Conto-  Amor  entre o Sol e a Lua
 
 
Milhares de   séculos se passaram desde que aconteceu esse fato.
Houve um dia , muito distante , que o Sol  descia lentamente no céu ,que se encontrava  já quase  sem nuvens.
A noite logo chegaria e ele já estava  cansado, pois trabalhara o dia inteiro para  atravessar o planeta Terra de   ponta a ponta.
Poucos minutos antes dele  sumir totalmente, já com os olhinhos quase fechando de sono, ele vê aparecer no céu uma imagem  arredondada , meio escura  , quase parecendo uma  bola negra,bem escura .  O Sol ficou meio curioso mas  o sono era tanto que ele  foi rápido para  seu descanso .Uns dias depois  a Lua nova surgiu   meio sem graça,e timidamente   começou  o seu percurso . Alguns seres humanos a perceberam, mas a  maioria  não  se importou muito com o fato. Assim foi   o  pôr  do Sol por vários dias e o aparecimento da Lua.
Ele já nem olhava mais, pois  não  gostou muito da imagem.
Qual não foi sua  surpresa , ao  chegar no lugar de sempre, no eterno poente,  viu a  mesma imagem , só que tinha um brilho dourado, diferente. Então ele a viu iluminada pela metade. E a amou. A cada dia daquela semana ela crescia mais e  mais . O seu brilho dourado crescia também. Sua ansiedade  aumentava diariamente para vê-la por uns breves instantes todos aqueles  dias .  No  início do dia, era tanta a sua  pressa , que ele tentava ir mais  rápido,passando bem depressa entre as inúmeras nuvens, mas não conseguia. Corria o máximo que podia ...mas  era sempre na mesma hora, na transição do dia para a noite que a via. Logo  no segundo dia ele a chamou de Lua. E assim passaram-se mais uns dias. Ela por sua vez também notara o interesse dele por ela, pois ao  ter de esconder-se atrás da linha do horizonte, ela o via abrir com muito esforço os seus olhos para vê-la.  Depois de sete dias de  encontro , às pressas,bem rapidinho, eles já estavam apaixonados um pelo outro. O arrebatamento da paixão cresceu naqueles dias onde houve troca  de intensos olhares.
Houve um dia...ah ! Aquele eterno dia em que a lua apareceu toda iluminada. Era noite de lua cheia. O Sol  a viu e estremeceu com tamanha beleza. Até  a   moça virgem  que estava   à beira do mar se apaixonou, e ficou ali na Terra olhando apaixonadamente para a Lua.
Como o Sol nunca foi bobo, ele esforçou tanto que no segundo dia ele  conseguiu bater  recorde em sua trajetória.  Deslizou rapidamente sobre  o céu azul e  conseguiu chegar no   local de encontro e  a esperava. Parecia que  até haviam combinado. Os dois se  encontraram num resplendor total.Se beijaram e abraçaram e se amaram. O beijo da Lua foi molhado pois antes ela havia passado pelas águas do mar para se banhar .  E durante toda aquela semana foi assim. Os encontros  dos apaixonados  realizava no mesmo horário. Mas eles sabiam que aquela seria a primeira  e  última vez que se veriam, se amariam ...mas mesmo assim viveram sete dias de intensa paixão. O Sol queria  viver seu imenso amor  com a Lua.
Passados  sete dias , quando o Sol chegava mais uma vez na linha do horizonte, perto do arco-íris, ele  viu tristemente sua linda Lua como que ia minguando. O brilho começara a desaparecer.Todos os dias ele a via minguar e  triste por ver o seu brilho  sumir aos poucos ele se distanciou a cada dia mais  , e  isso o fazia  deslizar  bem depressa para o seu lugar.  Nunca mais ele conseguiu beijá-la. Tinha saudades do  seu gosto molhado das águas do mar. Ele então chorou. Mas um dia  , pra sua   surpresa ele  demorou um pouco mais no  infinito azul , a viu sorrindo  , olhando para cima. Então ele olhou também, já com seus últimos raios dourando a  Terra, e emocionado ele viu  milhares e milhares de luzinhas piscando para ele. Aí ele pode contemplar  algumas maiorzinhas  sorrirem pra ele, mesmo a longa distância. Como a maioria estava  muito... mas muito longe , e apenas piscavam ele se emocionou. Naquele momento ele soube que eram estrelas e que elas eram todas suas filhas. Nesse momento o seu coração aliviou. Soube que  a sua amada o perdoara . Se não fosse assim ele não seria pai de tantas estrelinhas. O sol continuou na sua  trajetória solitária. De vez em quando que encontrava com ela, mas sempre  a achava tristonha, mesmo quando ele avistava o início do seu clarão nas noites em que ela aparecia cheia. A Lua agora só tinha olhos para suas  queridas estrelas, que todas as noites  a ajudavam a iluminar  a Terra.
Não que ela esquecesse o seu amado...ainda o amava , mas resolveu nunca mais se  levar por  uma paixão daquele jeito. Agora seu objetivo era    aparecer todas as noites , mesmo que  em quatro formas diferentes, o que importava  era ajudar suas pequeninas estrelinhas. E assim  se passaram milhões de anos e nunca mais eles se encontraram. Nem sei se  ainda um dia irão  se encontrar. Todo o espaço sideral ficou sabendo  da linda  história de amor  da Lua e do Sol.Até outros astros resolveram aparecer pra conhecer  os personagens da  mesma. Os planetas resolveram aparecer de um a um, os cometas e assim formou um exército de astros no  céu. Para sempre haverá quem conte  esse lindo amor que uniu  o majestoso Sol e a esplêndida Lua , e  que, infelizmente eles nunca mais se  encontraram.
 
 
Autora: Margareth Rafael
 
A poetisa de alma branca
 
 
luaesoltrs.jpgluacheiamolhada.jpgtextodalua.jpg?width=750
 
 
 
 
 
 

   
 
luaquartocrescente.gif


margarethrafael
Enviado por margarethrafael em 16/05/2013
Código do texto: T4294337
Classificação de conteúdo: seguro