ALIENÍGENAS

Alguns profissionais do Jornal “O Dia”, clientes habituais da Colombo Lanches, conversam animadamente com o gerente do estabelecimento que é vítima frequente de zoação por ser contumaz perdedor em apostas futebolísticas. As brincadeiras entre eles se desenvolvem sob o clima de uma saudável camaradagem.

Dentre as pessoas que se renovam nas mesas, surge um desconhecido. Ele se acomoda e lê pacientemente o cardápio. Depois de algum tempo, pede uma cerveja e um sanduíche. O garçom, de forma expedida, atende a solicitação.

O tempo se esvai... Como o desconhecido não faz outro pedido e nem desocupa o lugar, acaba sendo abordado.

- Licença, está servido? - pergunta o garçom, que passa o guardanapo sobre a pedra e, após, repõe o paliteiro, os temperos, o lenço de papel e o prato com o intocado sanduíche nos seus devidos lugares, levando, por fim, a garrafa e o copo vazios.

- Mais uma cerveja, outro sanduíche, fósforos e cigarros - solicita o cliente.

O garçom, conhecido pela alcunha de Pato, estranha a réplica de um lanche que permanece intocado, mas atende o pedido. Adverte, contudo, não ser permitido fumar no estabelecimento.

Volatilizam-se as horas... O movimento na lanchonete é intenso. O desconhecido continua absorto... Seus olhos se vão além da janela por entre o vaivém das pessoas na rua. Outras vezes, se fixam na tevê que mostra a decisão da UEFA Champions League. No copo, um restinho morno de cerveja. Nos pratos, os sanduíches intocados. Lá pelas tantas, Pato alcança-lhe outro maço de cigarros.

Os fregueses chegam e saem, dentre eles, os competentes e espirituosos profissionais do jornal "O Dia" que estão registrando o aparecimento de estranhos objetos nos céus da cidade. Um dos jornalistas, que foi visto próximo ao desconhecido, traz consigo uma mochila nas costas.

Como os demais fregueses aguardam um lugar que não desocupa, o gerente confabula com o garçom que, posteriormente, se aproxima do desconhecido:

- Tudo OK, senhor? Deseja mais alguma coisa?

Diante do assédio, o estranho personagem pede a conta.

- São... sessenta e dois reais, completa o garçom, apresentando-lhe a nota discriminada.

O desconhecido passa os olhos no apontamento e, indignado, vocifera:

- Isso aqui não está correto!

Percebendo a controvérsia, o gerente se aproxima:

- Posso ajudá-lo?

- Sim, estou sendo lesado. sessenta e dois reais por uma cerveja!?

O gerente determina que Pato atenda os habitués e avoca a resolução do impasse:

- Senhor, são duas cervejas, dois sanduíches à moda da casa, cigarros e fósforos, sem incluir as imagens do jogo Barcelona e Real Madrid pela TV, e sem contar o privilégio de assistir, através da janela, o desfile das beldades pelo calçadão. Tudo isso, durante quase três horas!...

- Está doido? Sanduíches?, Cigarros?, Fósforos? Não mesmo, é só uma cerveja!

Em realidade, não mais são vistos os pratos. Sequer migalhas dos sanduíches que há pouco estavam intocados. O estranho autoriza que se cavem os bolsos, e nada de cigarros ou fósforos.

Atraindo a memória, o garçom conclui que as louças não foram retiradas da mesa, portanto, não poderiam ter desaparecido.

Para não despertar a atenção da clientela, o gerente se acalma:

- Senhor, desconheço sua mágica, mas tudo bem. Pague apenas a tal cerveja e não me apareça mais.

Passada a confusão, o gerente volta-se pro Pato:

- Vou te descontar essa, meu chapa!

Pato já não se concentra nos pedidos:

- Homessa! Logo pra cima de moi?...

---------------------------------------------------------------------------------------------------

No dia seguinte, ao abrir o estabelecimento, o gerente, sem conter um sorriso, alcança ao garçom um exemplar do periódico "O Dia", apontando-lhe para a charge que fora criada por um profissional recém contratado pelo jornal. Na caricatura, intitulada "Alienígenas Invadem a Cidade", estão compostos discos voadores ao redor de um pato atônito. A base de um dos engenhos assemelha-se a um pires, onde se sobrepõem sanduíches e maços de cigarros.

Destoando das tradicionais caracterizações dos ÓVNIS, a charge também representa uma estranhíssima nave no formato de uma garrafa de cerveja horizontalmente suspensa.