento. Se você me arrancar da terra deste jardim eu morrerei eternamente.
A princesa foi embora e  durante a noite ela não dormiu. Pensou no cata-vento a noite inteira e descobriu que ele era lindo , cada hélice dele tinha uma cor diferente, e quando ele girava soprado pelo vento transformava-se em uma única cor. Era como se ela estivesse vendo a mistura das cores do arco-íris na sua mente. Então nesse momento ela descobriu que se apaixonara  pelo cata-vento.
O dia amanheceu radiante , com uma brisa   um pouquinho mais forte, o que a fez sair correndo para o jardim,os seus enormes olhos verdes brilhavam,e ela corria com seus lindos cabelos  dourados da cor do sol.Ao chegar ofegante no jardim, parou e contemplou o belíssimo cata-vento que girava com tanto vigor que já alcançara uma cor vermelho-laranja. Então ela pediu ao vento que parasse de soprar e chegou bem perto do cata-vento. Abaixou-se ali  mesmo na terra do jardim ,e colando o seu rosto de frente a ele falou baixinho:
-Eu te  amo meu príncipe encantado! E deu-lhe um terno beijo numa de suas  hélices.
Nesse momento a terra  começou a se afastar, as flores começaram a cantar suas canções, as borboletas chegavam aos montões , fazendo uma linda coroa ao redor da cabeça da princesa.
O cata –vento foi-se transformando e o encanto foi passando. Surgiu um belíssimo príncipe montado num cavalo branco, maravilhoso, tanto o príncipe e o cavalo já com trajes reais.
As borboletas continuaram o seu canto.Algumas saíram voando rápido para o reino do príncipe. O príncipe apanhou a princesa  com suas fortes mãos e a colocou sobre o cavalo. E o cavalo partiu voando  como num conto de fadas. No reino do príncipe estavam todos os seus parentes esperando para a festa do casamento. As  borboletas já tinham voado até lá e contado que o encanto do cata-vento fora quebrado por uma linda princesa de nome Nathália que apaixonou perdidamente pelo cata-vento.
A festa do casamento jamais foi esquecida e hoje no lugar do cata-vento encantado há um  outro  no lugar , feito por um artesão do reino do príncipe. E os dois foram felizes para sempre e todo o reino recorda aquele fato, triste mas  encantado.
 
 
Autora: Margareth Rafael

margarethrafael
Enviado por margarethrafael em 04/03/2013
Código do texto: T4171569
Classificação de conteúdo: seguro