CARTUCHO DE AMENDOIM


      Era sábado de Páscoa na minha cidade. Os carros passavam pela minha rua recheados de ninhos coloridos repletos de ovos e coelhos de chocolates. São os presentes de Páscoa usados na atualidade.
     Pela minha mente, um filme de nostalgia me transportou ao período saudoso da minha infância. Quanta saudade! Naquele tempo, as madrinhas e mães faziam os doces em suas próprias casas e os assavam nos fornos à lenha. Para colorir os ninhos elas confeccionavam cartuchos com papel de embrulho e os enfeitavam com papel de seda recortado. Os cartuchos, assim acabados recebiam amendoim açucarado e era a delícia da criançada e adultos. Usavam também colorir ovos de galinha, cozidos, ou então aproveitavam as cascas de ovos para enchê-los de amendoim açucarado.
     Era essa a maneira linda e simples que festejavam essa data tão importante para o Cristianismo – a páscoa.
...
     Durante muito tempo a meninada levava de casa uma merenda bem gostosa para a escola.
...
     Aflorou-me essa lembrança: a ingenuidade de uma criança, que aos seis anos de idade estava frequentando a doutrina para o preparo de sua primeira comunhão. Saiu da Igreja e foi direto para sua casa. Lá chegando encontrou sua madrinha conversando com sua mãe, não teve dúvidas e sem muito pensar, foi logo transmitindo a lição que o Padre havia falado na doutrina:
     - Viu madrinha, o Padre disse que todos devem fazer a páscoa.
     - Risada na sala , da sua mãe e de sua madrinha.
     - A mãe envergonhada, teve de explicar para a filha o que significava fazer a Páscoa.
     Essa menina de seis anos, era eu.

Lourdes Borges.