Tuti

NOVEMBRO DE 1977

É PRIMAVERA. UMA SENHORA DE CABELOS GRISALHOS, DE APROXIMADAMENTE SETENTA ANOS CUIDA DAS FLORES DO SEU JARDIM. SÃO VÁRIAS ESPÉCIES DE FLORES COMO MARGARIDAS, ORQUÍDEAS E ROSAS, A SUA ESPÉCIE FAVORITA. ELA CUIDA SE SUAS FLORES COM TODA DELICADEZA E SENSIBILIDADE NECESSÁRIAS A UM JARDINEIRO QUE SE PREZE. E O RESULTADO APARECE A OLHOS VISTOS: UM JARDIM REPLETO DE COR E VIDA, TAL QUAL A DONA.

UM MENINO DE DEZ ANOS SE APROXIMA DELA. ELE CHEGA OFEGANTE EM BUSCA DE ALGUMA COISA. ELA OLHA PRA ELE E DIZ:

- EU SEI O QUE VOCÊ ESTÁ PROCURANDO....

ENTÃO ELA TIRA DO BOLSO DO SEU AVENTAL SUJO DE TERRA, UM BOTÃO DAQUELES QUE OS MENINOS USAVAM PARA JOGAR. ELE TEM UM BRASÃO DO GRÊMIO, TIME PARA O QUAL O MENINO TORCE. ELE PEGA O BOTÃO, QUE HAVIA PERDIDO DIAS ANTES BRINCANDO NO MESMO JARDIM, DÁ UM BEIJO NELA E CORRE PARA BRINCAR COM SEUS AMIGOS...

DIAS DEPOIS O MENINO ESTÁ NO RECREIO DO COLÉGIO, BRINCANDO COM SEUS AMIGOS , QUANDO DELE SE APROXIMA UMA MENINA DA SUA IDADE, CABELOS LOIROS E OLHOS AZUIS. ELA MAIS PARECE UM ANJO E TALVEZ POR ISSO MESMO O MENINO SEJA APAIXONADO POR ELA. ELES SÃO NAMORADOS. NAMORADINHOS DE COLÉGIO, DAQUELES QUE NÃO SE BEIJAM, NÃO SE ABRAÇAM, MAS QUE BASTA SUAS MÃOS SE ENCONTRAREM PARA ESTREMECEREM. O MENINO DIZ À ELA QUE VAI LHE DAR A MAIOR PROVA DE AMOR QUE PODERIA.

ENTÃO ELE TIRA DO SEU BOLSO O BOTÃO COM BRASÃO DO GRÊMIO, E LHE ENTREGA.

- PEGA...É PRÁ VOCÊ! O MEU BOTÃO PREFERIDO PARA MINHA GAROTA PREFERIDA...

ELA SORRI ENRUBESCIDA E POR UM MOMENTO ESQUECE QUE ESTÁ NO COLÉGIO, TASCANDO UM BEIJO NO MENINO. NÃO UM BEIJO DE LÍNGUA É CLARO, MAS UM SELINHO TÃO CHEIO DE CARINHO E TERNURA QUE DEIXA O MENINO TONTO, SEM CONSEGUIR RESPIRAR DIREITO. AH, O PRIMEIRO BEIJO...SE SOUBESSE QUE GANHARIA TAL RECOMPENSA, TERIA LHE DADO O BOTÃO MUITO ANTES...

MAIO DE 2006

É OUTONO. CHOVE NA CIDADE. NA RUA AS PESSOAS SE AGLOMERAM EMBAIXO DAS MARQUISES DAS LOJAS TENTANDO SE PROTEGER. OS CARROS FICAM TRANCADOS NUM CONGESTIONAMENTO QUE PARECE NÃO TER FIM. É ENTARDECER DO DIA. TODOS ESTÃO CANSADOS DEPOIS DE MAIS UM DIA DE TRABALHO E QUEREM CHEGAR EM SEUS LARES O QUANTO ANTES.

NA COBERTURA DE UM PREDIO DE TREZE ANDARES, NO CENTRO DA CIDADE, ALGUÉM ESTÁ ALHEIO A TODO ESSE MOVIMENTO. O CENÁRIO É BEM DIFERENTE. UM HOMEM MORENO, BARBA POR FAZER, QUASE QUARENTA ANOS COM DIREITO A ALGUMAS RUGAS QUE SÓ O AJUDAM A LEMBRAR DE SUA HISTÓRIA, ESTÁ SENTADO AO COMPUTADOR. SEU NOME É FERNANDO E É ASSIM QUE ELE PASSA SEUS DIAS. QUANDO NÃO ESTÁ NO COMPUTADOR, ESTÁ LENDO OU ASSISTINDO TELEVISÃO, OU BRINCANDO COM SEU "COLEGA DE QUARTO" QUE É COMO SE REFERE AO SEU LABRADOR DE TRÊS ANOS CHAMADO BOB.

FERNANDO SOFRE DE SÍNDROME DO PÂNICO HÁ ALGUNS ANOS E POR ISSO NÃO CONSEGUE SAIR DE CASA. FAZ TERAPIA DOMICILIAR JÁ ESQUECEU HÁ QUANTO TEMPO,MAS COMEÇA A APRESENTAR OS PRIMEIROS SINAIS DE MELHORA. SAIR NA RUA É UM SACRIFÍCIO ENORME PELO QUAL AINDA NÃO ESTÁ DISPOSTO A PASSAR, EMBORA JÁ TENHA ENSAIADO OS PRIMEIROS PASSOS. PARA SUA SORTE, OU NÃO SÓ DEUS SABE, ELE NÃO PRECISA TRABALHAR. VINDO DE UMA FAMÍLIA DE MUITAS POSSES, E TENDO SIDO ÚNICO HERDEIRO QUANDO SEUS PAIS VIERAM A FALECER, FERNANDO VIVE DOS ALUGUÉIS DE SEUS IMÓVEIS. PARA ISSO TEM A AJUDA DE UM ADVOGADO AMIGO DE INFÂNCIA, QUE ADMINISTRA SEU PATRIMÔNIO. DEPOIS DE DOIS CASAMENTOS FRACASSADOS E DE NÃO CONSEGUIR A SUA REALIZAÇÃO PROFISSIONAL EM NADA DO QUE TENTASSE FAZER, DECIDIU SE ENCLAUSURAR. O SURGIMENTO DA DOENÇA COLABOROU PARA ISSO. TUDO QUE PRECISAVA PEDIA VIA TELE-ENTREGA. FARMÁCIA? COMIDA? LOCADORA? SEXO? CHAMAVA A TELE-ENTREGA QUE EM POUCOS MINUTOS A ENCOMENDA BATIA "QUENTINHA" A SUA PORTA. AINDA POR CIMA CONTAVA COM A AJUDA DE CONSTÂNCIA, SUA EMPREGADA. ELA COZINHAVA, LIMPAVA, LAVAVA E AINDA LEVAVA BOB PARA PASSEAR. SAIR DE CASA PRÁ QUÊ?QUANDO ESTAVA AFLITO CONVERSAVA COM TUTI, QUE NÃO ERA ALGUÉM REAL. ERA UMA LEMBRANÇA.

PORÉM, UM CERTO DIA QUANDO CONSTÂNCIA SAIU, NÃO PERCEBEU QUE A PORTA HAVIA FICADO ENCOSTADA. BOB, COMO GOSTAVA MUITO DE CONSTÂNCIA SAIU CORRENDO PELAS ESCADAS DO PRÉDIO ATRÁS DELA. COMO A PORTA DO PREDIO ESTAVA SEMPRE ABERTA E O PORTEIRO NÃO ESTAVA NAQUELE MOMENTO NA RECEPÇÃO, BOB NÃO ENCONTROU DIFICULDADE PARA FUGIR. CONSTÂNCIA JÁ DOBRAVA A ESQUINA E NÃO VIU NADA.

QUANDO FERNANDO SE DEU CONTA DO OCORRIDO, FICOU DESESPERADO, SEM SABER O QUE FAZER. BOB ERA A SUA ÚNICA COMPANHIA NOS ÚLTIMOS TEMPOS E NÃO QUERIA FICAR SEM ELA. IMEDIATAMENTE SAIU CORRENDO PELAS ESCADAS ATRÁS DELE. CHEGANDO NA ENTRADA DO PRÉDIO, TITUBEOU COM MEDO DE TODA AQUELA GENTE , DE TODO AQUELE BURBURINHO NA RUA. FOI QUANDO VIU QUE BOB ESTAVA COM UMA MOÇA, QUE, PERCEBENDO A SUA PREOCUPAÇÃO, SE APROXIMOU.

- ESTE CACHORRO É SEU?

FERNANDO RESPONDEU QUE SIM COM A CABEÇA, QUASE SEM CONSEGUIR RESPIRAR.FICOU HIPNOTIZADO OLHANDO AQUELA MULHER LINDA, COM UM CORPO ESTONTEANTE. DE REPENTE, JÁ MAIS TRANQÜILO PODE OBSERVÁ-LA MELHOR. AQUELE CABELO LOIRO, AQUELES OLHOS AZUIS COM UM AR ANGELICAL, O FEZ LEMBRAR.

-MARIANA...É VOCÊ??

ELA RESPONDEU QUE SIM E ENTÃO FERNANDO EXPLICOU QUEM ERA, E OS DOIS MAL PUDERAM ACREDITAR NESTE REENCONTRO DEPOIS DE TANTO TEMPO.

MARIANA FOI SUA PRIMEIRA NAMORADINHA DO COLÉGIO, O SEU PRIMEIRO BEIJO. SUBIRAM OS DOIS E CONVERSARAM DURANTE HORAS. O NAMORO TERMINOU PORQUE ELE HAVIA MUDADO DE CIDADE COM SEUS PAIS, LOGO APÓS AQUELE BEIJO. MARIANA, TAMBÉM SEPARADA DO PRIMEIRO MARIDO, CONFESSOU QUE NUNCA O HAVIA ESQUECIDO. VER AQUELA MULHER TÃO MARAVILHOSA NA SUA FRENTE, TRAZENDO CONSIGO LEMBRANÇAS DE UMA ÉPOCA TÃO FELIZ, DESPERTOU EM FERNANDO UMA VONTADE LOUCA DE RESGATAR UM POUCO DAQUILO TUDO, DE VOLTAR A VIVER.

MARIANA SE DESPEDIU DELE E O CONVIDOU PARA IR A UM RESTAURANTE PERTO DALI NO FINAL DE SEMANA. FERNANDO NÃO PENSOU DUAS VEZES. - É CLARO!!- FOI A SUA RESPOSTA.

NO DIA COMBINADO, LÁ ESTAVA FERNANDO TODO ARRUMADO, BARBA FEITA, ROUPA LIMPA, CHEIROSO. MAS PRINCIPALMENTE ESTAVA APAVORADO. COM MEDO DE NÃO CONSEGUIR SAIR. MAIS UMA VEZ PEDIU:

- TUTI...ME AJUDA..ME DÁ CORAGEM...

RESOLVEU DESCER UM POUCO ANTES, PARA IR ENSAIANDO A SUA SAÍDA. NA ENTRADA DO EDIFÍCIO, FICOU UM TEMPO PARADO . DEU O PRIMEIRO PASSO, O SEGUNDO E PRONTO. COMEÇOU A BATER O PÂNICO.

NESTE MOMENTO VIU A IMAGEM DE TUTI NA SUA FRENTE. ELA O CONVIDAVA PARA SAIR PARA A RUA. FERNANDO ERGUEU O BRAÇO, QUERENDO TOCÁ-LA, PARA VER SE ERA REAL. ENTÃO ELA LHE DISSE:

- EU SEI O QUE VOCÊ ESTÁ PROCURANDO...

ENTÃO ELA ESTICOU O BRAÇO E LHE ENTREGOU O BOTÃO DO GRÊMIO, QUE ERA SEU QUANDO CRIANÇA. QUANDO LEVANTOU A CABEÇA PARA LHE AGRADECER, NÃO ERA TUTI, SUA FALECIDA AVÓ, QUEM ESTAVA NA SUA FRENTE, MAS SIM MARIANA. ELA LHE DEVOLVEU O BOTÃO QUE ELE HAVIA LHE DADO QUANDO NAMORARAM, MUITOS ANOS ATRÁS, COMO PROVA DE SEU AMOR, E QUE ELA JUROU PARA SI MESMA GUARDAR, ATÉ O DIA QUE O REENCONTRASSE.

- MEU BOTÃO PREFERIDO, PARA O MEU GAROTO PREFERIDO...

SÓ ENTÃO, DEPOIS DE QUASE TRINTA ANOS, ELES CONSEGUIRAM TROCAR O SEGUNDO BEIJO. ELE OLHOU PARA O ALTO E DISSE:

- OBRIGADO TUTI!

O QUE ACONTECEU DEPOIS DISSO? AH...ESSA É OUTRA HISTÓRIA...

Dedico este texto à minha falecida avó Tuti Neumann, com todo meu amor.