Que vergonha!
 
Certa vez fui passar minhas férias com a família no litoral, e num dia de garoa e mormaço minha esposa resolveu ficar com as crianças. Fui sozinho à praia e lá fiquei ao lado de um carrinho que servia bebidas e comecei a beber. Nessa época eu tinha problemas com o alcoolismo, de repente comecei a sentir um forte calor e me deu vontade de tomar um banho para me refrescar. Só que nesse dia eu não estava com a vestimenta adequada para o banho.
 
Tirei a camiseta e bermuda e fui para a água de cueca de abas (Aquelas bem confortáveis e largas) Quando mergulhei e me levantei a cueca desceu, eu estava tonto por causa da bebida,quando me abaixei para levantá-la veio uma onda muito forte e me derrubou, fiquei pelado em plena praia e com muitas pessoas vendo, ouvi gargalhadas e gritarias. Por sorte apareceu um senhor com uma toalha, me cobriu, me ajudou a vestir-me e me levou até a casa onde eu estava com a família.
 
O texto lido hoje nos lembra Noé, que sendo um homem de Deus, experimentou a embriaguez e chegou a ficar pelado dentro da sua própria casa. Estando ele de ressaca (V24) amaldiçoou um de seus filhos porque ao invés de ajudá-lo como fez os outros, ele foi fazer fofoca com os irmãos. A ressaca alcoólica é o resultado da bebedeira que deixa a pessoa com indisposição física e mental,uns chegam a ter depressão, irritabilidade e tremores, no meu caso, no dia seguinte sentia vergonha, medo e mal estar.
 
Eu creio que Noé ficou envergonhado e irritado com sua situação, pois a vergonha sentimos no dia seguinte, e olha que histórias de bêbados são todas semelhantes, só muda o nome da pessoa e o endereço. Foi a ressaca que maltratou a Noé. Muitos alcoólatras sofrem acidentes de carro e nas empresas com a ressaca do dia seguinte, pois ela é a mais perigosa para muitos. Quem sofre do alcoolismo tem que buscar a Deus enquanto se pode achá-lo somente a misericórdia dele pode nos libertar.
 
Leia Genesis 9. 18-27.
 
Texto Extraído do livro devocional: Cada dia com Deus.