Idéia Nova = Crônica de Um Dia de Chuva e Frio


Alguém aí tem alguma idéia nova pra me fornecer? Mesmo que seja só emprestada até amanhã de manhã. Prometo cuidar bem dela e devolver intacta.
Acordei hoje meio estranho...Sentindo um vazio no cérebro, no estômago, no coração...Até meio leso, acho.
O vazio do coração eu preenchi logo, assim que me lembrei que era o aniversário do meu amor. Aí o cérebro ficou um pouco ocupado pensando no presente que dar a ela: helicóptero novo, um carro zero, um casaco de peles, tudo isso eu sabia que não poderia oferecer. Acabei optando por um relógio modesto, de uns xmxmxm e pouco reais. Uma coisa é a gente querer. A outra é poder. Além do mais ela detesta altura e um helicóptero a deixaria enjoada. Carro zero tem um cheiro muito forte e ela tem um narizinho delicado. Casaco de peles seria impossível: nós dois somos adeptos de que se tirasse o couro apenas de certos políticos e de uma boa parte dos bandidos, ou de uma boa parte dos políticos e de certos bandidos. Ecologistas por natureza.
Minha mulher é simples, eu sou simples, nossa conta bancária é simplesmente uma...bem deixa pra lá. É aniversário do meu amor e eu só tenho que pensar em coisas boas.
Pensei em fazer um bolo pra ela. Mas ela é mestra nisso, e faz cada bolo de dar água na boca. De repente eu faço um vexame, o bolo sola, afunda todo, e lá fico eu com cara de besta. Melhor fazer só aquilo que eu sei fazer bem: abraçá-la, enchê-la de beijos, dar o relógio, fazer as declarações de amor, e aproveitar a data pra tomar umas cervejas fora de hora.
Pensei em levá-la pra jantar fora, mas está chovendo e nossa varanda é muito fria. Venta muito lá. Depois a gente comemora melhor.
Li o jornal e não me inspirei. Dá a impressão de que estou lendo um jornal xerocado. Um jornal com as mesmas notícias de sempre. Lula, Berzoini, Jader, Aldo Rabelo, etc. e mau, digo, etc. e tal, corrupção, escândalo, Zé Simão com seus clichês, entre os quais mete uns bons miolinhos de humor, enfim, um saco.
Bem, acho que é o tempo mesmo. O dia está tão feio que nem minhas cadelas estão latindo hoje. Minhas gatas estão dormindo nos sofás, os sabiás que costumam vir à minha casa roubar ração das cadelas não apareceram (vai ver estão sem guarda-chuva...), enfim, dá a impressão de que o mundo tá paradão.
E eu na maior moleza mental. Mas isso passa.
Se Deus quiser.
(A única coisa que eu detesto mais do que o frio nesta vida é quando está mais frio ainda.)
Fernando Brandi
Enviado por Fernando Brandi em 17/07/2007
Reeditado em 21/07/2007
Código do texto: T568735
Copyright © 2007. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.