A Biblioteca / Sarau da madrugada

Quando o dia fecha os olhos, os sonhos acordam

Não era exatamente uma biblioteca. Era uma pequena saleta com uma estante que cobria toda a parede, uma mesa, uma cadeira giratória, e uma poltrona grande o suficiente para poder cochilar. E uma luminária, para as leituras noturnas. Ah, e uma janela que não dava para o nada, mas incidia luz natural tanto do dia como a luz da noite.

Quando chegava o silencio e a casa dormia, os personagens saíam dos livros e começavam o que eles próprios chamavam de sarau da madrugada. Ninguém sabia ao certo quando havia começado esses encontros.

O flautista de Hamelin já conhecia Edmond Dantè e Sexta-feira faziam anos, juntamente com o Dumbo e a Moura Torta. Lembram apenas que os personagens iam surgindo, noite após noite. E mesmo sobre o sarau eles não tinham respostas, algumas vezes aconteciam, outras não. Alguns personagens sempre se encontravam, outros apareciam esporadicamente. A verdade é que ninguém questionava nada.

Saindo setas de luzes da noite, esgueirando-se das persianas ,as paredes vibrando músicas absorvidas ao longo dos dias e o ar exalando um aroma de poesia, os personagens se reuniam e trocavam idéias.

É preciso alertar que nessas noites, a saleta se ampliava ao infinito.

Sentada na grande poltrona estavam Elizabeth Bennet e Julieta, ambas lateadas por Mr. Darcy e o jovem Romeo. Em pé, Petruchio irritando sua Kate, sentados no chão, Ron Weasley e Hermione, e encostado à parede Riobaldo com Otacília e um pouco afastada, Diadorim, todos atentos, enquanto o Analista de Bagé discursava alguma coisa.

- "Aqueles lá, estão discutindo a relação" comenta o inspetor Maigret com o sargento Lituma (dos Andes). Este muito tímido, apenas olhava em volta e testemunhando a farra que uma turma vinda de Macondo liderado por José Buendía e o cigano Melquíades estavam promovendo.

-"Uma invenção maluca, tenho certeza!" exclama o professor Robert Langdon, olhando diretamente para Maigret e Lituma, agora com alguns dos personagens de Carandirú, Sem chance e sua Lady Di, Desdete, Zico e Ezequiel, formando eles um grupo bastante eclético e inusitado.

Perto da janela, estavam as sereias de Homero, empoleiradas na mesa, altivas e alertas, rindo das historinhas das sereias de Andersen e acenando para as novatas sereias de Lilla.

lilla wood
Enviado por lilla wood em 21/09/2013
Reeditado em 21/09/2013
Código do texto: T4492183
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.