A Lenda da Flor Das Estevas

De: Silvino Potêncio ... de Tras Os Montes trago-vos hoje:
 
A LENDA DA FLOR DAS ESTEVAS
 
Quando Nosso Senhor ia com a cruz as costas, subindo por um monte acima que se chama Monte Calvário havia muitas estevas floridas de um lado e do outro mas todas tinham as flores brancas sem as pintas vermelhas, como aquela que vimos ali atrás. Nosso Senhor ia deitando muito sangue da cabeça devido aquela coroa de espinhos que lhe puseram para fazer pouco dele por ter dito que era rei e esse sangue caiu em cima das estevas e manchou as flores. Mais atrás ia Nossa Senhora chorando muito e caiu uma lágrima de sangue dos olhos dela que também manchou uma flor. De maneira que as estevas que têm seis “folhas” são as que apanharam o sangue de Nosso Senhor e a lágrima de Nossa Senhora; as que têm cinco só apanharam o sangue de Jesus para nos lembrarmos das cinco chagas; e as que são só brancas, não apanharam sangue nenhum.
Flores colhidas na Estrada de Castro Vicente entre Mogadouro e Macedo de Cavaleiros – à beira do Rio Azibo – Afluente do Rio Sabor)
(Fonte: CEAO – Centro de Estudos Ataíde Oliveira)


 
Silvino Potêncio
Enviado por Silvino Potêncio em 20/03/2014
Reeditado em 02/06/2015
Código do texto: T4736703
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.