Uma Substituição Fatal

Certo dia, uma comunidade de sapos entendeu negar que fosse governada pelo seu rei porque achava que era ruim. Assim todos os sapos da comunidade decidiram expulsar o rei e diziam: - vai-te embora e nunca mais volte para estas paragens.

Em sua substituição, decidiram eleger outro rei, tendo a escolha, recaído à serpente.

Anualmente, os sapos tinham por hábito, realizar uma festa por ocasião das colheitas ou antes do início da lavoura. Chegara então a altura das colheitas e os sapos decidiram fazer uma festa como de costume. Na festa, os melhores pratos foram postos à mesa da rainha serpente ladeada por seculos (conselheiros) que a acompanhavam. Na hora de comer, todos puseram-se a olhar para a rainha serpente que não dava sinal de quem estivesse interessada a comer,e diziam:

- Sua Majestade, há uma variedade de alimentos deliciosos. Por ora, que pratos prefere comer?

A rainha só meneava a cabeça e nada dizia. Preocupados, os súbditos voltavam a perguntar: Podemos servir-lhe alguma coisa?

A rainha serpente nada respondia apesar de que tudo estava posto na mesa.

Os sapos desconheciam que as serpentes alimentavam-se do seu veneno. De repente, a rainha saltou por cima de um dos seculos, torceu-lhe o pescoço e matou-o.Fez o mesmo com todos os restantes sapos idosos que a rodeavam.

Os mais jovens quando se aperceberam do cenário correram para o rio e esconderam-se na água. Compreenderam então que tinha sido um erro, expulsar o rei da sua espécie e escolher a serpente quando afinal era a melhor inimiga da comunidade dos batráquios. Daí em diante, os sapos passaram a ter uma vida aquática para livrar-se da malvada serpente.

Salueira Costa, 24/6/07

Fábula de transmissão oral da comunidade do Chiumbo,Huambo.