VIRTUDES - Flores a cultivar

Sentado numa grande pedra, em silêncio, o sábio observa o infinito.

Seu pequeno aprendiz, sedento de saber, permanece quieto ao seu lado, em respeito à quietude do mestre. Sabia que sempre que o sábio se perdia em sua própria distância, buscava algo mais para ensinar.

O sábio sorri, e o pequeno discípulo fica se perguntando para quem ou por quê.

Passam-se alguns minutos, até que o sábio resolva quebrar o silêncio. E, com a suave voz de sempre, comenta, deixando o pequeno aprendiz atento e agitado:

- Que belo!

- O que vê, que não vejo, mestre?

- Vejo além do alcance dos olhos.

- Mas, o que está além do alcance dos olhos?

- Um cenário colorido e radiante.

- Descreva para mim. Gostaria de estar vendo também...

- Vejo um grande portal reluzente e atrás dele vejo um belo e exótico jardim. Alguns anjos sorridentes andam de um lado para o outro, em silêncio.

- E o que fazem?

- Estão cuidando das plantas.

- Consegue reconhecer as flores?

O sábio não responde imediatamente. Fica em silêncio com o olhar fixo num determinado cantinho do jardim. E depois responde, seguro:

- Sim. E vou dizer quais são as mais belas.

- Então diga logo! Estou ansioso...

O mestre sorri para si mesmo e fala:

- Todo o jardim é composto por muitas qualidades de flores comuns e algumas... exóticas. E posso garantir que a mais bela é a iluminada e resplandecente Caridade!

O jovem discípulo não entende muito bem, mas prefere permanecer atento.

Sereno, o sábio continua:

- Perto do seu canteiro, vejo muitos Amores... Também vejo alvíssimas Esperanças de pétalas vibrantes.

Novo silêncio.

- O que mais pode descrever para mim, já que nada vejo?

- Posso ver com muita clareza e nitidez a Fé pairando, feito borboleta feliz, sobre o jardim tão colorido e perfumado.

- Pode me explicar por que não fala das flores?

- Mas estou falando de flores, meu pequeno! Não há flores mais belas que essas. Ah, o amor! Tem muitos canteiros desta magnífica flor, em variadas cores. E como cintilam aos meus olhos!...

- Fale-me mais sobre essas flores tão especiais. São mesmo bem exóticas, mestre!

Alguns segundos de silêncio...

- Elas representam virtudes indispensáveis em nossa vida.

- Fantástico, mestre! Nunca vi dessas flores, mas estou conseguindo imaginar. Gostaria muito de poder vê-las, assim como o Senhor.

- Vai vê-las também, meu pequeno. Comece mentalizando um belo jardim. Plante todas as flores que quiser, mas não deixe de plantar também essas flores exóticas. Regue-as com carinho e responsabilidade. Elas vão crescer com os seus cuidados e desabrochar. E, a partir desse momento, você as verá com a clareza e a nitidez que eu as vejo hoje.

O pequeno discípulo, com um largo sorriso e os olhos brilhando de fé e esperança, fala ao mestre:

- Mestre, meu coração já está transbordando de alegria, pois tenho certeza que um dia eu as verei, como o senhor as vê hoje!

Julieta Bossois
Enviado por Julieta Bossois em 06/12/2013
Reeditado em 06/12/2013
Código do texto: T4601604
Classificação de conteúdo: seguro