A Invenção

A chuva cairá sobre o jardim de flores amarelas, brancas e roxas já sem esperanças, sobre à casa velha empoeirada e sobre o leito dos claros cabelos castanhos esverdeados do riozinho, que da janela a menina Luisa cultuava sem parar. No mais certo, apenas tentava esquecer a dor da curiosidade e desobediência, que a pouco cometera ao abelhudar uma panela no fogão, que a deixou de queixo queimado.

Na oportunidade do momento dona Luciana compadeceu-se de sua filha e tentava alegrá-la mostrando-lhe um lindo vestido amarelinho com desenhos da “Minie” comprado recentemente pra ir ao aniversário de sua avó. E o estimulo de imediato funcionou, entusiasmando a menina, tão logo ela pôs os olhinhos calmos angelicais sobre o modelo.

Mas dona Luciana, conhecendo a inquietude da filha de pronto estabeleceu:

- Luisa este vestido só será usado domingo que vem no aniversário de sua avó!

Como criança é bicho sapeca, iguala-se ao anjo quando quer, mas vira lobo, quando dizem-lhe não. Ela logo se envolveu noutro impasse. Se emburrou, bateu o pé e se mexeu para o lado e para o outro, chorou e até o momento de ir a escola nada conseguiu.

Porém quando estava de volta, chegou toda pra frente e numa alegria sinistra disse a sua mãe:

- mamãe a professora falou, que amanhã todos os alunos devem ir pra escola com qualquer roupa que tenha a Minie na estampa.

De repente dona Luciana teve um susto e pensando interrogou a filha:

- Por quê? O que tem na escola?

A menina um pouco embaraçada retrucou:

- Mãe é o aniversário do Andre e todos nós deveríamos ir de fantasia, pois o tema é a Minie, mas como não tenho fantasia, preciso ir vestida com algo que lembre a Minie.

Dona Luciana já ia se render, quando refletindo melhor resolveu concordar apenas para animar a menina. E no dia seguinte, sob efeito da desconfiança, ela foi a escola falar com a professora, que lhe deu a informação diferente, embora fosse realmente o aniversário do Andrezinho.

No caminho de volta pra casa, já sabendo de toda a verdade pensava em um corretivo, mas com o riso na alma pela criatividade da menina resolveu aplicar um sermão duro e deixá-la de castigo, não permitindo que ela fosse ao aniversário do André.

Arrependida, mas sem perder a pose Luisa se aproximou da mãe e falou:

- Mãe desculpa. Eu não faço mais assim. É que eu só queria vestir o vestido bonito da “Minie” pra mostrar para as minhas coleguinhas. Eu não sabia que tava mentindo.

De um beijo e um abraço. A magia do amor desfizeram o coração daquela mãezinha e na quinta feira Luisa, foi toda prosa com o seu vestidinho amarelinho, enfeitado com a estampa da Minie para a escola.