A “classe” nasce com a pessoa ...

Ouvi alguém contar-me um episódio que se teria passado quando o famoso e célebre Gandhi, ainda como estudante de Direito, frequentava a Universidade em Londres.

Quem me contou intitulou-a de "anedota" mas penso que teria sido algo mais do que uma simples piada para ridicularizar um professor que o grande espirito do Mahatma Gandhi quis pôr em destaque

Quando Gandhi estudava Direito tinha um professor, chamado Peters, que não gostava dele e que estava sempre disposto a querer menospreza-lo; porém como não tinha estatura moral nem intelectual para tal desafio o jovem Gandhi nunca abaixou a cabeça ou se deixou rebaixar.

Um dia o professor estava comendo no refeitório e o estudante Gandhi foi sentar-se à mesma mesa.

O professor então aproveitou a oportunidade e com a sua habitual descortesia e falta de educação disse-lhe:

Senhor Gandhi, você não sabe que um porco e um pássaro não comem juntos?

OK, Sr. professor, já vou voando… E de imediato mudou de mesa.

O professor, aborrecido, resolveu vingar-se no próximo exame que lhe iria fazer mas Gandhi foi sempre com correção respondendo com brilhantismo a todas perguntas.

Então o professor resolveu mudar de estratégia e decidiu pôr-lhe à apreciação a seguinte questão:

- Senhor Gandhi, indo o senhor por uma rua encontra no chão uma bolsa. O Senhor apanha a bolsa e verifica que dentro dela encontrava "sabedoria" e "muito dinheiro". Tendo apenas de tomar uma opção. Com qual das duas coisas o Senhor Gandhi resolvia ficar.?

-Claro que ficava com o "dinheiro" Sr. Professor.

- Ah!!... Pois, eu no seu lugar ficaria com a "sabedoria".

- Tem razão Sr. Professor..., cada pessoa acaba sempre por desejar ficar com o que não tem...

O professor ficou furioso..., escreveu na prova “Idiota” e entregou-a.

Gandhi recebeu a prova e foi sentar-se no seu lugar.

Passados alguns minutos foi ter com o professor e disse-lhe:

-Sr.Professor, desculpe-me; o Sr assinou a prova, mas não pôs a nota…

Faro, 29 Junho 2015

Gualberto Marques
Enviado por Gualberto Marques em 29/06/2015
Reeditado em 29/06/2015
Código do texto: T5293659
Classificação de conteúdo: seguro