A formiga e a cigarra

Em um fim de tarde se encontraram a formiga e a cigarra no alto de uma arvore.

_Ora se não é uma cigarra! O que você faz cigarra?

_Vivo a vida sem preocupações, viajo o tempo todo, não me prendo a lugar nenhum. Não dependo de ninguém. E você jovem formiga, o que faz você ao longo dos seus dias?

_ Ah, trabalho duro, tenho família para sustentar, e casa para cuidar. Pensa você que a minha vida é fácil, engana-te, vivo uma rotina dura, acordo cedo, mal como, saio para o trabalho e quando volto tenho que consertar o formigueiro, que vive com problemas, depois sento com minha família para jantar, e passar um tempo juntos antes de dormir.

E antes que a cigarra pudesse dizer algo a formiga continuou...

_ No fundo, tenho inveja de você cigarra, que não precisa se preocupar com nada, que curte a vida, que viaja, ah sim, você sim que é feliz.

E a cigarra, com um tom de tristeza disse à formiga.

_Engana-te formiga, sou triste e amargurada, não tenho ninguém por mim, sou só, vivo viajando para não sentir a solidão, eu que sinto inveja de sua vida, trabalha duro, é verdade, mas é recompensada pela companhia de alguém, tem sempre uma família que te espera para o jantar, enquanto eu, quando tenho onde jantar, janto sozinha.

As duas ficaram quietas olhando o sol se por...

_Tenho que ir. Falaram as duas ao mesmo tempo.

Riram se despediram e foram embora, ambas pensando na vida que levavam, percebendo como era bom ser elas mesmas.