O CENTENÁRIO DE SAPUCAIA

BRAVO! BRAVO! BRAVÍSSIMO!... Minha primeira história que revelo com muito orgulho aos meus conterrâneos (impressionante a leitura).

Olha que na época vivia os meus oito anos de idade.

No centenário de Sapucaia (junho de 1960), tínhamos um espaço bem no centro chamado largo, local onde se encontravam as pessoa do lugar nas hora vagas. Nesta área era um espaço cheio de mato. Lembro ainda desta época, da nova cerca de arame farpado que foi construída, cercando todo o espaço para não deixarem os animais soltos invadirem o local, pois estava sendo iniciado e implantado o novo projeto do Sr. Nelson Miranda, cujo objetivo era fazer do local uma bela praça que é até hoje.

Meu irmão e outros colegas tinham o costume de brincarem no centro onde hoje está o coreto. Eram eles todos colegas de escola: o Gentil da dona Lauda, o Lei do Fizico Damasceno, o Chico do Rufino e outros mais. Todos eles após a aula tinham o costume de buscar lenhas nas redondezas de Sapucaia, e chegavam já combinados para saírem correndo para o jardim brincarem de pique-esconde.

Neste dia, coitado do meu irmão Haroldo. Só vi a turma saindo correndo e foi ele o primeiro que rebentou a cerca de arame farpado com o peito, pernas e braços. Além de outros também que não sabiam que naquele dia tinham cercado a área.

(Era uma tardinha já anoitecendo) A farmácia do Sr. Gerino estava já fechada e foi meu meu pai mesmo que improvisou os primeiros socorros. O Haroldo ficou cheio de pontos feitos com recortes de lata retirado daquelas latas de 18 Kg de querosene, marca JACARÉ. Era moldes de latas, tipo doce de leite, enrolado em um lápis, onde duas pontas eram presas à pele prendendo assim os cortes das feridas.

Engraçado a imagem do meu irmão deitado vários dias sem poder mexer para que aquelas latinhas não soltassem das suas peles. Acredite ou não, mas os corte das feridas do arame farpado cicatrizaram e ficaram só as marquinhas dos pontos das pontas das latinhas.

Desculpem-me contar esta história. Mas, lembro-me também que 1960 Sapucaia foi uma festa o ano inteiro: A inauguração do coreto e a nova praça, desfiles, procissão e também a formatura da primeira turma da 4ª série do Grupo Escolar Coronel Florentino Miranda da Costa - Saudades da diretora Dona Sônia Ligeiro!...

Esta primeira turma de formandos de 1960 deixaram incentivos para todos nós que iríamos com certeza seguir os exemplos de coleguismos, aprendizagem e gosto de poder estudar neste Grupo Escolar.

Manoel Ferreira Abrahão
Enviado por Manoel Ferreira Abrahão em 04/11/2013
Código do texto: T4556664
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.