Experiência

PARTE I

Acreditando que ainda houvesse algo de bom no ser humano, foi que Helena decidiu continuar escrevendo e compartilhando seus pensamentos com as pessoas. Ela muitas vezes pensou em desistir, pensou que era só um sonho bobo e sem valor, mas por acreditar lá no fundo que havia algo mais, foi que ela decidiu continuar publicando seus escritos em um site, como fazia há anos...

Numa pequena cidade de interior mora Helena, uma mulher jovem, recém casada, independente, bonita, inteligente, porém insegura em alguns aspectos de sua vida. Helena, não consegue dizer não para as pessoas e mantém muita coisa presa na garganta. A pequena cidade de pouco mais de 10.000 habitantes dispensa comentários de sua beleza estonteante, pelo menos era assim para a professora Helena, que gostava muito de observar a paisagem cheia de montanhas, pedras, matas pela janela do ônibus, com o qual chegava ao distrito onde leciona para crianças do 3º ano do Ensino Fundamental.

Com pais separados Helena tentou formar para si um casamento diferente, que desse certo, pois sofrera tanto com a separação dos pais e nunca queria ver seus filhos passando pelas mesmas privações e sofrimentos aos quais foi submetida. Mas muito ainda Helena tinha pela frente e nem imaginava.

Helena é frequentadora assídua de uma igreja evangélica, onde realiza alguns trabalhos com muita dedicação. Ela gosta muito de tocar violão, cantar, cuidar das crianças e sempre afirma que tudo o que faz, o faz por Amor a Deus. Sua fé é inabalável, deve ser isso que a faz tão doce, sincera, justa e isso desperta ódio em algumas pessoas: os frequentadores dessa igreja, que a consideram, exibida, falsa, e fofocam uns com os outros dizendo que Helena faz de tudo para se exaltar. Mas, Deus conhece seu coração e sabe de sua verdade.

Nessa igreja que Helena frequenta há muita inveja, mágoa, rancor... Mas, ela sempre pensa em ter um coração ligado a Deus e não olha para o que os homens fazem e falam. É irônico e triste, pois a igreja que deveria ser um lugar de paz com Deus e com os "irmãos" muitas vezes torna-se um lugar onde existe uma forma diplomática de rejeitar as pessoas. Fazem preconceito de maneira sutil para ficar bem consigo mesmo. Na última segunda-feira uma das mulheres da igreja, que mais tem inveja de Helena, uma mulher magérrima, de cabelos castanhos, nariz empinado e sempre maquiada excessivamente, chamou as demais mulheres para fazer um período de orações e claro de propósito deixou Helena de fora. Como Helena já estava na porta, ela não chamou-a, e fez com que ela percebesse que todas as mulheres da igreja estavam lá dentro orando, mas ela mais uma vez havia sido excluída. Helena, ao perceber a situação sentiu seu rosto queimar como se pegasse fogo. Lágrimas vieram aos olhos, sentiu vontade de sair correndo dali, mas sabia que devia ser forte, pois há um Deus maior que todas essas coisas e é por Ele que Helena estava ali. Esse Deus nunca a desamparou e Helena era sábia o bastante para perceber que aquilo tudo não passava de uma astúcia do inimigo para entristecê-la. Um dos homens disse: "_Helena, as mulheres estão orando lá dentro, você não vai? "

Helena respondeu: "_Como posso interromper algo que não fui convidada?" Então, emudeceu-se e ficou ali junto com os outros aguardando. Ao término da oração, Helena não disse nada. A mulher magérrima saiu com um sorriso sarcástico no canto dos lábios, mas Helena procurou mostrar-se firme, séria. Quem é cristão sabe que esse tipo de coisa desagrada a Deus, pois Jesus nos ensina a amar o próximo como a nós mesmos. Sabemos que a igreja não é somente o templo, o espaço físico, as quatro paredes. A igreja é cada um daqueles que é fiel e busca seguir os ensinos de Jesus na íntegra não olhando para as atrocidades que o homem muitas vezes usado pelo inimigo faz. Devemos olhar somente para nosso destino que é a Eternidade, o céu que Jesus tem preparado para nós.

PARTE II

Cansada de falsa modéstia e ainda entristecida com os últimos acontecimentos, Helena inscreveu-se em vários cursos, palestras e programações da Escola em que trabalha. Pensou em manter sua mente em ação, buscando conhecimento, mantendo-se ocupada o bastante para pensar em "seu espinho na carne". Esteve orando e colocando toda a sua vida diante de Deus que pode mudar todas as coisas.

Na verdade, Helena vive uma guerra interior, tenta compreender-se, ao mesmo tempo tenta compreender o agir de Deus, mas é mistério, ela não consegue chegar a nenhuma conclusão. Pensa nas pessoas, sem caráter. Preocupa-se demais com o que os outros pensam e não vive sua vida como gostaria. Ela ficou um tempo sem escrever,sente seus maiores sonhos sendo sufocados, chegou a pensar que a culpa era toda sua. Mesmo sendo tão dócil, ao saber de coisas que as pessoas dizem a seu respeito - que ela é ignorante, dura..._ fica em dúvidas a respeito de seu próprio caráter. Você já vai entender por que.

Seu esposo é sempre muito duro com ela. Suas palavras são de total desprezo. Suas conversas são sempre assim:

_ Helena, você é muito indelicada. Se isola das pessoas, não tem amigos, não sabe tratar ninguém.

_ Eu quero que você me prove isso Gustavo. Eu trato todos com o maior respeito, carrego na palma da mão. Nunca tratei ninguém com ignorância, ao contrário, tomo todo cuidado para que eles não saiam falando mal de mim como fazem. Sou responsável por várias coisas na igreja e sempre que preciso conversar com alguém faço isso com o maior zelo. Você sabe. Essas acusações que você me faz são coisas do inimigo. Você acredita e continua jogando isso na minha cara Gustavo, estou cansada de ser humilhada por você. Agora quero que você me prove, quem é que estou tratando mal?

_ Não é isso... é que você se isola, não conversa muito com as pessoas, você precisa mudar.

_ Isso é mentira! Eu converso sim, só não fico batendo papo como amiga de infância de pessoas que já deixaram claro que não gostam de mim. E para seu governo tenho amigos sim: são poucos, mas são verdadeiros.

Essas conversas deixavam Helena destroçada. Esforça-se tanto para ter uma boa convivência com todos, principalmente os da igreja que ela frequenta que sempre dão um jeito de envolvê-la em fofocas e acusações. Convenceram até seu marido de que ela não sabe trata-los. Mas recentemente o pastor da igreja esteve lá. Ele é um que sem dúvidas já ouviu os difamadores acusando Helena, por pura inveja (os servos fiés do Senhor passam por isso mesmo, é astúcia do adversário para afastá-los da fé). O pastor então disse numa reunião com o grupo de oração:

_ Quero te dizer Helena, que você é a pessoa mais inteligente que há aqui nessa igreja (os difamadores até coraram), mas você não precisa de se humilhar, sofrer, entristecer-se por causa de pessoas maldosas não! Você não precisa disso! Você é maior que tudo isso. Realiza um belo trabalho em tudo o que faz, com comprometimento, sabedoria... Pense nisso Helena.

Isso foi muito bom! Muito mesmo. Para Helena não era comum alguém colocar-se a seu favor já que seu marido sem discernimento só acusava-a juntamente com aqueles difamadores.

Helena têm inúmeras experiências com o Senhor. Quando ela prega o Espírito Santo opera de forma maravilhosa. E ela tem coragem de colocar-se diante daqueles difamadores e pregar, passar revelações, coisas maravilhosas.

Certo dia ela pregou na igreja: "_Guarda o que tens para que ninguém tome a sua coroa". Foi algo inexplicável. Helena sentia uma vontade quase que incontrolável de chorar, pois cada palavra que saia de sua boca servia totalmente para ela, mas não era ela quem falava e sim o Espírito Santo de Deus, por isso Helena maravilhava-se em ver como o Senhor estava usando-a para trazer uma mensagem que falava profundamente ao seu próprio coração. Ela dizia:

_ Nessa hora irmãos, não devemos olhar para o mundo, para as pessoas, ou mesmo para os problemas que enfrentamos. É hora de olharmos somente para o alto de onde vem o nosso socorro, somente para o Senhor, para a eternidade, onde nossa coroa está guardada. E nada mais importa nessa vida: acusações, bens materiais, lutas, provas, nada importa.

Importa estarmos preparados para herdarmos essa tão grande salvação que o Senhor tem para nossas vidas. Suportemos um pouco mais irmãos, pois aproxima-se o momento da volta de Jesus. O momento em que Jesus nos levará aos céus. Ele dirá:_"Vinde benditos de meu Pai" e nos dará a nossa coroa. Imaginem que glória. Nesse momento tudo terá valido a pena. Vai valer a pena tudo o que passamos por amor do Senhor! Jesus vai voltar!

PARTE III

Sua saúde estava um tanto quanto debilitada, por isso fez alguns exames de rotina, sem cogitar a resposta que teria ao mostrar os exames ao médico... Helena sempre lembrava-se que uma de suas tias chamada Rosinei morreu ainda criança por causa de uma leucemia. Ela nem imagina que teria algo em comum com a tia que nem chegou a conhecer. Ao ver os resultados dos exames ainda não conseguiu entender do que realmente se tratava mas ao mostrar ao seu médico, teve suas suspeitas comprovadas, o diagnóstico era: leucemia. Helena não sabia o que fazer. Faltou-lhe o chão. Já não ouvia mais o que o médico falava. O desespero tomou conta e para piorar Helena estava sozinha. Sentiu-se sufocando. Disse algumas palavras das quais nem se lembrava ao certo mas dentre elas disse: "_Doutor preciso ir". Helena saiu caminhando mais que depressa como se corresse até a cura. Mas, não havia nada mais a fazer: o diagnóstico era esse.

Ates de contar a qualquer pessoa Helena chorou muito sozinha. Pensou em Deus, que sempre serviu com amor. Como pôde desampará-la nesse momento? Mas imediatamente corrigia-se em pensamento: "_ Não pensar assim! Meu Deus é Deus do impossível, nunca falha, nunca desampara Seus filhos e não vai me desamparar".

Helena mesmo cansada, resolveu ir à igreja, e guardou seu segredo intimamente. Ao final do culto pediu que um dos irmãos orasse por ela. Quando ele aproximou-se ela já sentiu seu corpo queimando por dentro. E o irmão aparentemente sem nada saber disse: "_ Deus quer te abençoar!"... Sua oração foi completa, pediu que Deus abençoasse cada aspecto da vida de Helena e pediu de forma especial pela saúde. Aquele simples homem da igreja, orando com fé, ao redor de quatro paredes de um local humilde, uma mulher totalmente dependente do Seu Deus... não precisou mais nada: tudo transcendeu e atingiu a eternidade. Helena sentiu como um fogo aquecendo-a, uma luz inundando aquele humilde templo. Sentiu muito forte que estava curada. Mas, não falou nada a ninguém.

No dia seguinte logo pela manhã Helena quis confirmar o que já tinha certeza. Fez os exames e estava realmente curada. Não havia mais nada nos exames seguintes e o que Helena mais queria era chorar de alegria aos pés do Seu Deus fiel, e mesmo que as pessoas não acreditassem, não importava, pois o que Helena sentiu e viveu nos últimos dias foi o que mais importou: uma relação íntima com Deus, que provou Seu Amor curando-a. As outras dificuldades que Helena enfrentava, não importavam mais... A certeza dela era que em breve iria morar com esse Deus na eternidade. O diferencial foi a experiência individual de Helena com Deus: simplesmente inesquecível.