Lendas do céu e da terra...

Em uma série que compartilharei com meus(minhas) Amigos(as) jovens poetas(isas)/escritores(as) aqui do RL, postarei textos 'garimpados' na obra LENDAS DO CÉU E DA TERRA, publicada pelo excepcional Malba Tahan no Círculo do Livro na edição integral Copyright (c) 1983 Nair de Mello e Souza

Novamente solicito as devidas vênias aos gestores RL por publicar obra que não é de minha autoria e nem inédita.

P.S.: Convém salientar que a notação (D.) constante no final desta obra e em todas as que forem editadas posteriormente, servirá para indicar que há contribuição de vários autores.

OS TRÊS OBREIROS

Três operários preparavam pedras para a construção de um grande templo.

Aproximei-me do primeiro e perguntei-lhe, fitando-o com simpatia:

--- Que estais fazendo, meu amigo?

--- Preparo pedras! --- respondeu-me secamente.

Encaminhei-me para o segundo, e interroguei-o do mesmo modo.

--- Trabalho pelo meu salário! --- foi a resposta.

Dirigi-me, então, ao terceiro e fiz a mesma pergunta com que já havia interpelado os outros dois:

--- Que estais fazendo, meu amigo?

O operário, fitando-me cheio de alegria, respondeu com entusiasmo:

--- Pois não vê? Estou construindo uma catedral!

Reparem, meus amigos, no modo tão diverso como cada operário cumpria seu dever. O primeiro desobrigava-se de uma tarefa para ele material e grosseira; o segundo não visava senão o dinheiro a receber pelo trabalho; e o terceiro contemplava o ideal.

Escravos seremos se, à semelhança do primeiro operário, limitarmos nossa vida à luta diária.

Entre os ambiciosos nos incluiremos se contemplarmos somente o lucro imediato de nossos esforços.

Felizes serão, porém, aqueles que vivem, lutam e sofrem por um ideal.

(D.)