O Voto Secreto

Eleição para prefeito chegando, por todo esse imenso Brasil afora. Lá na Fazenda Rosa de Maio, já se podia notar o clima e a tensão, que não podia ser diferente, muito menos quando se expunha o município de Capim Bravo. Com apenas dois candidatos concorrendo ao pleito, sendo um deles José Rufino, bronco, fama de durão, candidato da situação, , dono de um terço das terras do lugar e que já estava no poder a mais de dois mandatos alternados revezando a gestão com Buiu, que morreu num armeiro de caça noturna e foi por causa dessa situação, que gerou uma briga interna, Luizão resolveu apresentar o filho, Jeremias, menino estudante da capital, dono de cafezal, pimenta do reino e cacau, o seu pai contribuía com a metade ou seja, da pequena ilha ele era quase o dono.

Disse ao seu filho:

- Filho mudo o meu nome se você não ganha essa eleição para prefeito

E ao aproximar o dia da votação, o fazendeiro mandou chamar todos os administradores e fazendeiros correligionários das suas e outras fazendas.

Assim, no dia da eleição o fazendeiro matou vinte e oito cabeças de gado, organizou um futebol, mandou chamar as esposas dos trabalhadores e fez uma imensa festa para receber os eleitores. Cada fazenda fazia do seu modo e na Rosa de Maio foi mais ou menos assim. O Fazendeiro pegou a lista com nome das pessoas que iam votar e como mesário, junto ao oficial fez cada um assinar.

Enquanto as cédulas iam gradativamente passando pelas mãos do oficial e do fazendeiro até se adequarem as urnas o churrasco, regado a muita bebida, futebol e a dança sem par as horas iam passando.

Lá pelas cinco horas Manezinho prá La de melado, pisando dobrado viu o chefe, o senhor Luizão conversando muito e rindo a toa com o Juiz e o oficial, quis saber:

- Patrão em quem mesmo que eu votei, que eu quero dizer pra minha mulher.

O patrão, entroceu os olhos, pediu licença as artoridades e disse:

- Ora seu fila da mãe, cape fora daqui, além de não arespeitar as artoridades aqui presentes. Inda tem o topete de me perguntar em quem votou. Pois não sabe tu, que o voto é secreto.

No dia seguinte subiu ao palanque como prefeito do lugar Jeremias filho de Luizão.