ANTES TARDE DO QUE NUNCA

ANTES TARDE DO QUE NUNCA

Quando alguma coisa acontece depois da hora, as pessoas usam o velho adágio: antes tarde do que nunca para justificar o atraso, mas nem sempre é exatamente assim, porque tem atrasos inexplicáveis e muito irritantes; Salomé era a doceira preferida de São João das Palmeiras e as vezes aceitava encomendas demais e ficava em apuros, porque doces de festas não devem se atrasar.

Mas ela sempre dava um jeito de cumprir os tratos; com mais de quarenta anos, Salomé já não tinha esperanças de arranjar um namorado, mas quando o soldado Geremias chegou a cidade, se encantou pela doceira e ela perdeu o juizo com a novidade e usava a maior parte de seu tempo para namorar, se esquecendo de suas obrigações e trabalhava correndo o tempo todo.

Mas quando Isis, a filha de Euzébio Martins rico fazendeiro da região encomendou os doces para seu casamento, ela precisou se concentrar, porque era uma encomenda enorme e só de doces finos e de preparo demorado e Salomé começou a preparar aqueles doces com bastante antecedência, mas quando o garboso militar passava na rua, ela corria para a janela e perdia tempo namorando.

O dia do casamento de Isis se aproxima e ainda faltam muitos doces, bombons e bolos para serem preparados, mas Salomé continua namorando na janela, o tempo passou e o grande dia chegou e muita coisa ainda estava por fazer, foi aquela correria, Salomé pediu ajuda aos parentes, mas nada resolveu, porque faltava até o bolo da noiva e foi um vexame sem tamanho.

Salomé só conseguiu entregar a metade dos doces encomendados e o bolo da noiva não foi entregue, a noiva chorava e o fazendeiro Euzébio Martins ficou uma fera e depois do casamento foi a casa da doceira e disse: vim trazer seu pagamento, retirou o cinto de couro da cintura e deu uma surra enorme em Salomé, saiu da casa deixando a doceira caída no chão toda ensangüentada e aos gritos.

Mas o azar de Salomé não parou por ai, porque o soldado Geremias foi transferido para outra cidade bem distante e se foi sem ao menos se despedir dela e nunca mais apareceu em São João das Palmeiras; depois dessa encrenca toda a doceira dizia: antes tarde do que nunca é uma mentira, o certo é antes cedo do que tarde. Salomé nunca mais namorou e nem atrasou as entregas de doces.

Maria Aparecida Felicori {Vó Fia}

Nepomuceno Minas Gerais Brasil

Vó Fia
Enviado por Vó Fia em 12/10/2014
Código do texto: T4996542
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.