O GALO QUE FALAVA

Aprende-se na escola que a onomatopeia (interpretação escrita dos sons) dos galináceos adultos é sempre co co-ri-có... Quem disse?

O homem precisava comprar um galo. Por acaso, estava sozinho, carro na estrada, entrou num aviário desconhecido e simpatizou com a enorme ave multicolorida. Estranhamente, preço regular de uma galinha comum. O bicho não queria sair do seu reino com muitas esposas e foi uma luta para o tirarem da grande jaula e no mínimo amarrar os dois pés. Lutou, mas foi vencido e embrulhado em jornal. A portuguesa dona do aviário tinha um galo de Barcelos perto da antiquíssima caixa registradora, acariciou a cabeça da estatueta e fez o sinal da cruz, repetido pelos dois empregados. Bom, tempo de crise econômica, freguesia maneirando compras, talvez fosse isto......... O caminho para casa era uma larga avenida, não exatamente estrada, construções de um lado e outro e ao homem pareceu uma voz baixa dentro do carro, como um resmungo, sem distinguir as exatas palavras. Algum assaltante? O galo, sobre o banco traseiro, parado, talvez dormisse. Trata-se de um sítio - a casa grande, mais duas casas, um cozinhão e um varandão para festas e no fundo do terreno dois quartos isolados. Colocou o galo num galinheiro grande aparentemente de grades fortes. Jantou e foi a primeira pessoa a escutar um grito de socorro. Acendeu todo o espaço externo, nenhum ladrão ou violador, aparente calma, talvez alguma televisão ligada, resolveu dormir. Quem disse? Novos gritos de socorro numa voz enrouquecida. Todos ouviram, todos se assustaram. Alarme geral nas casas. O tom da voz só era um pouco diferente... Também não viram nenhuma pessoa estranha, nem atacando nem sofrendo ataque. De repente, o galo apareceu no meio do terreno, por certo rompera o aramado, asas abertas, parecia um monstro, um demônio desembestado, espírito encarnado correndo e dando pequenos voos rasantes em desespero, de um lado a outro distante. Ah, e gritava. As pessoas se refugiaram, trancaram as casas e o bicho se atirando de uma porta a outra, de uma janela a outra, aí ‘perceberam’ que ele gritava socorro. Para os mais estudiosos, galo falante só em Grimm ou Perrault. (Galo grego em Homero?) O medo era tanto que ninguém pensou no rotineiro palpite para o jogo do bicho... Por ordem do dono da casa, incrédulo com certas bobagens, dois homens conseguiram jogar um cobertor pesado sobre o doidinho, transferir as galinhas para outro espaço e o galo foi amarrado sozinho num tronco de árvore. Pareceu chorar, impotente ante pessoas tão grandes... O “poderoso” silenciou. Por muita insistência dos mais supersticiosos, o ‘patrão’ convidou um amigo veterinário para o almoço, contou a estranha estória que o doutor escutou às gargalhadas. Com um aparelhinho portátil que traz sempre na mochila, fez uma espécie de raio X do pescoço do galo - muito simples, atrofia da corda vocal, arqueamento de... (esta palavra final não me passaram) e o som fica mais ou menos enrouquecido. O que houve foi uma histeria coletiva, fenômeno sociopsicológico que durou minutos - o que um morador imaginou escutar, foi involuntariamente transmitido a todos.

Pelo sim pelo nada, foi guilhotinado e virou um bom jantar coletivo. Há um ditado popular,”galo onde canta, janta”......... Este foi jantado!

NOTAS DO AUTOR:

---Galo de BARCELOS - símbolo nacional, lenda portuguesa seiscentista - galo morto cantou e.........

---MISSA DO GALO - 1-Galo teria cantado anunciando o nascimento do Menino Jesus; assim, no cristianismo, missa instituída no século V para festejar o nascimento de Jesus, rezada na noite de 24 para 25 de dezembro, após a ceia da véspera de Natal. Galo, respeito no candomblé, no xintoísmo e na maçonaria. 2-Título de famoso conto de Machado de Assis (sutileza do autor + sensualidade) - livro “Páginas recolhidas”, 1899. -

---GALO da meia-noite - bloco do carnaval de Porto Velho, fantasia padronizada, que há mais de 20 anos começa a farra carnavalesca na sexta-feira, nesse horário.

---Símbolo de festival internacional da CANÇÃO... e troféu - TV Rio na primeira edição, depois TV Globo, entre 1966 e 1972 - o prêmio “Galo de ouro”foi concebido por Ziraldo e confeccionado pela joalheria H. Stern - em 1968, vencedor CBH, nas fases nacional e internacional, com a canção-protesto “Sabiá”.

---GALO na mitologia - Mercúrio, deus grego, também chamado Hermes, latino, frequentemente aparece acompanhado de um galo, símbolo solar de vida, esperteza, vigilância, orgulho e pose altiva.

--Crista de GALO” - doença sexualmente transmissível.

---“Cozinhar o GALO” (carne dura) - expressão popular - atrasar a tarefa, adiar muito, enrolar alguém ou alguma ação. “Cantar de galo” - ser valente na hora errada.

---“COCKTAIL” (coquetel) - ‘rabo de galo’ - bebida, alcoólica ou não, que mistura 2 ou 3 bebidas diferentes, preferencialmente coloridas em copo transparente, servida em festas ou eventos.

---“Músicos de BREMEN” - conto dos irmãos Grimm: burro, cão, gato e galo fogem, viajam e montam uma pequena orquestra ambulante.

---GALINHO DE QUINTINO - não se pode ou sabe explicar: ARTHUR, orgulho nacional!

F I M