Dia de Picadinho

- Poxa Mãe de novo!... A senhora sabe que eu não gosto de picadinho.

Lamentava Iana ao chegar da escola e ver disposto sobre a mesa aquela travessa em vidro, com picadinho. E ela, impulsiva, fazendo jus ao encanto de toda mulher, não se conteve e resmungou.

Sua mãe cautelosamente disse:

- Meu amor, não se preocupe, esse picadinho não é para nós, é para sua avô, que daqui a pouco vira buscar.

Respirando aliviada, beijou a mãe no rosto e foi para o seu quarto. No sábado, posterior aquela sexta, dona Vera atribulada e seu esposo resolveram deixar a filha na casa do tio.

Lá chegando, entretida com seus primos, brincaram a perder de vista as horas. Não viu chegara hora do almoço e a mesa ser arrumada, com o prato principal, adornando o centro da mesa, que era picadinho.

Quando a menina viu aquela especiariafez beicinho, mas para não contrariar o tio comeu um pouco e depois que deixou a mesa, chamou a empregada e lhe falou em segredo:

- Por favor moça, me arruma um pão, que eu gosto de comer picadinho com pão.

A moça, sem titubear, riu-se e falou:

- Está aqui dona Iana, faça bom aproveito.

A menina comeu com gosto e de tão gostoso que parecia, que a empregada ficou impressionada.

No dia seguinte a empregada falou para o senhor Élson, tio da Iana:

- senhor Élson, a sua sobrinha adora picadinho.

- Por que você está dizendo isso?

- Ora porque, ontem,ela, além de come-lo a mesa, depois me chamou em segredo e pediu pão pra comer o picadinho com pão na sobremesa.

Ele riu e falou:

-É realmente ela deve adorar, embora eu deteste.

Então pra agradar a sobrinha, ele chegou no quarto da moça e falou:

- Iana querida, sabe o que o titio comprou pra você almoçar, de novo hoje?

- Não; mas o senhor não precisa se preocupar.

Despachou educadamente a menina, sem saber o teor daquela informação.

- Mas eu já comprei?

- Já. Então o que foi tio.

- Não vou falar, vou deixar no almoço você adivinhar.

E a mocinha curiosa ficou pensando em tudo menos o tal do “boi ralado”, que é o tal do picadinho.

E quando chegou o almoço, eis que tudo estava coberto e quando ela, mais do que depressa, pra abelhudar levantou a tampa da travessa em vidro.

- Ah!.. Credo, é picadinho. E estatelou no chão. As pressas a empregada e os primos pegaram o álcool e passaram em sua fronte até ela acordar.

Acordada disse:

- Poxa tio.

E o tio embaraçado replicou:

- Mas filha não é a sua comida predileta?

Respondeu, enfim a menina:

-Desculpe tio, mas eu não gosto de picadinho e só como bem ele, quando tem pão pra eu misturar. Pois é assim que a mamãe inventa e é só assim que eu como.

Todos a mesa enfim, se olharam e riram bastante da menina.