PALAVRA DE ESCOTEIRO

Como valeu tudo o que aprendi no escotismo! As excursões, visita ao Tapajós, nossas atividades semanais e a união dos verdadeiros amigos que faziam parte da tropa.

Eram três patrulhas de jovens todos do mesmo bairro. Tinha 11 anos de idade em 1963.

Nesta época, no bairro Bom retiro da vila de Ipatinga, município de Coronel Fabriciano, lembro-me das atividades escoteiras com dois chefes que hoje só lembro o nome de um deles - o chefe Gilberto.

Durou bem menos de cem dias minha convivência nestas atividades escoteiras, pois no início de 1964 nossos chefes ficaram ausentes e sem darem notícias por mais de três meses e só retornaram para justificarem as faltas após o grande acontecimento do dia 31 de março.

Por outros motivos, ficamos sem as nossas reuniões por falta de chefes. Sobraram só lembranças. Uma que marcou demais foi o nosso primeiro encontro com verdadeiros escoteiros no Grupo Tapajós em uma atividade conjunta de final de ano - 1963.

O encontro aconteceu no centro de Coronel Fabriciano em frente ao cinema. Deslocamos em fila indiana juntamente com os outros escoteiros e muita surpresa durante o percurso iam acontecendo. (belíssima caminhada do centro da cidade até uma igrejinha que ficava lá no finalzinho do bairro conhecido como Melo Viana). O que aprendemos no escotismo é para vida toda. Palavra de escoteiro sempre ficará na minha memória!

De lá para cá, deste que Ipatinga foi emancipada em 29 de abril de 1964, surgiram na cidade, quatro grupos de escoteiros. Entre eles o 37º G.E. Júlio Verne e o 6º G.E. Xavante, os quais sobrevivem até os dias de hoje. Foram extintos o 90º G.E. Baden Powell e também o 80º G.E. Maxakali.

E foi assim que tudo começou... O Xavante é formado em 1988 depois dos dois grupos escoteiros já existentes em Ipatinga, (Júlio Verne e Baden Powell). Os quatro voluntários responsáveis pela criação do terceiro grupo para a comunidade dos Bairros Bela Vista e Das águas em Ipatinga são: Manoel Ferreira Abrahão, José Maria Outeiro, Anderson Barreto Mendonça e Maria José Fraga, ambos moradores do bairro. A primeira reunião ocorreu no dia 15 de setembro de 1988. Tudo ocorreu muito rápido e com sucesso. O Grupo recebeu o nome Xavante e a primeira atividade escoteira com os jovens (Oito Lobinhos e oito Escoteiros, todos noviços) aconteceu no dia 19 de novembro de 1988 nas dependências da Escola Estadual Maurílio Albanese Novaes.

Após o período de formação, foi feita uma grande festa para a primeira Promessa Escoteira do Grupo, onde os membros adultos e juvenis participaram da cerimônia no dia 22 de abril de 1989, ( Esta é a data de fundação do grupo ). Lembro-me com emoção das palavras do comissário regional, o saudoso Chefe Harmannus, ao entregar o nosso numeral: "O SEIS NÃO PODE MORRER!”

E assim foi fundado o 6º G.E. XAVANTE - 11º D.E / MG.

Em 1995 teve a necessidade de apoio da comunidade do bairro Bom Retiro e até hoje, o grupo funciona com muito orgulho para os jovens da nossa Ipatinga. Sempre procuro repassar para os novos integrantes do Xavante que “O SEIS NÃO PODE MORRER!”

Sou apaixonado com o escotismo e sinto orgulho de ter feito o meu melhor possível semeando uma semente no lugar certo e na hora certa.

Um bravo ao 6º G.E. XAVANTE - REGIÃO VALE DO AÇO/MG

Sempre Alerta!...

Manoel Ferreira Abrahão
Enviado por Manoel Ferreira Abrahão em 21/10/2013
Reeditado em 21/10/2013
Código do texto: T4534672
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.