O passeio.

Naquela manhã fria de quarta- feira a escola preparou uma visita dos alunos do Nono ano à casa de repouso( Lar dos idosos). A ideia da diretora com aquela iniciativa era a de mostrar aos adolescentes que existe sofrimento pela vida, fora da realidade colorida na qual eles viviam. O Nono ano era "referência" na escola. Referência de rebeldia, indisciplina e até violência. Os adolescentes aceitaram o passeio com euforia. Mesmo que fosse para visitar os anciãos, qualquer coisa era melhor do que ficar entediados, com às aulas chatas daquele dia. Assim pensavam eles... E lá se foram os alunos, felizes, farreando dentro do ônibus. Cantavam, assobiavam, batiam e chutavam às cadeiras, andavam dentro da condução mexendo uns com os outros. O motorista não estava nada satisfeito com a situação. A supervisora e as duas professoras que os acompanhavam não conseguiam dominá-los. Ao chegarem ao destino, saíram do ônibus feito animais debandados... Ao entrarem à casa de repouso, para surpresa de todos, de repente ficaram comportados. Parecia que um ar angelical pairava no lugar. Lá eles conheceram a real situação da casa de Repouso, de como os anciãos viviam ali.A supervisora e as professoras relaxaram. Tudo corria inesperadamente bem. Os adolescentes estavam interagindo com os "vovôs". Uma das adolescentes parou diante de um senhor que se encontrava solitário, sentado sobre um banco. Solidária, puxou assunto com o senhor para distraí-lo. Ele confessou à mocinha que fora muito rico e que tinha um único filho.

_E onde ele está agora? _ Ela perguntou com curiosidade.

O senhor a fitou languidamente e respondeu:

_ Quando eu não tinha mais valor ele me colocou aqui e ficou com todo o meu dinheiro.

_ Ele não vem ver o senhor? - Ela perguntou com os olhos já marejados pelas lágrimas.

_ Não. Estou só.

A mocinha desatou a chorar. Outros adolescentes se aproximaram ao vê-la chorando.

De repente o senhor falou:

_ Nunca façam com os seus pais o que os nossos filhos fizeram conosco.Cada um de nós aqui na casa, queria estar junto de nossas famílias.

Fios de lágrimas corriam pelo rosto marcado do senhor e a mocinha novamente desatou a chorar, seguida por alguns colegas.

Aquele passeio foi um lição de vida para àquela turma.

Jânia Lopes Martins
Enviado por Jânia Lopes Martins em 11/04/2013
Reeditado em 11/04/2013
Código do texto: T4235998
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.