Medos

Muitas vezes, na vida, pensamos no medo de fraquejar, de que nada vai dar certo. Enfim, medo. É normal, em todas as fases da vida. De criança, temos medo de tropeçar, e alguém rir quando estamos no chão. Medo de escuro, medo de alguém que amamos ir embora. Medo de fazer xixi na cama, e mamãe brigar, e papai pedir pra tentar não fazer mais. Crescemos. Viramos pré-adolescentes, e nossos medos, apesar de mudarem, continuam existindo. Alguns até permanecem desde a infância. Na pré-adolescência, essa fase que os hormônios começam a se revoltar contra tudo e todos, nossos medos são diversos: Desde os escolares, do tipo, repetir de ano, ir mal na prova de matemática, ser pego "ajudando" o amigo, até medos na família, do tipo, separação dos pais, brigas na família, morte de algum ente querido. Há, ainda nessa fase, o medo daquele garoto bonito não ser "a fim" da garota, ou no caso dos garotos, as meninas bonitas. Esta é a fase, onde a pessoa começa a amadurecer, em alguns casos, amadurecimento precoce. Não significa que todo pré- adolescente seja maduro, ou imaturo e que todo adulto seja imaturo. Ou maduro. E então, chegamos á fase adolescente, ou "aborrecente" na visão de alguns pais. É a fase em que os hormônios estão "dando uma festa" em nosso corpo, e mudanças de humor são típicos nela. O que um adolescente tem medo? Basicamente os mesmos para um pré-adolescente. Eu, como adolescente sei muito bem. Temos medo da morte. Sim, alcançamos maturidade suficiente para entender o quão dolorido a perda de alguém importante pode ser. Mas também temos medo por aqueles que nos amam, e que chorariam com certeza por nossa partida. O adolescente tem medo de ficar sozinho, de nunca conseguir alguém para dizer ''Eu te amo", de nunca amar verdadeiramente alguém, como namorado ou namorada. Medo de não passar no vestibular, de não conseguir almejar o que quer, medo de não ser o orgulho da família. Até certa idade, são esses medos que nos preenchem e fazem parte do que somos.

Diferentemente do que achamos, nossos piores medos, fazem parte do que somos. Principalmente quando atingimos a idade adulta. É esta a fase do "agora ou nunca". A fase da tomada de decisões, a fase de deixar alguns medos para trás,e enfrentá-los com garra e coragem.

Todos temos medo, mesmo os mais "valentões."

(continua)

Larissa Siqueira
Enviado por Larissa Siqueira em 05/11/2014
Código do texto: T5024743
Classificação de conteúdo: seguro