Seleta Filosófica

Seleta Filosófica.

- Legal esse livro; meu! Só tem frases filosóficas de grande profundidade. A gente aprende mais lendo um treco desses do que com esse monte de livros que você vive lendo. Aposto.

- Leia uma das frases pra mim.

- Olha essa aqui: “O rio atinge seus objetivos porque aprendeu a contornar os obstáculos”. É do André Luís.

- Uma idiotice profunda. Desde quando objetos aprendem? Um rio não aprende nunca. Um rio é apenas uma correnteza de água que corre por uma depressão de terra. O certo seria escrever essa frase da seguinte maneira: “Um rio chega ao seu destino porque a água contorna os obstáculos.” Vê se pode...Um rio “aprende”...Essa é boa...

- Tem outra muito boa aqui. Essa é bem feita mesmo. Olha só...

- Quer que eu leia?

- Não. Quero que escute o que vou ler.

- Então diga “escute só” e não ‘olha só”.

- Tu és chato...

- Vai ler ou não vai?

- “Enquanto vivermos com os homens o melhor é ter geral afabilidade com todos e com nenhum, particular familiaridade”. Essa é ótima.

- Ótima. Principalmente para quem é incapaz de fazer amigos, para quem sabe puxar o saco de todo mundo e que, na verdade, não gosta de ninguém a não ser de si mesmo. Tem outra melhor?

- “Faze tudo como se alguém te contemplasse”. Se a gente fizer isso, agir como se alguém estivesse nos vigiando, a gente erraria muito menos.

- E brocharia muito mais.

-“Os homens dificilmente esquecem uma ofensa, mas facilmente esquecem os benefícios”. Gostei dessa.

- Eu também. Essa me fez lembrar que te emprestei aquela grana no mês passado e ainda não recebi de volta. Você se esqueceu do benefício, mas se eu te xingar por isso não vai perdoar nunca.

- “Deus pôs o prazer tão próximo da dor que muitas vezes se chora de alegria.”

- Concordo. E também colocou a área de lazer tão próxima da área de esgoto no corpo humano que seria reprovado em arquitetura.

- Dessa também eu gostei: “Os que crêem que o dinheiro tudo consegue são propensos a fazer tudo por ele.” Jóia; né?

- Por falar nisso, de novo, quando é que você vai me pagar aquela grana?

- “Não somos ridículos pelas qualidades que não temos, mas sim por aquelas que fingimos ter”.

- É o seu caso.

- “Muitas vezes nos arrependemos de ter falado; nunca, porém, de havermos calado”.

- Essa é a imbecil das imbecis. Como é que nunca vai se arrepender de ter calado? Pensa na tua mãe atravessando a rua, distraída da vida, um caminhão vem vindo para cima dela e você fica ali, caladão, sem avisar à coitada. Vai se arrepender depois de ter ficado calado ou não vai?

- Você enche o saco...

- Encho o saco porque estou sempre certo. Fala outra.

- “Quantos deixariam de ser amigos se pudessem saber o pensamento do outro.”

- Nosso caso, meu caro. Ainda bem que você não lê pensamentos.

- Nem você. Ainda bem também.

- Essa é excelente, escuta só: “Nem mesmo onde és estimado vás amiúde”.

- Essa é um toque pra você não ir tanto à minha casa. Uma hora enche.

- Vá se...Essa aqui você vai ter que achar bonita: “ A mocidade traz nos lábios o sorriso da esperança; a velhice traz nos olhos as lágrimas da saudade.”

- Ou o véu da catarata...

- Essa aqui é um pensamento chinês: “Se tens dois pães, vende um e compra um lírio.”

- E com o pão que sobrar você faz um sanduíche de pão com lírio. Deve ser isso.

- Um tal Claude Tillier disse que “A dor sempre se esconde por detrás do prazer.” Pessimista; né?

- Aí depende. Pode ser pessimista ou realista.

- Como assim?

- Você sabe lá que posição o cara assumia pra sentir prazer? Uma frase dessas só pode ter sido dita por um boiola pessimista., Agora, pra encerrar esse teu papo filosófico: porquê o Platão era muito mais forte que o Sócrates?

- Porquê?

- Ele freqüentava a Academia.

- Essa eu não entendi.

- Sei disso.

Fernando Brandi
Enviado por Fernando Brandi em 09/06/2007
Código do texto: T519421
Copyright © 2007. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.