Uma bola não é uma bola... (EC)

Dizem que o mundo é uma bola. O mundo não é uma bola, porque é oval, flutuando no vazio, num universo de estrelas, planetas e satélites naturais. Mas assim como o mundo não é uma bola, o vazio não é um vazio, pois que é preenchido e formado por partículas invisíveis aos nossos olhos. Olhos em formas de bolas...

Dizem também que uma bola é uma bola porque é redonda, mas nem toda bola é redonda, nem todo círculo é bola. Uma bola de futebol é redonda, assim como uma bola de futebol americano é oval. Ambas são bolas, ambas são de futebol, mas não têm formato de bolas, pois se afirmarmos que uma tem, logo, a outra não terá, e vice-versa.

Uma bola é algo maior, algo pleno, universal, mas não é uma bola.

Para o fabricante de bolas, a bola é um lucro;

Para o empregado dessa fábrica, a bola é o emprego, o alimento na mesa, o sustento da família;

Para os pais, a bola dada ao filho é garantia de sorrisos, é socialização com os amiguinhos, é orgulho;

Para o Dicionário – online de português (dicio.com.br/bola) – bola é “s.f. Objeto, geralmente esférico, para ser atirado, batido, chutado, empurrado, carregado, rolado ou arremessado, dependendo do jogo em que está sendo usada. As bolas podem ser duras ou macias, maciças ou cheias de ar. Mais de 30 esportes importantes são jogados com bola. Entre eles estão o futebol, o basquetebol e o beisebol”. Mesmo assim esse objeto assim definido não é uma bola, pois se a bola for de chocolate e for comida e digerida não será uma bola. Uma bola vazia ainda é uma bola? Uma bola de basquete, usada como bola de futebol de campo é uma bola de basquete ou uma bola de futebol? O esporte muda em detrimento da bola ou a bola muda em detrimento do esporte?

Uma bola é turismo, uma bola é união de povos, é fator de alegrias e de decepções. Uma bola de neve, lançada no ponto certo, pode virar uma avalanche, inocente no início, mortal no fim.

Uma bola não é uma bola. Uma Bola não é nada disso e pode ser tudo isso.

Uma bola não é uma bola! Bola mesmo é o que você quiser que que ela seja: de meia, de gude, de neve, de pano, redonda, oval, motivo de alegrias, motivo de tristezas, motivo de paz, motivo de prosperidade, motivo de esperança...

Bola é substantivo: - bola de basquete;

Bola é verbo: - embolar o meio de campo;

Bola é adjetivo: - esse menino está uma bola!;

Uma bola não é mesmo uma bola!

Bola, é uma incógnita!

Bola, é um mistério!

*****

Este texto faz parte do Exercício Criativo - Uma bola não é uma bola

Saiba mais, conheça os outros textos:

http://encantodasletras.50webs.com/umabolanaoeumabola.htm

Charles Lucevan Rodrigues
Enviado por Charles Lucevan Rodrigues em 25/08/2014
Código do texto: T4935927
Classificação de conteúdo: seguro