A BOLA E O GOLE

De Volta Pra Casa Parei Num Botequim.

Nao queria beber nada mas, vi um velho amigo debrucado no balcao apertado contra a parede e com um copo na mao.

--Opa!, Como vao as coisas?

--Nada muito diferente da mesmice.

--Que merda, hein?, o jogo do Brasil na Olimpiada...

--Time ja' era. Nao se exporta time...

-- Como assim? Um time e' feito de jogadores e tecnico. O Brasil sempre teve isso de sobra... Acho que o que nao temos mais e' um Didi, Garrincha, Jairzinho...Rivelino...

-- Erro. Jogador bom nasce e tem no Brasil igual capim. O que nao se pode ter mais e' time. Porque time nao se exporta.

-- Nao se exporta? Ora, basta fazer a fama na grama.

--Esse tempo ja' foi. Um time custa muita grana e e' investimento sem volta. Hoje e' muito mais negocio vender jogador por jogador. E' isso que o resto do mundo compra a peso de ouro. O jogador fecha contrato individual com os investidores do time, que fecha contrato com os investidores do time do exterior...e todos eles ganham. E ganham muito e muito mais seguro ja' que e' tudo fechado em contrato.

--O que voce esta' me dizendo e' que os dias de futebol de selecao nao existem mais?

-- Nao. Pelo contrario. A selecao brasileira e' que nao interessa mais como time fechado, campea~ de shows de bola e gools. Ela continua valendo como atracao da atencao dos olheiros especializados dos investidores dos outros paises. Eles ja' aprenderam que o show do futebol e' um espetaculo de massa capaz de rolar muita grana para quem tem grana para investir.

--Sera' isso mesmo? Este e' o rumo que o futebol tomou?

--Ja' reparou que os craques atuais sao jovenzinhos? Ate' a midia ajuda a promover a garotada escolhida, fechando contrato paralelo com eles, para negociar com a propaganda, com os investidores na propaganda que a propria midia divulga para o consumo de diversos produtos de consumo...

--E' verdade. Nao se via os craques da "velha guarda do Brasil campeao mundial", fazendo propaganda de bateria de carro, de shampoo, de barbeador e grifes e etc, que nao tem nada a ver diretamente com o futebol...

--E' isso ai'. Vai tomar um gole comigo?

--Que nada mano. Ce^ ta' ai' de olho na tv do botequim, tomando uma e esperando o jogo comecar...e vem com esse papo de que time nao se exporta so' pra me fisgar no argumento e acalorar assunto pra ter saco de assistir a selecao jogar...hehe. Fui.

G

Eugenio Malta
Enviado por Eugenio Malta em 11/08/2016
Código do texto: T5725118
Classificação de conteúdo: seguro