O Azar Não Se Procura

Um dia a rainha Barata foi ter com o rei Cágado dizendo que ele nunca tivera problemas com o seu povo. Disse ainda que desde a sua infância nunca conheceu o azar.

- Como é o azar e como devo conhecê-lo?

Perguntou a rainha Barata ao rei Cágado e este perguntou-lhe se gostaria, na verdade, de conhecer o azar.

A rainha barata respondeu afirmativamente e, de seguida, o rei Cágado deu-lhe as seguintes instruções:

- Olha, traga consigo todo o seu povo pois, sozinha não vai poder ver o azar que procura, assim, o povo teria também a ocasião de assistir o que iria acontecer porque tal teria significado importante para a sua vida e a de todo o seu povo.

A rainha convocou toda a população e foram à residência do rei Cágado e disse: aqui estou eu e o meu povo.

- Deixe que eu solte os meus soldados para vos proteger enquanto esperamos pelo azar, revelou o Cágado que ao mesmo instante soltou as galinhas que passaram todo o dia na capoeira sem comer. Estas devoraram todas as baratas que estavam no recinto da residência do Cágado.

A rainha, ao ver isso, fugiu debaixo da crosta do Cágado e disse: -Nunca vi este azar!..

O rei Cágado respondeu:- O azar não se procura porque vem ter connosco a qualquer momento. O azar não se procura. Concluiu o rei Cágado.

Salueira Costa, 25/6/07

Fábula de transmissão oral da comunidade ovimbundu do Huambo.