Dois narcisistas não se beijam e como identificar um narcisista

De acordo com a maioria dos dicionários, um indivíduo narcisista é aquele “que é muito voltado para si mesmo, esp. para a própria imagem; que ou quem se narcisa”. A origem do termo remonta tempos antigos, baseando-se na figura de Narciso, da mitologia grega. Apesar de, em linguagem coloquial, chamarmos um indivíduo excessivamente vaidoso e egocêntrico de narcisista, em psiquiatria, o termo se refere a um transtorno de personalidade do eixo dois, grupo B. Fundando-se no DSM, poder-se-ia concluir que um indivíduo narcisista mostra pouca ou nenhuma empatia pelo próximo; necessita de atenção, especialmente admiração e tratamento diferenciado, por se considerarem superiores; são manipuladores; defendem com veemência a reputação e são vistos como excessivamente arrogantes. Tal visão é estereotipada e incongruente com o comportamento apresentado por esses indivíduos.

Com efeito, tais atributos podem estar presentes, mas mascarados sob um véu de moralismo, humildade, e intelectualidade elevada, despertando a admiração de das pessoas. Narcisistas frequentemente dão ótimos lideres, são o centro das atenções no grupo em que andam, e se sentem ameaçados, caso alguém venha lhes tirar a supremacia. Embora muito extrovertidos e com notável habilidade para interagir socialmente, alguns indivíduos podem optar por conviver com um grupo mais restrito, onde já tenha estabelecido com êxito o seu fã clube. Apesar de haver vários subtipos de narcisismo, poder-se-ia dizer, em caracterização não científica, que todas as variações se encaixam em três padrões: o narcisistas que frequentemente usam sua aparência física para inflar o ego; os narcisistas intelectuais, que usam sua inteligência elevada, capacidade de seduzir mulheres ou conquistas financeiras para se auto afirmarem, escondendo-se atrás de uma falsa máscara de retidão e benevolência; e o narcisista idealista, que estabelece um padrão moral e dogmático de comportamento, o qual ele mesmo segue e acredita ser: é uma personalidade idealizada, seguida à risca, por vezes de maneira inconsciente. Não mostram fraqueza ou defeito na frente de estranhos e ficam incomodados, caso sejam tratados como intelectual ou moralmente inferiores.

Diferentemente dos histriônicos, que também querem ser o centro das atenções e sabem dividir território com mais facilidade, os narcisistas são dominadores, altamente competitivos, a ponto de sua inteligência lhes trair quando se trata de provar quem é o melhor. Seu comportamento se torna pueril e defensivo quando entram numa batalha para mostrar para seu fã clube quem é realmente digno de adoração. Alguns, como o narcisista amoroso, têm forte inclinação para cafajestagem, contabilizando suas parceiras sexuais e exibindo, com grande discrição para não denegrirem sua imagem, o troféu sexual que adquiriram com o tempo. São partidores de coração, manipuladores e sabem seduzir.

Outras características:

São inteligentes, manipuladores e argumentam com verve e eloquência;

sabem dissuadir o outro inconscientemente, de modo que todos temam lhe desagradar;

são moralistas, defensores veemente de sua reputação e se consideram superiores;

acreditam merecer tratamento diferenciado;

apenas se comparam com pessoas de alto status;

exigência de admiração excessiva;

sentimento de intitulação, ou seja, possui expectativas irracionais de receber um tratamento especialmente favorável ou obediência automática às suas expectativas;

explorador em relacionamentos interpessoais, isto é, tira vantagem de outros para atingir seus próprios objetivos;

ausência de empatia: reluta em reconhecer ou identificar-se com os sentimentos e necessidades alheias;

frequentemente sente inveja de outras pessoas ou acredita ser alvo da inveja alheia;

comportamentos e atitudes arrogantes e insolentes.

UM VIKING DE ÓCULOS
Enviado por UM VIKING DE ÓCULOS em 18/10/2016
Reeditado em 18/10/2016
Código do texto: T5795879
Classificação de conteúdo: seguro