921-RESUMO DO RESUMIDO-Tributo a Marco Autelio Baggio

Tributo a Marco Aurélio Baggio

CONHECI Marco Aurélio BAGGIO em junho de 2001, quando comecei freqüentar as reuniões da Arcádia de Minas Gerais. Nosso conhecimento ficou apenas em contatos nas reuniões e mesmo sendo um homem interessantíssimo, não houve oportunidade de travarmos uma amizade de verdade.

Admirei-o como escritor versátil e pela educação com que tratava a todos os que estavam ao seu redor. Encontrei-me com BAGGIO pela última vez em uma reunião do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais, já alquebrado e abatido, mas sempre admirável.

Nasceu em 08.03.1943 e faleceu em 26.05.2014, com 71 anos. Psiquiatra e Psicanalista exerceu a profissão durante 46 anos. Escritor, publicou 19 títulos, nas áreas de psicanalítica, psiquiatria, estudos literários, antropologia, economia, capitalismo e filosofia.

De seu livro “Um resumido de Quase Tudo” (2009) fiz uma garimpagem do que acho o melhor do melhor de BAGGIO. Ao deixar registrado nesta crônica esses excertos, presto minha homenagem ao ilustre Marco Aurélio Baggio.

PROJECIOLOGIA –

A experiência de saída do corpo trás a ideia de que a pessoa não morre, afirmando que seu principio pensante permanece. Afirma que se pode continuar existindo depois da morte pessoal, crendo que a consciência não morre. A Projeciologia admite que ajam interações bioenergéticas entre pessoas vivas e os mortos.

ENERGIA

Energia é força em ação.

1ª. Lei da conservação da energia: A Soma das energias totais de um sistema se mantém constante.

2ª; Lei – Termodinâmica: Os sistemas físicos tendem a perder energia (calor) para seu meio

Ambiente.

3ª. Lei – Entropia: É a tendência de equilíbrio de energia de um sistema.

VIVER E MORRER

Ao nascer, o ser humano está metido numa enorme loteria e a desintegração de seus processos metabólicos já têm prazos demarcados. Inscrita no âmago de sua vitalidade, há uma morte programada com hora marcada. A Morte é o verme no cerne da Vida.

ALMA E ESPÍRITO

Alma é a Animação do ser vivo energizado. Espírito é a coalizão de qualidades do ser vivo psiquizado. Ambos exalam, dissolvem-se, desaparecem no cadáver.

QUIMERA

Quimera é um ser mítico, que possuía aparência de leão pela frente

BUSCAR

Não somos velhos enquanto buscamos. Procure, busque, pesquise. Investigue. Quem procura, acha.

OBJETIVOS DA VIDA

Ter objetivos da vida é estender sua existência.

Primeiro: Sobreviver. – Para isso é necessário adquirir alguma forma legítima de extrair dinheiro do

Pool da economia de sua comunidade.

Segundo: Viver com Dignidade – isto é, viver sem submeter aos caprichos de nenhum opressor.

Terceiro: Viver com Qualidade de Vida - isto é, não ter de assumir aborrecimentos desnecessários

em sua existência.

Quarto: Viver com Criatividade, isto é, apondo coisa com coisa, alhos com baralhos, nada com

coisa alguma. Os resultados são artisticamente surpreendentes.

Quinto: Viver em plenitude é quando se sente amor por quase toda a espécie humana.

Sexto: Transcender a Vida acontece quando a pessoa, plena, pode realizar alguma façanha ou

Fazer algum benefício que sobreviverá à sua morte.

Sétimo: Aprender a Viver. O Sentido da Vida sempre será confeiçoado pela própria pessoa.

SABER FAZER

Saber fazer a hora e saber fazer acontecer. A vida exige que o homem seja um ser ativo, parti-

participativo, produtivo, proativo e assertivo. Admitem-se férias, claudicações,

alguma preguiça, revertérios e aposentadorias. (Só.)

VIVER É:

1 – Definir Objetivos e Decidir conquistá-los.

2 – Ter iniciativa nos empreendimentos

3 – Confiar na obtenção dos resultados.

4 – Aproveitar oportunidades inesperadas.

5 – Evitar e corrigir rapidamente os erros.

6 – Arrostar a adversidade.

7 – Surpreender-se com as facilidades.

8 – Não forçar por demais as resistências.

9 – Desbordar, avançando por alternativas.

10- Agir rápido.

11- Ir fundo para depois aprofundar-se

12- Fazer força para querer ter sorte

13-Perseverar e enrijecer com determinação ante o objetivo colimado.

14-Aceitar perdas.

15-Tomar iniciativa nas operações.

VONTADE E CONFIANÇA

Vontade de vencer e confiança em si mesmo são mais da metade da vitória na batalha.

ANTONIO ROQUE GOBBO

Belo Horizonte, 5 de novembro de 2015.

Conto (Crônica) # 921 da SÉRIE 1.OOO HISTÓRIAS

Antonio Roque Gobbo
Enviado por Antonio Roque Gobbo em 19/04/2016
Código do texto: T5609720
Classificação de conteúdo: seguro