Serra da Mantiqueira,
foto de minha autoria feita no Amantikir Garden
Campos de Jordão

          A LENDA DE AMANTIKIR



Esta lenda conta a história de uma princesa muito bela da etnia Tupi, que era disputada por vários índios e eles brigavam por causa dela.
Ela então disse que se eles a amavam teriam que amar também uns aos outros e recusou a todos e apaixonou-se pelo Sol, que também se apaixonou por ela.
O guerrreiro de cocar de fogo então não queria mais se por, e já não havia noite, apenas dia, permanecendo com suas luzes acesas sobre ela e como não se deitava a Lua mal aparecia, provocando interminável dia. os pastos se incendiavam, não havia sono nem sonhos.

A Lua sentindo que perdera seu amor, o Sol, para uma mulher, foi contar a Tupã, que indignado mandou que se levantasse a mais alta montanha.
Ali ficaria confinada a princesa fora do alcance do Sol.
Este sangrou tardes inteiras e tentou se afogar no mar.
A princesa chorou rios, minas, nascentes e mananciais de lágrimas.

Seu povo então chamou a linda princesa de Amantikir ou Mantiqueira que quer dizer Serra que chora.

(parte deste texto eu extrai de uma narração de um guia que nos levou para conhecer o espaço "Amantikir Garden"(vejam a minha foto no perfil) em Campos de Jordão, onde são cultivadas uma infinidade de plantas e flores e  há um mirante onde tirei a foto da Serra da Mantiqueira e também de um texto de autoria de Pedro Paulo Filho ( google)

      

 

Adria Comparini
Enviado por Adria Comparini em 19/10/2013
Reeditado em 19/10/2013
Código do texto: T4532512
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.