764-A VISITA MISTERIOSA-de freira falecida.

História da Escola Estadual Paula Frassinetti, em São Sebastião do Paraíso.

Homem de poucas letras mas de um dinamismo inegável, Donato Piccirillo dava continuidade à grande “Casa Brasil”, antiga “Casa Maria Italiana”, fundada por sua mãe, esforçada imigrante italiana que, com grande tino administrativo, fizera de seu pequeno estabelecimento comercial uma importante casa varejista e atacadista, a maior de toda a região do Sudoeste de Minas Gerais.

Atendendo ao balcão, dando rápidas incursões ao escritório, e demoradas idas aos armazéns de mercadorias, seu Donato fiscalizava tudo, com aquele “olhar de dono que engorda o porco”. Nada escapava à argúcia de sua administração e de sua presença nas dependências do estabelecimento, parecendo estar em todos os lugares ao mesmo tempo.

Alegre e bonachão era benquisto por todos, e solicitado para ajudar em quase todas as atividades sociais da cidade, desde o pedido de donativos para os velhinhos da Vila Vicentina, ao patrocínio de ampliação da Santa Casa (único hospital da cidade), até proposta para se associar a empreendimentos imobiliários, industriais e o que surgisse na cidade.

Generoso, ajudava a todos os pedidos de donativos.

Atilado, só entrava em negócios de lucro garantido.

Idôneo, jamais embarcara em aventuras ou picaretagens financeiras ou comerciais. Inteligente, jamais entrou na política.

<><><>

Certa tarde, pelos idos de 1960, foi procurado por uma freira que solicitava um “momentinho da sua atenção”. Cordialmente, com um sorriso aberto, convidou a visitante:

— Pois não, Irmã, é uma honra recebê-la. Venha, entre no meu escritório. Aqui podemos conversar à vontade.

Assim que se sentaram, Donato ordenou ao rapaz ajudante do escritório:

— Matias, vai lá dentro, traz água e cafezinho para gente.

Pelo hábito negro, pela touca e o rosário pendente na cintura, Seu Donato reconheceu: era uma irmã da Congregação de Paula Frassinetti. Irmãs dedicadas e competentes, cuja vocação era mesmo para o ensino, já administravam, na cidade, o Colégio Paula Frassinetti (Curso Ginasial) , a Escola Normal e a Escola de Comércio. Estabelecimentos de ensino de alta qualidade, todos exclusivamente para meninas e moças, que formavam excelentes professoras primárias, contadoras e preparavam centenas de alunas para enfrentarem o estudo nas faculdades.

A freira mostrou desembaraço e foi logo ao assunto:

— Seu Donato, estou aqui para lhe pedir uma ajuda muito grande. É para a construção de uma escola primária aqui no bairro. O senhor sabe, a escola mais próxima está lá no centro, e o bairro está crescendo, tem muitas crianças para estudar.

— É verdade, Irmã. A meninada do bairro tem que andar bastante para ir à escola. Tem muito garoto aqui que nem vai à escola.

— É preciso fazer uma escola, por pequena que seja, para os meninos do bairro.

— Olha irmã, a senhora sabe, é um pedido muito importante. Tenho que pensar. Dentro de uma semana, vou lhe dar uma resposta. Vou procurá-la no Colégio.

Com esta resposta, a Irmã (que nem se identificara), despediu-se.

<><><>

Uma semana depois, eis o protagonista desta história real batendo à porta do Colégio Paula Frassinetti, a fim de dar uma resposta ao pedido da irmã. Atendido pela Madre Gomes, diretora do colégio, ele, que era homem de ir direto ao assunto, disse:

— Madre, semana passada fui procurado por uma Irmã do seu colégio, pedindo ajuda para a construção de um grupo escolar no bairro onde está a Casa Brasil e onde também resido. Vim para dar a resposta.

Madre Gomes achou muito estranho o motivo da visita.

— Acho que o senhor está enganado. Não autorizei nenhuma irmã aqui do meu colégio a pedir-lhe esta ajuda. Não temos nenhum projeto para um grupo escolar e...

— Tenho certeza que era uma de suas Irmãs. Infelizmente, nem lhe pedi o nome,

A superiora, interessada em elucidar o que lhe parecia um grande engano, propôs:

— Vou chamar todas as Irmãs aqui na sala, perante o senhor, para verificar quem o visitou.

Dentro de alguns minutos, todas as Irmãs estavam na sala, perfiladas, para que uma delas fosse identificada como a que teria visitado o importante comerciante.

Olhando com atenção para a fileira das Irmãs, ele disse:

— Não, não foi nenhuma destas aqui.

Observando melhor, falou, meio indeciso:

— Parece que foi esta. Não tenho certeza... é parecida com ela...

A madre disse para a irmã indicada, que seria a possível visitante:

— Irmã Paula, a senhora visitou o senhor Donato?

— Não, Reverenda Madre. A senhora sabe que não saimos do Colégio sem sua autorização.

Impasse. Um ar de desconforto encheu a sala. As irmãs começaram a conversar.

— Silêncio! — Determinou a superiora.

O comerciante ficou sem jeito, olhava de um lado para o outro, para as irmãs e para a superiora.

Acidentalmente, ergueu os olhos para um quadro, o único da sala, uma pintura que retratava uma irmã da congregação..

— Foi essa irmã que me visitou, disse, apontando para o retrato.

— Impossível! – disse Madre Gomes. — Essa pintura é o retrato da fundadora da Congregação. Nossa amada Beata Paula Frassinetti.

O ambiente da sala ficou pior ainda. Mas a madre, com determinação, ordenou que as irmãs saíssem da sala.

Muito sem jeito, seu Donato levantou-se.

— Bem, irmã... acho que já vou indo.

— Por favor, seu Donato. Não vá, sente-se, lhe peço.

Madre Gomes havia percebido que algo transcendental estava acontecendo. Pensou:

A visita de uma irmã desconhecida... identificada como a fundadora da congregação... Não me atrevo a pensar em milagre... mas um aviso foi dado, com certeza.

Ele sentou-se. E a Madre prosseguiu.

— E o senhor... veio dizer que nos ajuda a construir uma escola no seu bairro?

— Mas a senhora disse que não tem nenhum projeto e...

— Mas o senhor foi convidado... e se aceitar o convite, claro que faremos a escola, sim!

— Pois é, vim aqui para dizer que tenho um terreno bem ajeitado, no centro do novo loteamento do bairro. Quero oferecer para a construção do grupo escolar.

— Pois então! Mãos à obra!

Tocando a sineta que chamava a irmã atendente, lhe disse:

— Chame a irmã Paula.

E quando esta chegou:

— Irmã Paula, o seu Donato vai doar um terreno para a construção de um grupo escolar no bairro São Judas, onde ele tem a Casa Brasil. E a senhora vai ficar encarregada de construir o grupo escolar naquele terreno.

— Mas, reverenda... Eu... não sei se posso...

— Olha, irmã, claro que pode.

<><><>

O comerciante despediu-se, feliz por ter feito a doação do terreno. E, com o correr do tempo, o grupo escolar foi erguido quase que totalmente com material doado por ele.

Irmã Paula, que administrou com eficiência a construção, foi nomeada a primeira diretora do Grupo Escolar Beata Paula Frassinetti.

Atualmente, meio século depois (escrevo na segunda década do século XXI), aquela semente de cultura e saber funciona sob a tutela do Estado de Minas, como Escola Estadual Paula Frassinetti. O pequeno prédio foi ampliado e o edifício, de dois pavimentos, com 40 salas de aula, mais quadra de esporte, ocupa todo um quarteirão. Frequentado por mais de 800 alunos, é uma escola modelo para a cidade e para a região, pois foi erguido atendendo a um pedido póstumo da fundadora da Congregação, hoje no panteão da Igreja Católica, Santa Paula Frassinetti.

ANTONIO ROQUE GOBBO

Belo Horizonte, 15 de janeiro de 2013

Conto # 764 da Série Milistórias

Antonio Roque Gobbo
Enviado por Antonio Roque Gobbo em 20/04/2015
Código do texto: T5213763
Classificação de conteúdo: seguro