Encarar a Vida com Sorrisos

Encarar a Vida com Sorrisos

Numa antiga aldeia vivia uma velha senhora a quem os habitantes chamavam de “Chorona”.

A razão desta alcunha era por ela estar sempre a lamentar-se do tempo e das dificuldades da vida.

Ela para sobreviver vendia bolinhos numa rua que diariamente um monge usava quando ía ao templo fazer suas orações e ritos.

Um dia para satisfazer a curiosidade o monge pergunto-lhe: - “ Sempre que por aqui passo esteja um lindo dia de Sol ou um dia de suave chuva vejo que a senhora não deixa de lamentar-se do tempo e da vida..." Porque não encara a vida com mais resignação e otimismo ?

A velhinha com um ar triste respondeu-lhe:- “Bom monge tenho dois filhos ”. O mais novo faz simples sandálias e o mais velho constrói guarda-chuvas.

Quando está um radioso dia de sol ninguém aparece a querer comprar guarda-chuvas e ele fica em dificuldade para sustentar a sua família.

Quando o tempo está chuvoso penso no meu filho que faz sandálias porque com tal tempo ninguém vai querer comprar-lhe sandálias e como ele não consegue arranjar dinheiro fica com problemas para manter a família.

O monge depois de pacientemente ter ouvido a velhinha sorriue disse-lhe : - “ Mas a senhora devia de ver as coisas desta maneira:

- “Quando o sol brilha o seu filho vai vender muitas sandálias e isso será muito bom!

- Quando o tempo for de chuva o seu outro filho vai ter oportunidade de vender muitos guarda-chuvas, e isso também será muito bom! ”.

A velhinha olhou para o monge com alegria e exclamou:- “ Tem razão…! Agora penso que seria muito pior se os meus filhos, ao mesmo tempo, tivessem de sentirem-se infelizes … “

Desde esse dia a velhinha quer faça Sol ou Chuva em vez de se lamentar, sorri feliz.

Faro, 01 Junho 2015

gmarques

Gualberto Marques
Enviado por Gualberto Marques em 01/06/2015
Reeditado em 02/06/2015
Código do texto: T5262419
Classificação de conteúdo: seguro