787-DESVENDANDO MISTÉRIO ANTROPOLÓGICO-Bom Humor

Após muitos anos de pesquisas, com viagens e expedições científicas ao continente africano e gastos de mais cem milhões de reais, cientistas brasileiros chegaram a um consenso sobre o palpitante assunto As causas do clareamento das palmas das mãos e das solas dos pés dos negros.

Os estudos foram patrocinados pelo governo brasileiro, através da Secretaria de Assuntos Étnicos do Ministério da Cultura.

Com o estabelecimento de “cotas” para negros, tornaram-se necessários aprofundamentos científicos a fim de estabelecer realmente quem é negro no Brasil.

Desde os tempos de Hitler que estudos sobre uma questão racial não eram feitos com tal profundidade. Por ser um assunto delicado e a fim de não ferir suscetibilidades, tanto as atividades como as verbas do projeto foram mantidas em segredo.

O relatório a seguir descrito foi obtido pelo vazamento de informação, isto é, algum dos cientistas envolvido vendeu os resultados da pesquisa a quem melhor pagou.

Mas vamos ao relatório. Escoimado de tecniquês e de firulas literárias, eis a seguir um resumo do calhamaço de mais de duas mil páginas.

<><><>

É do conhecimento geral que os primeiros homens – de acordo com a lei da evolução – são originários da África e eram negros.

Então houve uma estranha descoberta: as águas cristalinas de um poço de fundo de pedras muito brancas tinham a propriedade de clarear a pele dos negros, tornando-os brancos.

Quando a notícia se espalhou, houve uma verdadeira corrida de negros de todas as tribos da África para o poço, a fim de se tornarem brancos.

Milhares de negros se tornaram brancos. Porém do constante entrar e sair do poço com os corpos molhados, a água foi diminuindo.

Diminuindo, diminuindo, até que a rocha branca do fundo do poço ficou aparente, e água foi secando.

De tal forma que os últimos negros a se beneficiarem da propriedade da água entravam pelo poço, porém só conseguiam molhar apenas as solas dos pés e as palmas das mãos — não havia mais água para ser passada pelos corpos.

Apenas as palmas umedecidas e as solas dos pés molhadas ficavam brancas.

Até que, finalmente, o poço secou totalmente.

É por isso que os negros têm as palmas das mãos e as solas dos pés brancas.

<><><>

Os autores do relatório final foram indicados para receber o Prêmio Nobel. Quando os juízes leram o calhamaço (resumido acima), houve um momento de surpresa, antes das gargalhadas estourarem. Durante alguns minutos, os juízes deram vazão à crítica sonora do famoso “relatório”.

Até que um deles tomou a palavra e disse:

— Isto é uma piada. E não temos Prêmio Nobel para Piadas.

ANTONIO ROQUE GOBBO

Belo Horizonte, 19 de junho de 2013

Conto # 787 da Série 1.OOO HISTÓRIAS

Antonio Roque Gobbo
Enviado por Antonio Roque Gobbo em 01/05/2015
Código do texto: T5226979
Classificação de conteúdo: seguro