Kalil e Zezinho eram funcionários de uma mesma empresa, se davam muito bem. Certo dia, eles discutiram por causa do serviço, trocaram insultos e naquele momento tornaram-se inimigos assumidos um do outro. Passaram-se dois anos, Zezinho se aposentou e resolveu fazer uma festa de despedida, pois iria morar no interior. Convidou os amigos um por um na empresa para sua festa. De repente, chegou perto de Kalil, seu inimigo declarado, e estendeu à mão para cumprimentá-lo. Kalil deixou-o com a mão estirada, virou as costas e foi embora. Zezinho ficou triste, porque tinha pensado que poderia acabar com aquela rixa que não os levaria a nada.

Um tempo depois os dois foram passar férias na colônia onde ambos eram sócios, mas um não sabia da presença do outro. Numa bela manhã em que a maioria dos sócios estava em volta da piscina, Kalil brincava com sua netinha dentro da piscina. De repente, ele começou a gritar por socorro, pois estava tendo cãibras.

Zezinho, vendo o seu desespero mergulhou. Tirou primeiro a menina e depois empurrou Kalil até a beira da piscina, saiu dela, estendeu sua mão a Kalil e o puxou para fora. Após se recuperar do susto, Kalil notou que quem o tinha salvado era seu antigo amigo, que um dia deixou com a mão estendida. Num momento de emoção, pediu perdão ao amigo, e os dois voltaram a se dar bem.

O que aprendemos com essa ilustração? Nunca deixe uma pessoa com a mão estendida quando ela for cumprimentar você, pois um dia ela pode puxá-lo de um abismo e salvar sua vida. Aprendemos também que devemos suportar uns aos outros (Leia Timóteo 4. 2) e estar sempre dispostos a oferecer o perdão ao invés de guardar mágoas.Temos que promover a paz e não a discórdia e procurar viver bem com todos.

No texto de hoje Abraão nos dá uma grande lição para evitar uma desavença, ao oferecer a Ló o direito de escolha. Muitas vezes temos que abrir mão do nosso poder e oferecê-lo ao outro para não haver uma contenda, e esperar na providência de Deus.

Leia Genesis capitulo 13: 1-9. Texto extraído do devocional Cada dia com Deus número 01