A CAMINHADA

A CAMINHADA
Cristiano caminhava pela calçada de uma cidade da grande Porto Alegre. Enquanto andava, observava os jardins das casas. Apreciava as flores e pássaros que por ali pousavam. Ele é apaixonado pelo canto dos pássaros.
Ao se aproximar de uma residência, percebeu que um serviçal estava tentando tirar do jardim, um enorme butiazeiro e que ao lado dele, estava um idoso dando as instruções.
Cristiano não se conformou com o que viu e depois de cumprimentar os dois homens, tentou um diálogo.
Por que vocês estão fazendo isso?
É que essa planta tira minha visão da rua. Eu costumo sentar naquela área da frente e ficar observando as pessoas passarem.
Cristiano ficou horrorizado e com bastante diplomacia, tentou falar com o homem.
O senhor sabe a importância dessa planta?
Além de nos dar frutos comestíveis, ela também alimenta vários animais. E tem mais, o butiá é uma planta considerada em perigo de extinção, no Brasil, portanto é necessário preservá-la.
Senhor José, nós podemos usar coisas, como móveis, deslocando-os de lugar ou até mesmo descartando, mas as árvores e arbustos são de muita importância para nosso planeta e não devemos usá-los apenas com a finalidade de satisfazer nossos caprichos.
Como o pé de butiá já estava arrancado, plantaram-no em outro lugar e para isso tiveram ajuda de Cristiano.
A educação da humanidade é mais valiosa, quando realizada na infância.


Lourdes Borges.