DANÇAR...DANCEI !!!

DANÇAR...DANCEI!!!

Nasci menina festeira e assim que minhas pernas se firmaram, eu comecei a dançar e nem precisava música, porque qualquer som que eu ouvia servia para marcar meus passos ainda incertos, mas já dançantes; se um pássaro ou um galo cantavam, já era motivo para minha dança e assim crescia em ritmo de um eterno bailado; aos quinze anos eu era presença garantida em todas as festas.

Convidada ou não eu comparecia e ninguém se divertia mais do que eu e todos diziam: olha só gente, como a Laly é alegre, ela é a alma da festa e ao ouvir esse comentário eu dançava mais ainda e o passar do tempo parecia não me afetar, porque eu era forte, bonita e alegre e o tempo era a menor de minhas preocupações; namorados não me faltavam, mas casar eles casavam com as menos festeiras.

Mas quando cheguei aos vinte anos, minhas melhores amigas já eram esposas e mães e eu continuava dançando, abrilhantando as festas e namorando, mas continuava solteira, porque as outras moças aprendiam prendas domesticas e eu só dançava e dançar não é uma boa recomendação para arranjar marido, mas eu achava que tinha muito tempo ainda e continuava a dançar e dançar.

De repente o tempo deu um salto e eu acordei certa manhã com cinqüenta anos, então me assustei, porque eu já não era a alma das festas e ninguém queria dançar comigo, porque novas mocinhas estavam nas festas e então o tempo passou a me preocupar, porque eu estava só e não via solução possível, porque enquanto minhas amigas se casavam, eu dançava e me divertia nas festas.

Mas o tempo não parou e agora com oitenta anos, vivo abandonada em uma casa fria e triste, onde não se ouve uma conversa, um riso, porque as festas ficaram no alegre passado e o que sobrou foi a solidão, a velhice e para completar minhas pernas estão fracas e quando ando perco o equilíbrio e parece que vou dançar, mas velhas não dançam e ai eu entendi que de uma certa maneira eu dancei.

Maria Aparecida Felicori {Vó Fia}

Nepomuceno minas Gerais Brasil

Vó Fia
Enviado por Vó Fia em 16/10/2014
Código do texto: T5001820
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.