O infeliz

Que é a felicidade? É ela medida pelo que se tem? Perguntas estas que certo homem fazia a si mesmo num momento de reflexão. Havia ele perdido o emprego e se adoentado. Era homem infeliz porque não tinha nada. Apesar de achar que era feliz em certa medida. Mas a questão é que parecia sempre faltar alguma coisa. Coisa esta que ele também não saberia dizer. Outros falavam que a felicidade é relativa. Dizia um casal de idosos que completara cinquenta anos juntos que a felicidade vinha de coisas muito simples. Mas o que são estas coisas simples?

Sentou-se num banco de madeira de um hospital publico este homem de camisa listrada. Aguardava sua vez para ser atendido. Vagueou a mente, como se ao seu redor tudo estivesse sendo fechado. Como se todas as janelas estivessem fechando-se bem lentamente, as imagens se difundindo pelas margens da imaginação. Como se ele também se trancasse. E estava. Somente para si mesmo, como um egoísta. Pouca coisa o tirava daquele seu estado absorto.

Naquele corredor comprido iam e vinham, passos e passos de pessoas vestidas de branco. Forçadamente uma pergunta o arrancava do seu estado total inércia: onde me encaixo nesta loucura? Nesta vida mesquinha de nada?

Devia de haver algo de misterioso por trás do ar daquela gente. Pareciam falar outra língua — quem sabe a dos vestidos de branco.

E começou a surgir dentro de si um desejo de estar ali vestido de branco. No vai e vem dos corredores, mais do que isso talvez, um hospital é mais que um lugar de passagem, é a sua casa quando se esta de olhos fechados. Ele queria mesmo era abrir seus olhos e escutar somente uma vez: “Doutor Marcos, por favor, compareça a sala cirúrgica”. Que dor é esta, meu Deus, que sobe do peito rasgando o interior e apertando o coração? Precisava se encontrar, mas estava se perdendo toda vez que buscava não ser ele mesmo.

Entrou infeliz no consultório médico. Era uma médica de aparência jovial ainda, mais nova que ele: usava óculos, vestia um jaleco branco e uma calça transparente também branca. Consultório bem arrumado com toque e charme bem feminino. O ambiente exalava um odor de perfume que era uma mistura de uma sensação boa, indescritível— O de estar presente ali. Sensação esta que era ao mesmo tempo agonizante para a única pessoa que inevitavelmente ali que não vestia branco.

Começou a observar os objetos em cima da mesa. Ele achou individualidade em cada pertence que era muito pessoal: um bichinho rosa com pontinhos brancos em um canto, porta lápis com adesivo de gatinhos colado, uma agenda que não se parecia com a de uma médica e um celular personalizado de cor forte. Marcos ficara espantado ao surpreendeu que aquela médica vestida toda de branco tivesse algo em comum aos mortais. E que a médica atendeu-o com um largo sorriso e isso o fez sentir-se melhor. Quando ela lhe perguntava o que sentia, ele começou a medir as palavras externando o melhor de sua pronuncia, enquanto ela pouco se importava como pronunciar palavras.

Mal o celular tocou e ela fora atendê-lo como algo necessário a vida: adotou uma pose peculiar ao falar — era uma conversa fragmentada de duas pessoas fechadas dentro de um circulo. “... estou com um paciente agora”. De repente toda aquela individualidade desaparecera dos objetos.

Quem é esta mulher? De onde veio? Que tipo de vida ela leva? “... esta bem Tatiana vamos marcar então. Até mais, beijos”. Quando falava ao celular era ainda mais desconhecida para ele, mas em um instante quando voltou sua atenção para o homem, ela voltou a ser uma médica e ele, alguém que queria fugir de si mesmo.

Notara que havia uma leve mudança de expressão no canto dos lábios vermelhos. Chateara-se com aquela ligação e o trabalho já cansativo e estressante. Colocou a mão sobre a testa tapando metade dos olhos — queria fechar os olhos para tudo e não ver paciente na sua frente. Concentrou-se por uns instantes no paciente à sua frente que logo sairia pela porta da liberdade.

Saiu da sala, o homem, deixando alguns pedaços seus pelos blocos cirúrgicos, pelos corredores e com cada um dos que vestiam branco.

Logo na saída do hospital um mendigo pediu-lhe dinheiro para comprar um lanche. Ele pagou-lhe um salgado, que ficou extremamente feliz e disse que queria ser como ele. Surpreso, o homem perguntou-lhe por que. Que queria vestir-se assim como ele, com uma calça, e uma camisa listrada e bonita. E um par de sapatos. O homem de camisa listrada atônito ficou em silencio. E foi-se. O mendigo falou em voz alta: esse homem de camisa listrada que é feliz...

Geovani Silva
Enviado por Geovani Silva em 10/08/2014
Código do texto: T4917335
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.