UM CONTO DE NATAL

As crianças estavam concentradas escrevendo suas cartinhas para o Papai Noel. Bentinho, que não sabia ainda ler nem escrever, ditava a carta para Nanda que havia já finalizado a sua. Dedoca por não acreditar em Papai Noel se recusou a participar da empreitada organizada por tio Jorge, justificando não saber o que pedir.

Todos os anos por ocasião das festas natalinas, com a criançada em férias escolares, a família se reunia na fazenda de tio Jorge e a produção das cartinhas era uma tradição iniciada pelo vovô.

Apenas um presente poderia ser pedido de modo que as crianças pediam o que mais ardentemente desejavam ganhar.

Cartinhas prontas, envelopes subscritos foram recolhidos para serem levados aos Correios. Os pedidos ao velhinho Noel deveriam ser mantidos em segredo uns dos outros pois seriam conhecidos no dia de Natal.

Os embrulhos eram encontrados na manhã seguinte à noite de Natal próximos aos sapatinhos deixados pelas crianças ao lado de suas camas.

Dedoca deixou de acreditar em Papai Noel quando em uma noite de Natal viu seus pais colocando o presente em seus sapatos; mesmo decepcionada prometeu ao vovô não contar aos primos mantendo em segredo o que descobrira.

Chegado o dia de Natal as crianças acordaram cedo e encontraram o presente pedido nas cartas, menos Dedoca. Tio Jorge, compadeceu-se pela sobrinha que não ganhara presente porém ela demonstrava aceitar bem o fato decorrente de sua incredulidade.

Após o almoço natalino tio Jorge reuniu a turma para um passeio pelas cercanias da fazenda e cumprimentar os empregados que lá moravam. Numa estradinha de terra depararam com Papai Noel montado num burrico carregando balaios cheios de presentes. As crianças fizeram um reboliço e agradeceram os pedidos atendidos. Dedoca ficou surpresa com o inusitado encontro mas logo percebeu que o Papai Noel era seu vovô disfarçado levando presentes para os filhos dos empregados da fazenda. O Bom Velhinho tirou de um bolso do casaco um pequeno embrulho e o entregou à Dedoca dizendo:

- Você não escreveu e nada pediu, porém eu sei que você é uma boa menina e este presente é para você.

Dedoca abriu o embrulho, continha uma caixinha e nesta um anel onde estava gravado: “segredos são sagrados”. Abraçou Papai Noel, enfiou o anel no dedo e começou a cantar animando a criançada.

Tio Jorge deu passagem e lá se foi Papai Noel montado em seu burrico distribuir os presentes de Natal.