A fé de um ateu

Tenho convicção de que hoje foi o pior dia de meus trinta e sete anos de vida, pela manhã tive uma discussão com minha mulher, que não nos levou a nada.

Ao levar meu menino no colégio, perdi a hora e chegamos atrasados.

No trabalho tive uma discussão com meu chefe que ameaçou despedir-me; quando fui almoçar em casa minha mulher não falou comigo; voltando para o trabalho meu carro quebrou.

Mas que bom, o dia está terminando, já estou voltando para casa, mesmo que seja de táxi.

Lembrei que era sexta-feira treze apesar de não ter superstição. Acabei imaginando que poderia ter alguma ligação, acabei pedindo ao motorista que me levasse ao bar do Elias, que eu freqüentava todas as sextas depois do expediente, chegando lá percebi que aquele dia estava estranho, só havia duas pessoas no bar, aquilo de sexta-feira, àquele horário você não encontrava mesa vazia, só havia um mulher que particularmente não gostava dos seus modos, e um homem que por alí nunca tinha visto, acabei puxando um papo com ele que me disse que o seu dia também não foi bom.

Disse ele: sou ateu e tenho certeza que Deus existe. Eu ri na hora... e ele continuou: tenho um filho que estava na beira da morte desenganado pelos médicos, minha mulher muito religiosa brigou comigo por não rezar então disse: se o seu Deus existe, o André nosso filho vai ficar bom e eu começo a acreditar que em Sua existência. E não é que o Andre saiu da UTI e está bem! Perguntei a ele com toda a minha curiosidade: então você não é mais um ateu?

Disse ele depois de um gole de cerveja: não, continuo ateu, apesar de acreditar que Deus existe. Senti vontade de rir mas fiquei quieto. Ele acrescentou: Deus nos deu o livre arbítrio de pensar e de agir conforme nossa vontade, vou continuar ateu mas não no sentido real da palavra, que quer dizer aquele que não crê em Deus, sou ateu aquele que não reza à Deus, eu acredito que Ele existe mas vou procurar não rezar para Ele você entendeu? E outra, o maior milagre que eu poderia pedir Ele já realizou, meu filho está bem.

Então, lhe perguntei: Não é hora de agradecer?

Ele respondeu depois de outro gole de cerveja: Nos livros que contam a vida de Jesus Cristo tem uma passagem que diz, estava com fome e me deste de comer estava frio e me cobriste. É isso que vou fazer, ajudar o próximo que necessita, assim vai ser o meu agradecimento.

Então disse: vamos brindar ao seu filho, e a fé de um ateu que tem mas fé do que eu.

Américo Cruz
Enviado por Américo Cruz em 02/07/2007
Código do texto: T549396