UMA JORNADA INVISÍVEL

Vêm sem parar, insistentes e fugidias. Nascem lentamente como o sol em profusão de luzes. Ofusca a visão, o coração e a mente confundem.

Da madrugada escura elas surgem, como nuvens, por detrás dos montes e colinas. E elas indecisas, se vem com as brisas ou se ficam a encobrir o cume dos montes.

Aprisionadas elas estão, em uma caixa pequena. Cheia de massa cinzenta, que não se molda com as mãos. Vivem querendo asas, e livres para voar, libertarem-se para o espaço e poderem assim planar.

Seu nascimento é misterioso, assim como o do primeiro Homem, sobre a face da terra. E se pensarmos que elas nascem etéreas, desmaterializadas como um sopro, são comparadas ao espírito, cujo nascimento se perde na eternidade do tempo e das eras...

Em dado momento, elas deslizam pra lá e pra cá, sem asas para voar, sem pernas para andar. Não sei se deslizam emocionadas pelo coração ou racionalizadas pela razão. Mas, procuram um sentimento no raciocínio da emoção encontrar.

Então, elas descem ligeiras às mãos, até a ponta dos dedos, depois à ponta de um lápis ou transformam-se em “bits” e “Bytes”.

Quando chegam ao seu destino são aprisionadas novamente em uma folha de papel ou no espaço branco de uma folha virtual, friamente.

As vejo ali tão caladas sem encontrar uma saída, ficam esperando um olhar que as possam interpretar. Depois sorrir ou chorar. E elas se libertarem comovidas.

Nessa viagem destemida elas esquecem que são belas, quando vem com emoção nas asas da imaginação, e sempre que são sinceras.

São verdadeiras peregrinas do tempo... Presente, passado ou futuro. Viajam pelo espaço numa viagem sem fim, pois o limite é o imaginário que é infinito e arbitrário, ilimitado o seus recursos, que não se nega a ser algum...

Essa é a jornada das palavras, das minhas palavras, das palavras de qualquer um. Palavras sofridas, sentidas ou não sentidas... Lembradas ou esquecidas... Alegres abrem sorrisos... Tristes vertem lágrimas... Raciocinadas são frias... Elaboradas são sinceras... Inspiradas chegam emocionadas... Impensadas magoam e ferem... Apaixonadas inflamam-se e dilaceram... Existem também as prolixas, precipitadas, caladas e precisas. As primeiras imprestáveis, as segundas insensíveis, as terceiras morrem improváveis e as últimas se mostram sensíveis.

Elas podem chegar eivadas de todos os sentimentos, mas, se filtradas pela razão, aquecidas pela emoção e enriquecida pela inspiração, serão o líquido refrescante que dessedentam os viajantes... Todos aqueles corações que as leem e as experimentam.

Podem começar com uns versos, depois rimadas ou não, viram poemas ou poesias, que podem ser recitadas ou declamadas com emoção. Quando resolvem contá-las transformam-se em contos diversos, reunidas em uma história de original criação. Mas, existem as favoritas quando ritmadas são, numa roda bem formada, pegam os versos poéticos, que viram temas musicados, para os mais diversos gostos ecléticos... Assim, as palavras viajantes, com o som que às letras inundam. Numa linha de rimas e ritmos os poetas as ajeitam. Depois os músicos tocam quando as linhas se juntam...

Palavras... Palavras, que as inclemências dos ventos não levam, pelas eras afora ficaram registradas no tempo... Nos templos. E, nos mínimos sentimentos que às sobrelevam, elas se tornam caridosas e ficarão eternamente como exemplos.

Publicado no Panorama Literário Brasileiro - Edição 2013/2014

Os melhores CONTOS de 2013

Câmara Brasileira de Jovens Escritores

Autor: André Pinheiro

14/02/2013