O Rato da Discórdia

Em ponta de pedras, na fazenda do senhor Lobato, viva o senhor Benedito com a sua família; Dona Wilse, Mi Shopa, Miricutinha e Alfonso. Assentados num lote de terra, pois trabalhava como carpinteiro e resolveu fazer uma horta. Plantando entre tantas verduras uns pés de tomate.

Não obstante, o passar dos dias, quando o tomateiro já estava adulto, saindo das flores para o fruto maduro, que carregado fazia inveja a quem passasse. De repente, os frutos começaram a desaparecer. E quando o senhor Benedito tomou conhecimento da situação pôs logo culpa em sua esposa. Insinuando, que ela não tomava conta direito da horta, deixando o rato comer todo o fruto.

Sob essa premissa a discórdia incendiou-se, pois os dois passaram a brigar todos os dias, até que dona Wilse a esposa do senhor Benedito falou para ele:

- Se não estas satisfeito, vem tomar conta você mesmo do seu tomateiro.

E assim, o senhor Benedito pediu ao patrão uma semana para resolver a história.

Findando a semana, o máximo que o senhor Benedito conseguiu saber foi de que os seus tomates continuavam sumindo sem qualquer identificação do culpado. Sendo razoável, que era o mínimo, admitiu a sua inoperância em pegar o rato e foi até sua esposa e pediu-lhe desculpas.

Os dias foram passando e o senhor Benedito ainda inconformado, arrumou outro suspeito, o filho da dona Chindó, que todas as manhãs passava lá pela casa do senhor Benedito, antes de liberar o curral. Mas eis, que também não teve êxito, pelo contrário, esse fato acabou levando o senhor Benedito a prisão, por acusar sem provas concretas. O rapaz, era amigo da família e sempre passou por lá, mesmo antes do sumiço dos tomates.

Com esse desespero do senhor Benedito, o delegado entrou na investigação, mas só hoje, após a morte do senhor Benedito e dona Wilse, o fato foi revelado ao delegado,

Que já aposentado, quase morre de rir. Ao saber que quem tirava os tomates dali era nada mais nada menos que um Saci, como falava o senhor Lobato, ao dizer, que :

- isso Benedito é coisa de moleque.

Porém, o Benedito vigiava os filhos homens, pois a mulher era tão comportada, que só hoje se veio saber que ela, mais de sessenta e nove anos, após revelou, que o tomate era uma delicia.