REVOLTA NO TEXTO
 
As palavras de um texto jornalístico, certo dia, fizeram uma movimentação após a publicação de uma matéria que narrava as cenas de violência praticadas por membros de duas torcidas organizadas e a polícia, durante uma partida de futebol.
A reportagem enfatizava os horrores e excessos das trocas de agressões nas arquibancadas e nos arredores do estádio.
O saldo negativo dos confrontos foram duas mortes e centenas de feridos em conseqüência dos ânimos exaltados. Gerou também muito prejuízo emocional e material.
As dores das vítimas eram narradas de um modo tão real que parecia ouvir-se até os soluços e gemidos da plateia que fugia aterrorizada pelo sangue que corria das arquibancadas e coloria o gramado.
            O excesso de detalhe e a riqueza dramática do texto motivaram um reboliço entre as palavras que de certa forma sentiram-se usadas exageradamente provocando nas pessoas reações diversas após a leitura.
O efeito teatral do texto motivou a inquietação da palavra Paz que figurava na última frase da reportagem. Observando a inquietação das companheiras assim falou:
- É inútil iniciarmos uma desordem entre nós só por causa dos atos de violência praticados pelas pessoas. Nós, mesmo representamos os pensamentos delas de forma escrita, jamais devemos seguir tal exemplo na nossa comunidade. Já se sabe que violência só gera tristeza e prejuizo.
            Na sociedade gramatical, existem regras e como bases da linguagem humana devemos dar exemplo de boa conduta. Sabemos que existem palavras que significam coisas desagradáveis, é necessário manter a ordem e o respeito em nosso convívio, murmurou sorrindo, a Paz.
            O Silencio por um instante, apresentou-se enquanto a palavra Violência interrompendo o sorriso da Paz, esbravejou dizendo:
            - Não se faça de engraçadinha e se coloque no seu lugar. Quer você goste ou não eu faço parte da mesma família que você. Somos da classe dos substantivos abstratos. Eu represento sentimentos carregados de adrenalina que deixam as pessoas valentes.
            A Paz desculpou-se com as outras palavras abstratas dizendo:
            - A partir de agora jamais deveremos criar desavenças. Todas as palavras são importantes, cada uma tem sua função.
O Entendimento agradeceu a palavra Paz depois murmurou:
- Entre os homens sempre, sempre vai existir discussão porque ninguém pensa igual. Da diferença entre a maneira de ver e sentir das pessoas é que nasce o crescimento. O homem é um ser social, ele necessita fazer amigos, interagir com eles para que possa ser feliz. Para que isso seja possível é necessário que eles respeitem as idéias uns dos outros, mesmo que não concordem com elas.
A convivência entre os humanos é um processo muito importante que requer controle educativo para favorecer o pregresso da sociedade, do mesmo modo que a organização das palavras nos textos é importante para o entendimento da mensagem.
 
Amábilis Rodrigues
Enviado por Amábilis Rodrigues em 10/08/2013
Reeditado em 11/08/2013
Código do texto: T4428297
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.