Verídica e Com Humor

Cansado de ser acordado aos domingos bem cedo, quando gosto de dormir pelo menos até as dez da manhã, passei a não ter a mínima paciência ou educação com os pregadores evangélicos que se acham no direito de incomodar-me quando bem entendem. Despeço-os lá de cima, da varanda mesmo. Geralmente, por uma questão de educação, coisa que me veio do berço, dirijo-me a eles com bons modos:

- Vá encher o saco de outro. – ou algumas delicadezas do gênero, tais como: “pô, meu !! Eu no meio de uma macumba e você vem me interromper…” , ou “eu numa transada legal e você vem bancar o empata…”

Tenho a impressão de que eles saem meio aborrecidos, mas como divulgadores de Cristo que são, duvido que me queiram mal por isso. Devem perdoar setenta vezes sete. Como ainda não cheguei à 490a. visita deles…

Mas no último domingo foi diferente. Olhei lá de cima da varanda e vi duas moças, evidentemente crentes, mas que me pareceram bonitas. Em vista de seus belos e evidentes argumentos, resolvi descer e atendê-las educadamente.

A mais moreninha, com sua longa saia e cabelama comprida em uma só trança, era bem jeitosinha. Mas a lourinha era um espetáculo de mulher. Toda nos conformes. Toda em cima das mais rigorosas normas do Iso 4000, ABNT, Procon, IPEM, e sei lá mais o quê de controle de qualidade.

Pena aquelas roupinhas sem graça, sem estilo ou charme. E aquela linda cabeleira em forma de corda de transatlântico.

- Bom dia, senhoritas. O que as traz ao meu humilde lar?

- A Palavra Sagrada.

- Uma só? Qual é ela?

- Queremos falar com o senhor sobre a Bíblia. (juro que ela pronunciou Bíblia com b maiúsculo).

- O que tem a Bíblia? Não foi de mim que você comprou. Tenho certeza. Não trabalho com livros religiosos. Meus livros são todos cheios de pecados.

- Não é isso. É que eu queria falar com o senhor sobre certas passagens da Bíblia.

- E não quer mais porquê?

- Como não quero mais?

- Você disse: “eu queria falar com o senhor sobre certas passagens da Bíblia” Você falou no passado: queria.. Sua colega é testemunha disso.

- Tudo bem. Eu quero falar com o senhor sobre certas passagens da Bíblia.

- Agora sim. Agora eu entendi. Porquê é que você quer falar comigo sobre isso? Não está de acordo com o que leu?

- Até pelo contrário. Estou de pleno acordo com tudo. E o senhor?

- Eu? Tem algumas coisas que eu discordo totalmente. Sobre outras eu discordo parcialmente. Já algumas outras eu acho que estão absolutamente certas.

Sem saber se eu falava sério ou se brincava, a mocinha foi perdendo a naturalidade enquanto eu a encarava com minha melhor cara de domingo de manhã e de despertado antes da hora.

- Sabe, senhor, nossa missão é…

- Quem lhe deu esta missão?

- Nossa crença. Nossa fé.

- Nossa de quem?

- Minha, de minha colega, de meus irmãos todos…

- Sua família é muito grande? Seus pais têm muitos filhos?

- Meus irmãos, meus irmãos aos quais me refiro são os irmãos de fé.

- Ainda bem. Esse negócio de família grande hoje em dia é fogo…

- O senhor me permitiria continuar minha explanação?

- Claro, mas você ainda nem começou…

- O senhor não deixa…Fica fazendo um monte de perguntas…

- E não posso?

- Poder pode, mas isso me deixa meio atrapalhada.

- É que você fica tão lindinha atrapalhada que eu não resisto. Sua boquinha vermelha, molhadinha, também me deixa atrapalhado.

Ela fechou a carinha e ficou parecendo um passarinho zangado.

- Zangada, então, fica mais linda ainda.

A moça ao lado dela mantinha a cara fechada e olhava-me com pouco caso. Resolvi agradar a ela também.

- Você também não é de se jogar fora, morena.

Ela tentou manter a evangélica seriedade, mas deixou escapar um sorrisinho fugaz.

- Arrá, você sorriu…Você sorriu que eu vi. E tem um sorriso lindo.

Aí ela não agüentou e sorriu abertamente.

- Eu sabia. Eu sabia que você ia sorrir pra valer. Tá pra nascer uma mulher que não sorria de um galanteio do ateu aqui.

- O senhor é ateuuuu!!??

- Sooouuuu. E se Deus me der força e saúde hei de provar que ele não existe. (roubei a frase de Millor Fernandes só para incomodá-las).

- O senhor não ama Jesus?

- Digamos que eu tenha por ele respeito, amizade, consideração, mas amor, assim no sentido de ser apaixonado, não. Amizade e um respeito profundo, digamos assim.

Só quando ri alto e demoradamente é que elas perceberam que eu estava brincando, mexendo com elas, provocando-as.

- Não liguem pra mim, moças. É só brincadeira. Eu sou descendente direto de um dos sete demônios.

- Não diga uma coisa dessas nem de brincadeira, senhor.

- Você diz isso porquê não conheceu minha avó. Ela era o capeta em forma de velha.

Cansado de brincar com elas, de vê-las sem saber como agir, resolvi comportar-me direito e deixar que falassem à vontade. Prometi ouvir em silêncio o que a loirinha tinha a me dizer.

-Vou falar só mais uma coisa antes que você me explique certas passagens da Bíblia. Pode ser?

- Pode. O que é?

- Sua boquinha é linda.

- Como eu ia dizendo…

- Eu tenho um irmão que é crente.

- É mesmo? Que bom! Que templo ele freqüenta?

- Nenhum.

- Ele é evangélico e não freqüenta templo nenhum?

- Eu não disse que ele é evangélico. Eu disse que ele é crente. Ele é crente que sabe mais do que todo mundo só porquê é espírita.

- Espírita tem parte com o demônio.

- Meu irmão que não te ouça…É capaz de te dar uns trancos. Essas pessoas muito espiritualista são meio chegadas à violência.

- A Bíblia, meu senhor, é um livro tão sábio, tão importante, tão necessário à humanidade, que a gente nem pode imaginar o que seria de todos nós se a Bíblia não tivesse sido escrita. Veja o senhor que há trinta anos atrás todo mundo julgava que a Terra era quadrada, e só quando o homem chegou à lua foi que viu que ela era redonda. E a Bíblia já dizia isso há mais de dois mil anos.

- Espere um pouco, minha linda jovem. Repita o que me disse.

- É. É isso mesmo. Até trinta anos atrás a humanidade julgava que a Terra era quadrada, e só quando os americanos chegaram à lua é que viram que ela é redonda. Sendo que a Bíblia já nos dizia isso dois mil anos antes…

- Você já ouviu falar em Galileu Galilei, moça? Em Copérnico? Em Leonardo Da Vinci?

- Não, mas aposto que são todos uns hereges…

- Então a Bíblia já sabia que a Terra era redonda dois mil anos antes dos americanos? Que coisa incrível!! Que coisa fabulosa!!

- Não é mesmo? A Bíblia não é mesmo um livro maravilhoso?

- Estou me referindo à sua ignorância, minha cara. Ela sim, é fabulosa, é incrível, é indescritível. Vamos combinar o seguinte: quando vocês duas concluírem o primário, e tiverem estudado um pouquinho mais, voltem a falar comigo. Agora, com licença que tenho mais o que fazer além de ouvir besteiras.

Onde está a safadeza desta história? Está na cara. Não é uma tremenda safadeza alguém nos acordar duas horas mais cedo em um domingo pra nos dizer que “há trinta anos atrás a humanidade acreditava que a Terra era quadrada…?”. Eu chamo isso de sacanagem. da grossa. E quanto ao amor do título? A loirinha era, fisicamente, um amor de pessoa…A outra nem tanto.

Fernando Brandi
Enviado por Fernando Brandi em 12/06/2007
Código do texto: T523202
Copyright © 2007. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.